12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Publicada em 18/03/2019 às 21:13

Comente


12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

As crianças garantiram seu espaço no entretenimento e consuitaram o público dos cinemas ao interpretarem narrativas ricas, divertidas e dramáticas que marcaram gerações. Confira, nessa lista, filmes que foram ou são muito populares entre as crianças, que se identificam com os protagonistas de idades próximas, que também são muito queridos pelos adultos.

Os Batutinhas 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

De 1994, o filme "The Little Rascals" chegou ao Brasil com o icônico título de Os Batutinhas e é um dos maiores clássicos da televisão aberta dos anos 2000, anualmente reprisado e sempre muito aclamado principalmente entre os adultos, que têm um amor especial pela história de Alfafa, membro do Clube dos Homens que Detestam as Mulheres até se ver apaixonado por Darla, uma linda garota que está 10% nem aí para ele. Muitas confusões acompanham essa turminha da bagunça - e seu cachorro! 

Leia mais sobre Os Batutinhas no Cinema10.

E.T. - O Extraterrestre 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Sem dúvida um dos maiores filmes de Steven Spielberg, aclamado diretor de cinema. Desde sua estreia em 1982, conquista públicos de todas as idades com sua narrativa de outro planeta, apresentando a sensível e doce relação entre duas crianças e um alienígena fofo que só quer voltar para a casa. Dividido entre os gêneros de aventura e ficção científica, destaca-se mesmo como um filme sobre o verdadeiro significado de amizade. Sua importância é tanta que, mesmo hoje, é homenageado em outras produções da cultura pop como Stranger Things, popular série da Netflix ambientada na época de seu lançamento. 

Leia mais sobre E.T. - O Extraterrestre no Cinema10.

Matilda 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

De 1996, este filme protagonizado por Mara Wilson conta a história apaixonante de uma garotinha superinteligente que, após ser colocada em um péssimo colégio, descobre ter poderes mágicos e os usará para melhorar um pouquinho a sua vida com uma dose de vingança saudável, bom humor e inocência. Divertido, é um ótimo passatempo para todas as idades – e fará qualquer um desejar ter superpoderes. Uma pena que a carreira de Mara tenha parado ainda quando criança, mas pelo nobre motivo de se dedicar à escola e poder viver sua adolescência longe das loucuras do mundo das celebridades. 

Leia mais sobre Matilda no Cinema10.

Os Goonies 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Lançado em 1985, este filme é um dos maiores sucessos dos anos 80 e envolve um grupo de crianças aventureiras e inteligentes que encontram um mapa do tesouro e, não contentes só com essa descoberta, partem em uma jornada repleta de mistérios e surpresas até desvendar este enigma, passando por muitos perigos, mas também se divertindo bastante. A direção é de Richard Donner e o filme continua muito querido, aclamado e recomendado por e para todas as idades mesmo mais de 30 anos após seu lançamento, tamanha a qualidade da produção. 

Leia mais sobre Os Goonies no Cinema10.

O Jardim Secreto 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Baseado no livro de Frances Hodgson Burnett, originalmente publicado em agosto de 1911, trata-se de uma obra muito delicada e poética sobre Mary, uma jovem órfãzinha que, após a morte dos pais, precisa abandonar sua querida vida na Índia para viver na entediante mansão de seu tio. Ao aventurar-se pelos corredores de sua nova moradia, descobre em um jardim abandonado o seu refúgio, local que com uma dose de ajuda e outra de amizade se transformará em poesia. Impossível não se sentir tocado com a beleza deste filme, tanto visual quanto de sua mensagem.

Leia mais sobre O Jardim Secreto no Cinema10.

A Fantástica Fábrica de Chocolate 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Baseado no livro e Roald Dahl, lançado em 1964, esta obra rendeu muitas adaptações para o cinema e televisão, sendo as mais famosas os filmes de 1971, com Gene Wilder, e de 2005, com Johnny Depp. Independentemente de sua versão, o filme narra sobre a história de uma criança muito pobre que encontra um bilhete premiado que o dá acesso vitalício aos chocolates Wonka, do excêntrico Willy Wonka, e uma visita guiada pela fábrica, revelando muitos segredos e deixando o público com água na boca - quem nunca sonhou em encontrar um bilhete desses em seus chocolates, não é mesmo? 

Leia mais sobre A Fantástica Fábrica de Chocolate no Cinema10.

Esqueceram de Mim 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Um dos preferidos para ver no Natal: de 1990, este filme estrelado por Macaulay Culkin no auge de sua fama narra a história de uma família inteira que resolveu passar o Natal em Paris, mas esqueceram um dos filhos, de apenas 8 anos, em casa. Sozinho e indefeso, mas muito esperto e encrenqueiro, o garoto dá um jeito de se divertir e precisará, ainda, encontrar forças para defender a casa de dois ladrões que querem se aproveitar da ausência da família. É impossível passar um Natal sem ver este filme dirigido por Chris Columbus. 

Leia mais sobre Esqueceram de Mim no Cinema10.

Desventuras em Série 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Com base na saga literária de Lemony Snicket, este icônico filme estrelado por três crianças e antagonizado por Jim Carrey é, ainda hoje, mesmo após o seu remake em formato seriado para a Netflix, é um dos preferidos do público. Na trama, os irmãos Klaus, Violet e Sunny precisam lidar com a repentina mudança em suas vidas: o falecimento dos pais. Como se já não bastasse se tornarem órfãos, os jovens serão submetidos a uma série de situações desagradáveis enquanto Conde Olaf não mede suas ações para passar a mão na fortuna herdada pelos pequenos. 

Leia mais sobre Desventuras em SérieDesventuras em Série no Cinema10.

Pequena Miss Sunshine 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Com um tom um pouco mais dramático que os anteriormente citados, este filme de 2006 foi protagonizado por Abigail Breslin, no auge de sua infância, como uma jovenzinha muito querida que é o centro de uma família completamente desajustada. Considerada uma criança gorda, mas com uma autoestima, inocência e amor próprio dignos de respeito, dá o seu melhor para participar de um concurso de beleza contra outras garotas de sua idade e o fato de não ser padrão não a atrapalha em nada. Nessa divertida, mas ainda tocante aventura, aprendemos muito com essa personagem. 

Leia mais sobre Pequena Miss Sunshine no Cinema10.

O Profissional 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Natalie Portman, ainda criança, interpretou a pequena Mathilda neste filme de 1994, acompanhando um assassino profissional que decidiu protegê-la após ver que a garota sobreviveu a um massacre realizado por policiais a uma família envolvida com drogas. Para poder vingar a morte do irmão de quatro anos, a jovem de apenas 12 deseja se tornar uma assassina, assim como seu salvador León, que lhe ensina o básico sobre o manuseio de uma arma, a ler e a escrever enquanto ela se encarrega das tarefas da casa. Um filme forte, mas muito bonito e um dos mais marcantes de sua década. 

Leia mais sobre O Profissional no Cinema10.

As Crônicas de Nárnia 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Muitas crianças sonharam em atravessar o fundo de seus armários para visitar o universo de Nárnia e mesmo hoje, já adultos, continuamos a desejar internamente que isso, um dia, se torne realidade, inspirados pela história de Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro em As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. O filme de 2005, baseado na saga de sete livros do autor irlandês C. S. Lewis, fui um grande sucesso cinematográfico e ainda é muito querido e reassistido hoje em dia, marcas de uma geração que, graças a essa obra, foi capaz de entrar em um universo de fantasia que se tornou um refúgio para muitos. 

Leia mais sobre As Crônicas de Nárnia no Cinema10.

Harry Potter 

12 filmes sobre crianças que até os adultos gostam

Impossível falar sobre filmes protagonizados por crianças sem citar Harry Potter, uma das maiores franquias dentro da temática infanto-juvenil. No primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o protagonista tinha apenas onze anos de idade quando descobriu ser um bruxo e abandonou sua triste vida como capacho dos tios para descobrir que, no mundo mágico, era uma celebridade por ter sobrevivido a um ataque mortal de um dos bruxos mais poderosos e temidos de todos os tempos, tão temido que sequer pode ser nomeado (mas, para os corajosos, é chamado por Voldemort). Com seus novos amigos, irá se meter em muitas confusões que o acompanharão pelos próximos sete anos, até sua formatura, enquanto o vilão planeja retornar para acabar o que começou anos atrás.  Os filmes foram lançados entre os anos de 2001 e 2011 e são adaptados dos livros de J.K. Rowling. 

Leia mais sobre Harry Potter no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!