13 curiosidades das franquias Rocky e Creed

Publicada em 26/10/2020 às 10:00

Comente

13 curiosidades das franquias Rocky e Creed
Foto: Divulgação/20th Century Studios Brasil

Iniciada em 1976, a franquia Rocky é um dos maiores projetos já vistos na história do cinema. Protagonizada por Sylvester Stallone, a grande saga conta com cinco filmes originalmente lançados entre as décadas de 70 e 90, o projeto individual Rocky Balboa, de 2006, e a franquia spin-off Creed, que até agora soma dois filmes lançados em 2015 e 2018. 

O terceiro filme da franquia Creed já está em desenvolvimento e, enquanto o projeto não é lançado, nos unimos ao Telecine para relembrar algumas das principais curiosidades dos bastidores dessa franquia que já dura tantas décadas, mas continua conquistando novos fãs a cada dia. 

Confira 12 curiosidades de Rocky e Creed:

1. Muito lucro!

O primeiro filme foi realizado com um orçamento de proximamente US$1 milhão, mas arrecadou mais de US$ 225 milhões com sue lançamento. É muita grana! 

2. Improviso falho

A última batalha de Rocky (1976) foi originalmente pensada como uma luta "livre" entre os atores, sem coreografia, na qual eles atuariam com o coração para entregar algo o mais sincero possível. Entretanto, eles se sentiram confusos enquanto filmavam e acabaram optando por criar uma coreografia. A ideia inicial pode não ter dado muito certo, mas a cena ainda assim se tornou um dos maiores marcos do cinema!

Rocky (1976)
Foto: Divulgação/20th Century Studios Brasil

3. 30,61 milhas

Uma das cenas mais marcantes da franquia original é a corrida de Rocky Balboa. A metragem corrida nunca foi oficialmente divulgada, mas fãs realizaram os cálculos e estimam que tenha sido de pelo menos 30,61 milhas, o equivalente a quase 50 quilômetros.

4. Final alternativo?

Foram gravados dois finais para o filme Rocky II. A versão lançada mostra Adrian e Paulie levando o seu recém-nascido para a casa, mas na versão descartada a dupla ia assistir a segunda briga entre Rocky e Apollo pessoalmente, com o bebê no colo. A criança seria levantada no colo por Rocky na cena final, mas esta nunca foi lançada de forma oficial.

5. E se... Rocky morresse?

Stallone trabalhava ativamente nos roteiros da franquia original e, em Rocky V, havia escrito a morte de seu personagem. Ele revela ter chorado muito enquanto o matava, palavra por palavra, seu personagem após uma briga de rua com Tommy "Machine" Gunn. Entretanto, tudo foi em vão: um executivo do estúdio disse que Rocky Balboa nunca poderia morrer, bem ao estilo Batman, Superman e James Bond. 

Rocky V (1990)
Foto: Divulgação/20th Century Studios Brasil

6. Último filme?

Antes disso, entretanto, Sylvester Stallone havia dito em entrevista a Roger Ebert em 1979 que Rocky III seria seu último filme da franquia, mas bem sabemos que não foi exatamente o que aconteceu.

7. Sylvester Stallone era contra o spin-off 

Ele pode até tentar fugir da franquia, mas sempre volta a ela. Em entrevista ao Los Angeles Times, o astro disse que era totalmente contra reviver Rocky, mas foi convencido por três motivos: 1) interesse na história mencionada pelo diretor Ryan Coogler; 2) ter sido chamado de "galinha" por seu próprio agente; 3) a força e apoio que recebeu de sua esposa, Jennifer Flavin, que o encorajou a participar do filme. 

8. Não tão cedo!

Mesmo após ter feito o filme de 2015, Sylvester Stallone não estava suficientemente convencido de que uma nova franquia seria necessária e achava que um único filme bastaria para completar essa história que já durava sete longas. "Eu realmente tenho sentimentos mistos sobre isso, sério. Eu me sinto como Rocky, no final deste filme nas escadas, com a ajuda de um jovem, e ele olha para fora e diz: ‘A partir daqui, você pode ver a sua vida inteira’ - isso meio que resume tudo. Eu não sei o quanto mais você pode empurrar Rocky", conta ao Variety. Mesmo assim, o astro aceitou fazer o oitavo projeto.

Creed 2 (2018)
Foto: Divulgação/20th Century Studios Brasil

9. A sua maneira!

Mas não pense que foi fácil trabalhar com Stallone em Creed: embora fosse inicialmente contra ela, o astro estava dedicado a fazer o melhor possível com os novos filmes para honrar o legado de sua franquia original e, portanto, acabou reescrevendo o roteiro de suas cenas tanto no longa de 2015 quanto na sequência de 2018. Ele diz: "Cada palavra, cada período. Cada vírgula. Todos. Além disso, quando concordei em fazer Creed I e II, depois de ver os roteiros originais, eles eram bons, mas não capturaram o ritmo de Rocky, então todas as cenas em que estive nesses filmes também escrevi, então seria muito confortável para me apresentar."

10. Quase Oscar

Sylvester Stallone foi três vezes indicado ao Oscar pela franquia: por Melhor Ator e Melhor Roteiro Original, em Rocky (1977), e da última vez por Melhor Ator Coadjuvante em Creed (2016). Infelizmente ele não venceu nenhuma.

11. Tessa Thompson, artista

Além de ser uma excelente atriz, Tessa Thompson arrasou ao trazer sua colaboração para a trilha sonora. Sua personagem, Bianca Taylor, é uma aspirante a música que se relaciona romanticamente com Donny. Como ela também é cantora na vida real, levou sua própria voz e talento para os bastidores dos projetos, inspirando-se a escrever as faixas que cantaria. O trabalho foi feito em parceria ao compositor Ludwig Göransson, vencedor do Oscar.

Creed (2015)
Foto: Divulgação/20th Century Studios Brasil

12. Fãs de carteirinha

O fã-clube de Rocky foi muito grande, e inúmeras celebridades já se revelaram como amantes da franquia. Na época do lançamento original, Charles Chaplin e Elvis Presley comentaram com Stallone sobre seu amor pelos filmes e tentaram se encontrar com o astro pouco antes de suas mortes, mas não foi possível. Stallone lamenta ter recusado os encontros. 

13. Carl Weathers amou Creed

Carl Weathers, astro que interpretou Apollo Creed nos quatro primeiros filmes de Rocky não chegou a reprisar o seu papel em Creed, mas conta que adorou assistir aos filmes. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, conta que ficou agradavelmente surpreso com o que foi feito em sua memória. Aos 72 anos envia mensagens para Michael B. Jordan, dizendo que o astro "parece estar fazendo escolhas realmente boas".

Gostou dessas curiosidades? Então aproveite para rever Rocky e Creed diretamente pelo Telecine, com os 30 primeiros dias grátis para se divertir com estes e muitos outros filmes incríveis!

Leia mais sobre a franquia Rocky aqui no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!