20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros

Publicada em 16/12/2020 às 01:00

Comente

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Sony Pictures, Universal Pictures e Warner Bros. Pictures Brasil

O encontro entre o cinema e a literatura, desde o século passado, nos rende incríveis adaptações que adoramos apreciar, seja nas páginas ou nas telas. Quando falamos de romance, então, é impossível não se apaixonar. 

Alguns já se tornaram grandes clássicos modernos: atire a primeira pedra quem nunca chorou com Querido John, Diário de uma Paixão ou, mais recentemente, A Culpa e das Estrelas

Entretanto, são de filmes ainda mais atuais que queremos falar nesta lista, aqueles que foram lançados nos últimos cinco anos ou menos e fizeram a cabeça do público, aumentando a venda dos livros que serviram de base para a trama e arrastando multidões para os cinemas  — e, agora, para o streaming, com muitos destes lançamentos já presentes no catálogo do Telecine.

Confira 20 filmes recentes baseados em livros românticos: 

Podres de Ricos

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures Brasil

Inspirado no livro “Asiáticos Podres de Ricos”, de Kevin Kwan, este filme chegou aos cinemas em 2018 com direção assinada por Jon M. Chu. A obra é publicada no Brasil pela Editora Record.

A trama acompanha o relacionamento amoroso entre Rachel Chu, uma professora de economia, e Nick Young, que parecia ser só mais um cara normal, mas acaba revelando ser o herdeiro de uma das famílias mais ricas da Singapura — e, portanto, muito desejado por muitas mulheres solteiras e tão ricas quanto ele.

Desobediência

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Sony Pictures

Publicado em 2006, Desobediência é a grande obra de Naomi Alderman, vencedora do Baileys Women's Prize de Ficção. O romance sáfico ganhou uma adaptação para as telas em 2018 com Rachel Weisz e Rachel Adams no elenco principal.

A trama acompanha o romance proibido entre a fotógrafa Ronit e Esti, sua crush da juventude que se casou com seu amigo de infância. Ronit fica na casa deste amigo durante sua estadia em sua cidade Natal para as cerimônias fúnebres de despedida de seu pai, um rabino muito respeitado, mas acaba revivendo sentimentos antigos.

Ella e John

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Sony Pictures

Ella & John é inspirado em um romance homônimo escrito por Michael Zadoorian sobre a vida de um casal de velhinhos que já estão juntos há quase cinco décadas, revelando a ausência de narrativas protagonizadas pela terceira idade dentro do gênero. O livro, entretanto, nunca foi publicado no Brasil.

No enredo, os aposentados decidem fazer a sua última viagem de carro pelo país, saindo de Boston rumo à Flórida, onde pretendem visitar a antiga casa do escritor Ernest Hemingway. Não será um caminho fácil, mas desafiando os limites e o medo de sair em uma viagem já nesta idade, eles serão positivamente transformados. 

Me Chame Pelo Seu Nome

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Sony Pictures

Dirigido por Luca Guadagnino, Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name) foi um dos maiores sucessos de 2017, com Armie Hammer e Timithée Chalamet nos papéis principais. O texto nasceu nas páginas de um romance escrito por André Aciman, originalmente lançado em 2007. 

Acompanha a história de Elio, um jovem e sensível garoto ameircano de ascendência italiana e francesa que está passando um verão na casa de seus pais. O que tinha tudo para ser só mais um verão chato acaba se transformando em uma aventura romântica com a chegada de Oliver, um acadêmico que está auxiliando seu pai. 

A Tabacaria

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/A2 Filmes 

Embora o nome seja bem parecido, não estamos falando do poema de Álvaro de Campos, pseudônimo de Fernando Pessoa, e sim de um livro alemão escrito por Robert Seethaler e que, em 2018, foi adaptado em filme. O nome original da obra literária é Der Trafikant e ela ainda não foi lançada no Brasil, embora já seja de 2012. 

Acompanhamos a história de Franz, um rapaz de 17 anos que começou a trabalhar como jovem aprendiz na tabacaria frequentada por Sigmund Freud, com quem acaba desenvolvendo uma amizade verdadeira. Franz se apaixona por Anezka, uma jovem belíssima, e passa a pedir conselhos amorosos para o psicanalista, mas logo problemas maiores entram em cena quando, conforme o nazismo ascende, os três personagens precisam decidir se ficarão no país ou irão embora. 

Com Amor, Simon

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/20th Century Studios

A autora Becky Albertalli deu início a uma grande franquia literária com o lançamento Simon vs. A Agenda Homo Sapiens no ano de 2015. Além de outros livros que integram o Simonverse, a trama ganhou uma adaptação cinematográfica em 2018 com Nick Robinson, Keynan Lonsdale e Katherine Langford.

Simon Spier tem 17 anos e um grande segredo: ele já sabe há bastante tempo que é gay, mas nunca conseguiu contar para sua família ou amigos, mesmo sabendo que seria bem aceito por eles. Entretanto, ficará cada vez mais difícil esconder isso conforme ele se apaixonada por um colega de escola que, de forma anônima, tem trocado e-mails românticos com Simon.

Para Todos os Garotos que Já Amei

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Netflix

Jenny Han escreveu uma trilogia literária, publicada no Brasil pela editora Intrínseca e posteriormente transformada em filmes que fizeram a cabeça do público jovem desde o lançamento do seu primeiro longa, lá em 2017. 

No filme, Lara Jean é uma garota romântica que costuma encerrar seus “crushes” escrevendo cartas de despedida que nunca envia, até que elas misteriosamente chegam aos seus destinatários. Sua vida romântica é transformada quando ela se vê em um triângulo entre o ex-namorado de sua irmã e o cara mais popular da escola.

Como Eu Era Antes de Você

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures Brasil

Jojo Moyes é uma das mais respeitadas autores de romance dos últimos tempos, e com certeza a trilogia Como Eu Era Antes de Você é a sua obra de maior aclamação, mesmo antes de ganhar um filme dirigido por Thea Sharrock. A Intrínseca é a editora responsável pela publicação de Moyes no país. 

O projeto acompanha a história de Lou, uma jovem sem ambições que começa a trabalhar como cuidadora de Will Traynor, um homem rico que perdeu o interesse na vida após sofrer um acidente que o deixou tetraplégico. Aos poucos, um mudará o espírito do outro.

A Cinco Passos de Você

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Paris Filmes

A Cinco Passos de Você, popular livro de Rachel Lippincott, também ganhou espaço nas telinhas com o lançamento de um filme protagonizado por Cole Sprouse (Riverdale) e Haley Lu Richardson (Quase 18). O livro chegou às editoras brasileiras com publicação pela Globo Alt.

A obra aborda Stella Grant, uma adolescente diagnosticada com fibrose cística e que precisa de frequentes tratamentos médicos. No hospital ela conhece Will Newman, um garoto que tem a mesma doença, mas que é menos cuidadoso que ela. Stella tenta evitá-lo, mas acaba se apaixonando e a distância exigida para evitar que um contamine o outro se tornará um empecilho neste relacionamento.

Tudo e Todas as Coisas

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/ Warner Bros. Pictures Brasil

A escritora jamaicana-americana Nicola Yoon estreou na literatura em grande estilo no ano de 2015 com o lançamento de Tudo e Todas as Coisas (Everything, Everything), e não demorou para que uma adaptação cinematográfica fosse lançada. Amandla Stenberg e Nick Robinson estrelam a produção da obra publicada pela Arqueiro aqui no país.

Na trama, Maddie já te quase 18 anos, mas nunca saiu de casa devido a um diagnóstico de Síndrome da Imunodeficiência Combinada que recebeu na infância. Seus pais são muito carinhosos e fizeram de tudo para criá-la de acordo com suas necessidades, mas tudo começa a parecer insuficiente quando se apaixona por Olly, o novo vizinho com quem se comunica através da janela, incapaz de tocá-lo.

O Sol Também é uma Estrela

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures Brasil

Depois do sucesso de Tudo e Todas as Coisas o mundo ficou de olhos abertos para acompanhar a carreira de Nicola Yoon, que lançou em 2016 o livro O Sol Também é uma Estrela, lançado no Brasil pela Novo Conceito e adaptado em 2019 para os cinemas com Charles Melton e Yara Shahidi. 

Na história, Natasha luta contra a iminente deportação de sua família para a Jamaica, mas em seu último dia nos Estados Unidos acaba conhecendo Daniel, um filho de imigrantes coreanos que a fará mudar de opinião sobre o amor. As etnias dos protagonistas correspondem às de Nicola Yoon e seu marido, o também escritor David Yoon.

Cinderela Pop 

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Galeria Distribuidora

Paula Pimenta é uma das maiores autoras brasileiras no cenário jovem, e suas obras estão começando a ganhar também o universo audiovisual. Cinderela Pop, publicado pela Galera Record, foi seu primeiro livro a virar filme, com Maisa Silva no papel principal. 

Cintia Dorella está enfrentando alguns problemas de família e vai morar com sua tia. Para ganhar uma graninha ela começa a trabalhar de DJ, mas um príncipe encantado não-convencional vai aparecer em sua vida e fazê-la repensar suas escolhas sobre o amor ao mesmo tempo em que precisa lutar por sua independência e futuro profissional.

Dona Flor e Seus Dois Maridos

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures Brasil

Este outro livro/filme nacional da lista já é mais voltado para o público adulto. Escrito por Jorge Amado, o livro foi publicado pela primeira vez em 1966 e já havia ganhado uma adaptação em 1976. Essa nova versão conta com Juliana Paes, Marcelo Faria e Leandro Hassum no elenco principal.

A trama acompanha Dona Flor, que ficou viúva muito jovem e acabou se casando novamente, mas nunca superou o finado. De tanta saudade ele acabou retornando em espírito, e agora ela se vê dividida entre os dois homens.

Por Lugares Incríveis

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Netflix

Jennifer Niven escreve livros incríveis desde os anos 2000 e sua primeira publicação para o gênero Young Adult foi Por Lugares Incríveis (All The Bright Paces), em 2015. A edição brasileira é da Editora Seguinte e o filme é estrelado por Justice Smith (Detetive Pikachu) e Elle Fanning (Um Dia de Chuva em Nova York).

Na trama, Violet Markey e Theodore Finch lutam contra dores emocionais que abalaram suas vidas. Eles são aparentemente uma dupla improvável, mas o destino acaba fazendo seus caminhos se cruzarem e, juntos, tentarão curar seus traumas enquanto vivem um romance.

Deixe a Neve Cair

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Netflix

Deixe a Neve Cair é um livro formado por três contos conectados entre si e escritos por John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson. A adaptação foi lançada em 2019 e conta com um grande elenco, incluindo Kiernan Shipka. No Brasil, o livro chega às prateleiras pela Rocco Jovens Leitores.

Ambientado em uma noite de Natal, o filme/livro mostra como uma nevasca repentina atingiu a cidade de Gracetown, permitindo que diversos jovens vivessem uma história de amor incrível. 

Dumplin'

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Netflix

Embora seja oficialmente descrito como uma comédia musical, este filme estrelado por Jennifer Aniston (Viajar é Preciso) e Danielle Macdonald (Presas no Paraíso) também consegue ser bastante dramático e romântico. 

Inspirada em um livro de Julie Murphy, lançado no Brasil pela Editora Valentina, a história acompanha a jovem Willowdean Dickson, uma garota gorda que, apesar do bullying de sua própria mãe, sempre foi muito confiante a respeito de seu corpo, mas acaba perdendo o amor próprio quando se apaixona por um atleta.

Antes Que Eu Vá

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Paris Filmes

Antes Que Eu Vá, publicado no Brasil pela Intrínseca, é um livro de romance dramático escrito por Lauren Oliver. A direção da adaptação cinematográfica é de Ry Russo-Young, a mesma por trás do supracitado O Sol Também é uma Estrela.

O Enredo acompanha Samantha Kingston, uma adolescente perfeitamente normal que encontra um destino fatal de forma muito abrupta em um 12 de fevereiro. Por milagre ela ganha a oportunidade de mudar a sua última semana e, se fizer as escolhas certas, poderá evitar sua iminente morte.

Adoráveis Mulheres

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Sony Pictures

Mulherzinhas (Little Women, no original) foi a obra prima de Louisa May Alcott, originalmente publicada em 1868. Em domínio público, a obra ganha edições no Brasil pela Planeta, Valentina, Martin Claret e muitas outras casas editoriais, além de diversas adaptações no cinema e televisão.

Uma das mais recentes e populares é o filme Adoráveis Mulheres, indicado ao Oscar de Melhor Filme. Na trama, quatro irmãs de personalidades diferentes passam da adolescência para a vida adulta juntas durante a Guerra Civil Americana. Estrelas como Saoirse Rona, Emma Watson, Meryl Streep e Timothée Chalamet protagonizam o longa.

Jovens Mulheres

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Pure Flix Entertainment

Outra das mais interessantes adaptações de Mulherzinhas para o cinema foi a releitura Jovens Mulheres, dirigida por Clare Niederpruem e lançada em 2018 nos cinemas, com uma proposta bem diferente de Adoráveis Mulheres: além de um elenco de atrizes novatas, em contraste às estrelas da outra versão, esta coloca as personagens no cenário atual.

Apesar de passado nos dias modernos, a história continua a mesma: as quatro irmãs March, extremamente diferente entre si, fazem companhia uma à outra enquanto enfrentam as dificuldades da passagem da adolescência para a vida adulta, tal como os primeiros romances, decepções e aventuras. 

Emma

20 filmes de romance recentes que são baseados em grandes livros
Foto: Divulgação/Universal Pictures

Protagonizado pela estrela em ascensão Anya Taylor-Joy, Emma é inspirado em um dos mais populares romances de Jane Austen. Também em domínio público, livro possui inúmeras publicações no Brasil, sendo as mais populares e atuais lançadas pela Martin Claret, L&M Pocket e Nova Fronteira.

A trama acompanha a personagem-título, uma jovem rica e inteligente, mas sem intenções de romance. Embora não queira um casamento para si, gosta de brincar de juntar casais entre seus conhecidos e sempre causa problemas com isso, até se deparar com aquele que a fará mudar de ideia. 

Emma, tal como muitos dos filmes citados nesta lista e outros longas incríveis baseados em livros, estão presentes no catálogo do Telecine para você assistir onde e quando quiser.

Clique aqui para assinar o streaming agora mesmo — e garantir os primeiros 30 dias de acesso grátis!

Por Karoline Póss 


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!