25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter

Publicada em 02/11/2019 às 10:00

Comente


25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner. Bros

A saga Harry Potter é uma das mais amadas em todo mundo. Com um total de sete livros, oito filmes e diversos spin-offs (tanto oficiais quanto produzidos por fãs), a franquia continua a conquistar “bruxos” e “trouxas” com sua incrível narrativa de amizade, superação e força – além de muita magia.

Para comemorar a chegada do bruxinho mais querido do planeta ao Telecine, o Cinema10 traz alguns fatos curiosos sobre os bastidores dessa trama que é sucesso tanto na literatura quanto nos cinemas. Já estão disponíveis no Telecine os filmes "A Pedra Filosofal”, “A Câmara Secreta”, “O Prisioneiro de Azkaban” e “O Cálice de Fogo”. Clique aqui para assistir.

Confira 25 curiosidades sobre Harry Potter:

1.    Uma história de perseverança. 

O livro foi negado por 12 editoras antes de ser aceito pela Bloomsburry Publishing, uma pequena editora em Londres. O diretor da Bloomsburry afirma que aceitou o livro após sua filha, de oito anos, ler o primeiro capítulo e já pedir pela continuação.

2.    Aniversário em dose dupla

Harry Potter e sua criadora, J.K. Rowling, fazem aniversário no mesmo dia: 31 de julho.

3.    Quase mãe

Os fãs consideram J.K. Rowling como a mãe de Harry Potter, já que ela foi sua criadora, e isso esteve perto de ser passado também para os cinemas. Enquanto escalavam uma atriz para viver Lily Potter, mãe do protagonista, Rowling chegou a ser cogitada para o papel.

25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner. Bros

4.    Mudança de título

Quando estava prestes a ser lançado nos Estados Unidos, Harry Potter e a Pedra Filosofal quase se chamou "Harry Potter e a Escola de Magia", mas a autora rapidamente recusou o título sugerido por um editor. Amém! 

5.    Do mesmo diretor de “E.T.: O Extraterrestre”

Originalmente, Steven Spielberg iria dirigir o primeiro filme da franquia, mas abandonou o barco e muitas coisas mudaram desde que a cadeira foi assumida por Chris Columbus, resultando na obra que conhecemos.

6.    Um outro Harry 

Hoje, após tantos anos dentro do universo de Harry Potter, mal conseguimos imaginar o personagem sendo interpretado por qualquer outro se não Daniel Radcliffe – mas isso quase aconteceu! Haley Joel Osment, o astro de O Sexto Sentido (1999), era a escolha original de Spielberg. 

25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Buena Vista Pictures

7.    Convergência com os livros

Nos livros, os olhos de Harry Potter são descritos como “verdes brilhantes”, mas os do ator Daniel Radcliffe são azuis. As lentes de contato não puderem ser uma opção, pois Radcliffe tem alergia com reações extremas. Daniel Heyman, que trabalhou no filme, comenta: “É tão importante assim que os olhos de Harry sejam verdes?", e deixaram por ser como azul. Para evitar problemas com a história original, que dizia que Harry tinha os olhos da mãe, a atriz escolhida para viver Lily também teria de ter olhos azuis.

8.    Uma audição e tanto

Em sua audição para o papel de Ron Weasley, o ator Rupert Grint se gravou fazendo um rap sobre o quanto queria esse papel no filme. E deu certo! Infelizmente não temos acesso ao vídeo original, mas ele sempre dá uma palinha da música quando pedido em entrevistas e painéis.

9.    Diferença de idade

Enquanto as crianças do elenco tinham por volta de 10 a 12 anos de idade, Shirley Henderson, a atriz que interpretou a fantasma Murta Que Geme (Moaning Myrtle) tinha 36 anos quando trabalhou em A Pedra Filosofal! 

25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner. Bros

10.    Murta da vida real

A inspiração para a personagem que lamenta suas dores no banheiro veio de sua juventude de Rowling, que comumente ouvia garotas chorando no banheiro da escola – principalmente em dias de baile. 

11.    A história do Quadribol

A história de como J.K. Rowling inventou o quadribol é bastante cômica: após uma briga com seu namorado, Rowling foi até um PUB e lá surgiu toda a ideia de como funcionaria o jogo. Ela mesma afirma que não sabe se há uma relação entre as duas coisas - exceto que, em suas palavras, "o quadribol é um jogo bastante violento e, talvez na minha alma mais profunda e sombria, eu gostaria de vê-lo atingido por um balaço".

12.    Os Dementadores de Rowling

Em uma de suas muitas entrevistas sobre o universo de Harry Potter, Rowling afirma ainda que os Dementadores são baseados na luta da autora contra a depressão. A autora perdeu sua mãe em 1990, e canalizou sua experiência de dor na criação destes series que se alimentam das emoções humanas.  

Em entrevista à Oprah, confessa: "Os livros são o que são por causa de sua morte... porque eu a amava e ela morreu".

25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner. Bros

13.    Nascidos para brincar

Fred e George, os gêmeos travessos da obra, são nascidos no April’s Fools Day, correspondente de língua-inglesa ao Dia da Mentira. Na data, a tradição implica em pregar peças em pessoas queridas – e os gêmeos são ótimos nisso. 

14.    Do Quadribol à direção de Hogwarts

A professora (e posteriormente diretora) Minerva McGonagall era uma excelente jogadora de Quadribol, mas uma queda durante seu último ano de Hogwarts a feriu e ela se afastou dos jogos. 

15.    Nem tudo era CGI

Muitas das criaturas dos filmes de Harry Potter foram criadas com o apoio de computação gráfica, mas não as mandrágoras. Essas plantinhas barulhentas eram animatronics, um tipo de boneco robotizado.  

25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner. Bros

16.    Selo Stephen King de qualidade

Se tem de uma coisa que Stephen King entende, é de antagonistas bem escritos. O Mestre do Terror já revelou, em seu Twitter, que acha Dollores Umbridge uma ótima vilã – e deve ser mesmo, tendo em vista quantos fãs de Harry Potter a odeiam.

17.    Muitas cicatrizes

É relatado que a equipe de maquiagem fez a mesma cicatriz na testa de Daniel Radcliffe e seus dublês 5800 vezes ao longo das filmagens de todos os oito filmes. Só no ator principal foram 3800 aplicações.

18.    Um casal diferente

Muitos fãs confessam que prefeririam ter visto Harry com Hermione, e a própria J.K. Rowling confessa que eles poderiam ter sido um bom casal, pois funcionam melhor. Mesmo assim, ela foi teimosa e fez Hermione se casar com Ron para realizar um desejo pessoal. 

25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner. Bros

19.    Sirius poderia estar vivo

A autora também afirma que, quando matou Sirius em A Ordem da Fênix, foi uma substituição de uma hora. Inicialmente, era Arthur Weasley, pai de Ron, quem deveria morrer neste livro/filme.

20.    Ron quase morreu!

Embora a autora tenha feito de tudo para que Ron terminasse a saga com Hermione, ela quase matou o personagem na metade do caminho, “só de maldade”, mas felizmente mudou de ideia.

21.    O significado de Hedwig

Há um motivo por trás da morte de Hedwig, a coruja de estimação de Potter. Segundo a autora, a morte da coruja marca o fim da infância de Harry, assim como a perda de sua inocência e segurança.

25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner. Bros

22.    Casamento com trouxa!

A personagem Cho Chang, que teve um relacionamento amoroso com Harry Potter, se casou com um trouxa logo após a Batalha de Hogwarts, conforme revelado pela autora em uma sessão de perguntas e respostas.

23.    Spin-off ousado

Animais Fantásticos e Onde Habitam é um tipo diferente de spin-off: Newt Scamander sequer era um personagem da franquia original, apenas havia tido seu livro citado na bibliografia de Hogwarts, mas foi o suficiente para render uma saga completa de 5 filmes sobre ele.

24.    Spin-off fanmade

Além de Animais Fantásticos, há um spin-off não-oficial lançado pelos próprios fãs de Harry Potter que gostam tanto da história de Voldemort que fizeram um filme sobre isso. Voldemort: Origins of the Heir é um filme italiano lançado em 2017, gratuitamente pelo YouTube e Facebook. 

25 curiosidades incríveis sobre o universo de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner. Bros

25.    Harry Potter está no Telecine! 

Os quatro primeiros filmes da franquia chegaram ontem ao catálogo do Telecine! Se você ficou nostálgico após lembrar de todas essas curiosidades sobre Harry Potter, você já pode assistir aos filmes “A Pedra Filosofal”, “A Câmara Secreta”, “O Prisioneiro de Azkaban” e “O Cálice de Fogo” sem sair de casa!

É só acessar o Telecine e se divertir. 

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!