3 episódios de Black Mirror que você não pode deixar de assistir

Publicada em 29/11/2021 às 18:06

Comente

Black Mirror é uma série inovadora que faz uma grande crítica à tecnologia e aos avanços tecnológicos. Com episódios impactantes, desligados um dos outros, a série aborda temas sérios e que no futuro afetarão diretamente a humanidade.

Com efeitos especiais impecáveis e roteiros completos, a produção cumpriu com todos os requisitos necessários para alcançar o sucesso. Confira abaixo três dos episódios mais aclamados pelos críticos e que contribuíram rapidamente pelo estrondo da série.

1- 1x3 (The Entire History of You)


Imagem: reprodução

Transmitido pela Netflix em 2011, o episódio retrata o cotidiano de um casal que é assombrado por uma suposta traição por parte da mulher. Liam, conturbado pelo ciúmes e vivendo em um futuro onde a tecnologia nos permite reassistir nossas memórias, decide infiltrar nas memórias da mulher para descobrir, finalmente, se aquela traição era real ou não.

Essa inovação que permite acesso às memórias vai de frente com os relacionamentos da atualidade afetados pelas redes sociais e, de certa forma, critica o modo como a tecnologia está avançando. O episódio nos passa uma sensação muito grande de invasão de privacidade, causada pelo chip que está implantado no cérebro de todos aqueles que tem dinheiro e que escolhem reviver o passado quando sentem vontade. É como se ninguém pudesse esquecer mais nada.

Nesse caso, o combo tecnologia + dinheiro realmente ajuda ou só prejudica?

2- 3x1 (Nosedive)


Imagem: reprodução

Lançado em 2016, esse episódio da terceira temporada retrata, talvez, um dos mais propícios avanços tecnológicos que enfrentaremos daqui a alguns anos. O enredo se baseia num mundo em que todos os atos da humanidade são avaliados através de um aplicativo que, dependendo de sua classe social, roupas, estilo e atos, te julgam por base no número de estrelas que você recebe, similarmente ao que acontece quando avaliamos uma entrega de comida ou qualquer outro item de delivery.

O problema começa quando as pessoas passavam a viver em volta disso e a sociedade só considera "bom" aquele que for melhor avaliado pelo aplicativo.

Até que ponto essas tecnologias influenciarão o comportamento humano? Redes sociais como Instagram e Twitter já ditam muito do que a sociedade faz nos dias de hoje, então, Black Mirror deixa o questionamento, essa inovação, no mundo real, seria benéfica?

3- 2x1 (Be Right Back)


Imagem: reprodução

Nesse episódio, uma jovem que havia acabado de se mudar para uma casa de campo com o namorado vê sua vida se despedaçando ao perdê-lo em um terrível acidente de carro (ironicamente causado devido ao fato de ele não sair do celular enquanto dirigia). 

Desolada, ela procura na tecnologia uma forma de ainda tê-lo por perto, e num dia de desespero compra um suposto produto que criará um boneco em tamanho real do ex-namorado e trará também algumas características humanas a ele, como se o próprio rapaz estivesse com ela.

Aos poucos, ela percebe que a decisão precipitada não valeu a pena, pois, apesar de ter um humanoide praticamente igual ao namorado em casa, o "boneco" não sentia emoções verdadeiras, não se comportava com humano e não a fazia ter as mesmas emoções de antes.

Podemos entender que essa "reação robotizada" é uma crítica direta ao que está acontecendo ao mundo e ao modo como todos estão se comportando diante do uso de aparelhos tecnológicos, principalmente se utilizados muitas horas por dia.


Imagem: reprodução

Ficou com vontade de assistir? Saiba tudo sobre Black Mirror no Cinema10.

Por Isabella Procópio


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!