5 filmes para entender uma crise financeira

Publicada em 18/01/2016 às 11:00

Comente


A situação do Brasil está ficando cada vez mais complicada, e em tempos de crise é bom entender o que está acontecendo. Uma das produções que aborda o tema é a comédia  A Grande Aposta (2015), que venceu o Oscar 2016 de Melhor Roteiro Adaptado e foi indicado nas categorias Melhor Filme, Diretor (Adam McKay), Ator Coadjuvante (Christian Bale) e Montagem. É por isso que o Cinema10 selecionou cinco filmes, entre documentários e longas de ficção, que podem ajudar a entender o delicado momento que estamos vivendo.

Trabalho Interno (Inside Job - 2010)

Narrado pelo ator Matt Damon, o documentário mostra como agências americanas de regulamentação do mercado financeiro armaram o ambiente que levou à crise financeira. O filme foi vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2011.
 
 
Saiba mais sobre o filme Trabalho Interno ou veja mais filmes sobre dinheiro.

Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail - 2011)

O filme é baseado no livro homônimo do jornalista americano Andrew Ross Sorkin. A história é centrada na figura do Secretário do Tesouro americano, Henry Paulson (interpretado por William Hurt), ao tentar evitar que o banco Lehman Brothers quebrasse.
 
 
Saiba mais sobre o filme Grande Demais para Quebrar ou veja mais filmes sobre empresas.

Margin Call - O Dia Antes do Fim (Margin Call - 2011)

O filme mostra, durante 36 horas, os acontecimentos de um banco de investimento de Wall Street, da descoberta de um rombo financeiro no balanço à saída que a diretoria encontra para tentar salvar seus ativos da crise.
 
 
Saiba mais sobre o filme Margin Call - O Dia Antes do Fim ou veja mais filmes sobre empresários.

Capitalismo: Uma História de Amor (Capitalism: A Love Story - 2009)

O documentarista Michael Moore mistura jornalismo e entretenimento para contar a história da crise financeira sob seu ponto de vista e explora criticamente a saída de George Bush para a entrada de Barack Obama no governo.
 
 

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps - 2010)

O filme é uma continuação do filme dirigido por Oliver Stone nos anos 1980. Na trama, o personagem Gordon Geeko (Michael Douglas) sai da prisão depois de cumprir pena por negociar ações com informações privilegiadas. Sua liberdade acaba coicidindo com a fase inicial da crise do subprime, que começou nos EUA e contagiou o mundo.
 
 
Saiba mais sobre o filme Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme ou veja mais filmes sobre capitalismo.
 
por João Gabriel Ribeiro

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!