5 filmes que abordam a Jornada do Herói

Publicada em 08/09/2018 às 13:37

Comente


O Monomito, comumente chamado de Jornada do Herói, é um conceito de narratologia que aparece pela primeira vez em 1949, no livro O Herói de Mil Faces, de Campbell, sobre padrões presentes em narrativas, desde mitos clássicos da literatura oral ao cinema contemporâneo.

A Jornada do Herói é divida em doze estágios, segundo Christopher Vogler em The Writer's Journey:

1. Mundo comum, que apresenta a rotina normal do herói antes da verdadeira história começar.
2. O Chamado da Aventura, quando um desafio surge.
3. Recusa do Chamado, quando o herói demora a aceitar o desafio, normalmente por medo.
4. Ajuda Sobrenatural, quando o herói encontra um mentor que o convencerá a aceitar o desafio.
5. Cruzamento do Primeiro Portal, quando o herói abandona o mundo comum e parte em aventura.
6. A Barriga da Baleia, quando o herói enfrenta seus primeiros testes e inimigos.
7. Aproximação, quando o herói chega perto de garantir sua vitória.
8. Provação traumática, quando o herói entra em uma cena de vida ou morte.
9. Recompensa, quando o herói ganha algo por ter sobrevivido.
10. O Caminho de Volta, quando retorna para o mundo comum.
11. Ressurreição do Herói, quando ele precisa voltar a lutar contra o mal em uma batalha final, usando tudo o que aprendeu ao longo de sua jornada.
12. Regresso com o Elixir, quando, vitorioso, o herói usa seu aprendizado para ajudar a  todos no mundo comum.

Dentro de exemplos cinematográficos, embora muitos deles sejam baseados em livros, citaremos nessa postagem cinco filmes populares e queridos que exemplificam bem a Jornada do Herói.  

Star Wars

Em sua saga Star WarsGeorge Lucas utilizou a Jornada do Herói, representando-a em Luke Skywalker, o protagonista que, mesmo inicialmente assustado com as mudanças de sua vida, sai da zona de conforto quando Obi Wan Kenobi o leva a participar de uma missão pelo bem de toda a galáxia.

Ele arrisca a própria vida em uma batalha contra Darth Vader e retornando com seu mérito reconhecido (ao lado de Han Solo e Chewbacca) em uma cerimônica na base de Yavin 4, onde ganham medalhas da Princesa Leia, que também integrou o time durante as lutas.  

O Senhor dos Anéis

Frodo vive aventura semelhante quando parte em uma longa e árdua jornada com outros hobbits. Embora a tentação de tomar o anel para si seja grande, ao decorrer da trilogia o personagem consegue cumprir a sua missão, passando por todos os doze estágios, com grande foco nas provações enfrentadas pelo caminho.

A efetividade da Jornada do Herói em O Senhor dos Anéis se faz ainda mais presente pelo gênero épico que aborda toda a narrativa, uma vez que narrativas épicas, como o Rei Arthur, estão muito ligadas ao surgimento do conceito aqui estudado.

Cinderela

Baseado em um conto antigo e não tão infantil quanto a adaptação da Disney, pode parecer um item perdido nessa lista, mas a Jornada do Herói também se faz presente em contos de fadas com protagonistas femininas.

Cinderela, nossa heroína, deixa seu mundo comum e repleto de sofrimento para aventurar-se em uma noite de gala, mas que só conseguirá atingir a sua felicidade plena após passar por diversos desafios, seja contra o tempo ou contra a maldade de suas irmãs e madrasta. 

O Rei Leão

Ainda no universo das animações originalmente voltadas para o público infantil, O Rei Leão carrega consigo a carga do herói representada em Simba, que se vê ameaçado e desesperançoso após seu tio Scar tentar dominar a Terra dos Reinos.

Levará um tempo para tomar consciência de suas responsabilidades como o verdadeiro herdeiro do trono, mas logo verá-se em um duelo mortal não pelo posto de rei, mas pela restauração da justiça com a queda do governo de Scar. 

Harry Potter

Uma das sagas preferidas dos jovens dessa geração, Harry Potter atende ao chamado do herói ainda criança, quando mesmo no primeiro filme, A Pedra Filosofal, já passa pelos doze arcos, com ápice na vitória em sua primeira batalha contra Voldemort, ainda ligado ao professor Quirrell.

Ao longo de sua jornada de sete livros e oito filmes, a identificação de Potter como herói se aprofunda e novos duelos são travados, nos levando a conhecer uma jornada que segue se atualizando a cada novo enredo. 

Conhece algum outro filme que tenha esse padrão em sua narrativa?

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!