5 releituras de contos de fadas nos cinemas

Publicada em 28/02/2019 às 19:17

Comente


5 releituras de contos de fadas nos cinemas

Os contos de fadas são contados e recontados há séculos: primeiramente, de forma oral; depois, com a invenção da imprensa, por meio de livros; e, agora, nos cinemas. Confira abaixo cinco releituras e adaptações cinematográficas que se basearam em textos universalmente conhecidos:

Alice no País das Maravilhas (2010)

5 releituras de contos de fadas nos cinemas

Neste live-action produzido pela Disney e lançado em 2010, a direção de Tim Burton levou a protagonista a uma aventura surpreendente e inovadora, distanciando-a do texto original de Lewis Carroll sem deixar de lado os principais elementos da obra, como o nonsense e o mundo dos sonhos - embora esteja, agora, mais para um pesadelo. O filme foi de um sucesso tão grande que recebeu uma sequência seis anos mais tarde, Alice Através do Espelho

Leia mais sobre Alice no País das Maravilhas no Cinema10.

A Garota da Capa Vermelha (2011)

5 releituras de contos de fadas nos cinemas

Da mesma diretora de Crepúsculo, Catherine Hardwicke, reconta a história da Chapéuzinho Vermelho com um tom maduro e muito mais sinistro ao ter a protagonista, Valerie, ligada a dois homens: um forasteiro chamado Peter e o rico Henry, a quem seus pais prometeram um casamento. Para evitar o casório, resolve fugir com Peter, mas descobrir que sua irmã mais velha foi morta por um lobisomem na floresta pode atrapalhar seus planos. 

Leia mais sobre A Garota da Capa Vermelha no Cinema10.

Branca de Neve e o Caçador (2012)

5 releituras de contos de fadas nos cinemas

Kristen Stewart dá vida a Bela, a mulher mais bonita da face da Terra - mais que ainda que a Rainha Má (Charlize Theron), tão vaidosa quanto invejosa, que decide pôr um fim a sua vida ao enviar um caçador (Chris Hemsworth) para matá-la, sem contar que um príncipe encantado (Sam Clafin) estaria disposto a ajudar a bela moça.

Leia mais sobre Branca de Neve e o Caçador no Cinema10.

João e Maria: Caçadores de Bruxas (2013)

5 releituras de contos de fadas nos cinemas

Jeremy Renner e Gemma Arterton protagonizam uma versão de João e Maria nunca antes vista ou imaginada, na qual as crianças outrora vítimas de uma bruxa, sentem-se determinados pela vingança e dão início a uma jornada de vigilância e caça a toda e qualquer bruxa - mas seu maior desafio será enfrentar os fantasmas do passado.

Leia mais sobre João e Maria: Caçadores de Bruxas no Cinema10.

Peter Pan (2015)

5 releituras de contos de fadas nos cinemas

Nessa aventura fantástica do diretor Joe Wright, baseada na peça teatral The Boy Who Wouldn’t Grow Up (1904), passada no período da Segunda Guerra Mundial. Reconta-se a história já conhecida de um órfão, Peter (Levi Miller), que é levado a Terra do Nunca, um mundo mágico onde as crianças não crescem, mas também encontram muitos perigos como o Capitão Barba Negra - para derrotá-lo, precisará unir forças a James Hook, que posteriormente será o Capitão Gancho.

Leia mais sobre Peter Pan no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!