6 filmes de ficção científica que viraram livros

Publicada em 27/04/2019 às 02:22

Comente


6 filmes de ficção científica que viraram livros

É muito comum nos depararmos com filmes que são baseados em livros, mas o contrário, ainda que em menor escala, também acontece. Conheça, nesta lista, seis filmes de ficção científica que fizeram tanto sucesso nos cinemas com seus roteiros originais que acabaram sendo adaptados para o formato literário, conquistando o sucesso também nas livrarias. 

Star Wars

6 filmes de ficção científica que viraram livros

A saga Guerra nas Estrelas, dirigida por George Lucas, teve sua estreia nos cinemas em 1977 com Uma Nova Esperança e continua sendo uma tendência mesmo entre as gerações contemporâneas, graças ao revival feito pela Disney em 2015 ao lançar uma nova trilogia com Star Wars: O Despertar da Força. Os roteiros, entretanto, são originais, e nem por isso deixaram de ser lançados em formatos literários.

Nas livrarias é possível encontra diversos títulos da saga, sendo eles divididos entre os Canônicos, que seguem a cronologia dos filmes e tem seus acontecimentos oficializados pela Disney/George Lucas Film, e os Legends, que fazem parte do Universo Expandido e não possuem obrigatoriedade com as histórias oficiais, embora seus elementos possam ser incorporados nos filmes e animações originais. 

Star Trek

6 filmes de ficção científica que viraram livros

Jornada nas Estrelas estreou como uma série em 1966, assistida até hoje, e teve um filme, Jornada nas Estrelas - O Filme, lançado alguns anos mais tarde, em 1979, e um reboot dirigido por J.J. Abrams em 2009, além de inúmeras outras derivações que passam, inclusive, para a literatura.

Estão disponíveis a venda diversos guias como o Jornada nas Estrelas - O Guia Definitivo da Saga, romances, como Star Trek: Portal do Tempo, e inúmeros quadrinhos baseados nessa saga que é um grande ícone da cultura pop e da ficção científica.  

O Exterminador do Futuro

6 filmes de ficção científica que viraram livros

Lançado em 1984, este sucesso de Arnold Schwarzenegger dirigido por James Cameron foi um roteiro original do diretor em parceria a Gale Anne Hurd. A trama futurística é ambientada em uma guerra tecnológica entre humanos e máquinas, na qual um android é enviado ao passado com a missão de matar a mãe de seu maior inimigo, evitando seu nascimento, mas os humanos também têm um plano. 

Publicado um ano após a estreia do longa, o livro adapta o roteiro em romance, assinado mais uma vez por Cameron, agora com Bill Wisher e Randall Frakes. No Brasil, a obra é publicada pela editora DarkSide Books. 

De Volta Para o Futuro

6 filmes de ficção científica que viraram livros

Clássico da Sessão da Tarde, este filme e 1985 é famoso por sua mistura de comédia e ficção científica. Na conhecida história, Marcy McFly é um adolescente dos anos 80 que acidentalmente viaja para o ano de 1955, onde desenvolverá a missão de fazer com que seus pais se conheçam e se apaixonam para que, só assim, ele possa voltar ao futuro.

O longa deu origem a uma divertida HQ escrita por Bob Gale, além de uma versão infantil ilustrada lançada pela Intrínseca em sua inusitada Coleção Pipoqinha e o guia De Volta Para o Futuro - Os Bastidores da Trilogia, publicado no Brasil pela DarkSide Books com um olhar no "por trás das câmeras" do longa. 

Interestelar

6 filmes de ficção científica que viraram livros

Christopher Nolan dirigiu, em 2014, este filme que viria a se tornar um dos mais queridos do cinema contemporâneo. Aclamado pelo público e pela crítica, conta a história de um astronauta, Cooper, que parte na importante missão de verificar a possibilidade e vida em outros planetas mesmo sabendo que poderá não voltar a tempo de ver seus filhos novamente. Murph, sua garotinha, cresce esperando o pai e segue seus passos ao ajudar a população mundial. Não demorou muito para que o elogiado roteiro fosse transformado em livro, contando com o apoio de outros autores como Jonathan Nolan e Greg Keyes. 

Donnie Darko

6 filmes de ficção científica que viraram livros

Lançado em 2001, Donnie Darko é um filme cabeça que deixou muita gente confusa com a ideia de um adolescente, provavelmente sonâmbulo e esquizofrênico, que escapou da morte e, como sequela, passou a ter visões com Frank, um humano numa estúpida roupa de coelho (ou o contrário). O roteiro original não foi adaptado para o formato literário, mas lançado na íntegra em um livro maravilhoso, feito para os fãs de carteirinha do longa-metragem. No Brasil, a obra foi lançada em abril de 2016 pela DarkSide Books, com 240 páginas e uma belíssima edição em capa dura que torna o livro um objeto de desejo. 

Conheça também filmes que foram baseados em livros no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!