8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Publicada em 31/07/2018 às 13:00

Comente


8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas é um dos maiores clássicos da literatura de todos os tempos, não é? Todos conhecem a história da garotinha que caiu em um buraco e foi parar em um mundo bizarro, cheio de criaturas excêntricas e situações tão estranhas quanto, mas ao mesmo tempo extraordinariamente fantástico.

Essa história foi publicada por seu escritor, Lewis Carroll, em 1864, dois anos após o verdadeiro surgimento da história, que foi oralmente contada e simultaneamente inventada durante um passeio de barco com Alice Pleasance Liddell, que na época tinha dez anos, e suas duas irmãs, todas filhas de um amigo de Carroll. 

Mais de um século se passou desde então, mas a história continua sendo reproduzida e aclamada em todo o mundo. A manutenção de seu sucesso se dá principalmente pelo cinema e suas incansáveis tentativas de adaptar, reinterpretar e modernizar a história ao longo dos anos.

Nessa publicação, relembre oito dos mais incríveis filmes entre as inúmeras versões audiovisuais já produzidas sobre Alice e suas Aventuras no País das Maravilhas:

Alice no País das Maravilhas (1903)

8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Cerca de trinta anos após a publicação do livro, seu primeiro filme começava a ser produzido. A obra é uma peça em curta-metragem, fruto ainda não só do cinema em preto e branco, mas do cinema mudo, e teve cerca de dez minutos de duração.

Hoje em dia, há apenas uma cópia existente do filme, e a mesma ainda está danificada e incompleta. Os fragmentos foram restaurados em 2010 e lançados gratuitamente na internet pelo British Film Institute (BFI) em uma tentativa de tornar pública essa tão importante obra. 

Alice no País das Maravilhas (1933)

8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

O que tinha tudo para ser uma grande versão americana acabou, na verdade, experimentando o seu fracasso: grandes estrelas do momento fizeram parte desse elenco, como Cary Grant, Gary Cooper, Charlotte Henry, Richard Arlen e Edward Everett Horton, mas o público não comprou a ideia de ver seus atores preferidos vivendo as “estranhices” do País das Maravilhas.

O filme, que adaptou os dois livros de Lewis Carroll, mal recebeu o suficiente para pagar os custos de produção e hoje é voltado para o público fã de cinema.

Alice no País das Maravilhas (1951)

8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Uma das versões mais conhecidas e adoradas, com toda a certeza, mas nem sempre foi assim: a 13ª longa-metragem da Disney não atendeu as expectativas de seus criadores e foi duramente criticado pela imprensa, que não gostou das liberdades tomadas em relação a obra original, distanciada. Foi então considerado um fracasso na época, embora hoje seja um dos grandes clássicos da história do cinema animado.

O filme chegou a ganhar um Oscar na categoria Melhor Trilha Sonora e, no Brasil, já conta com três dublagens e remasterizações.

Alice in Wonderland: An X-Rated Musical Fantasy (1976)

8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Se você já acha o universo de Alice bizarro, as coisas acabam de ficar piores. A excêntrica ideia de transformar Alice em um filme pornô não foi o suficiente para Bud Townsend, o diretor dessa loucura, que também deu um jeito de tornar a "aventura" em um musical, com canções em meio a cenas de sexo. Só pra quem tem coragem.

Alice at the Palace (1982)

8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Meryl Streep também foi Alice. Nesse filme para televisão que misturou o elenco de ambos livros de Carroll, viveu-se uma aventura musical e bastante fantástica que rendeu até mesmo o prêmio Emmy de Melhor Desempenho Individual - Programação Infantil e Melhor Série Infanto Juvenil, também no Emmy. O poder de Streep, talvez?

Alice in Wonderland (1985)

8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Em meio a quase cinquenta adaptações audiovisuais da Alice, essa é uma das poucas em que a atriz protagonista tem idade semelhante a da personagem: Natalie Gregory deu um ótimo tom a Alice com sua doçura infantil neste filme, também para televisão, que foi transmitido pela CBS.

Os números musicais são um presente à parte, conforme conta com a presença de Ringo Starr, o baterista dos Beatles, e Sammy Davis Jr.

Alice (1988)

8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Este também é protagonizado por uma criança, mas doçura passa longe, uma vez que é uma reinterpretação surrealista da história, inclusive classificada como terror. Esse reconto checo mistura animação stop-motion e atores reais conforme o sonho de Alice se transforma em um pesadelo, onde o humor absurdo dá lugar a pensamentos ilógicos e uma personalidade violenta e impulsiva para a protagonista.

Alice no País das Maravilhas (2010)

8 filmes extraordinários sobre Alice no País das Maravilhas

Novamente pela Disney, mas agora em live-action, a versão de 2010 ganhou o tom macabro e sombrio de Tim Burton ao colocar Alice, agora aos 19 anos, de volta ao País das Maravilhas em um reencontro não muito divertido com os personagens já conhecidos de sua infância.  O filme foi tão bem recebido em premiações importantes, como o Oscar e o Globo de Ouro, que ganhou uma continuação em 2016.

Qual a sua versão preferida de Alice em formato fílmico?

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!