9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez para repensar a inclusão

Publicada em 14/05/2019 às 00:03

Comente


9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

5% da população brasileira é formada por surdos, mas embora os avanços como novas tecnologias, estudos na área da medicina e psicologia, leis de acesso à educação e a oficialização da Libras como o segundo idioma do Brasil, essas 10 milhões de pessoas ainda enfrentam preconceitos e barreiras em seu convívio com uma sociedade majoritariamente ouvinte que se fecha para suas necessidades especiais e, até mesmo, para a sua existência.

Na luta contra essa barreira, o Cinema10 recomenda 10 filmes com personagens surdos e deficientes auditivos para retratar, ainda que por meio da ficção, um pouco das dificuldades e dos dilemas encontrados não só na vida dos surdos, mas daqueles que convivem com eles, como amigos, familiares e professores, tais como suas funções e a importância de aprendermos a língua de sinais para diminuir a distância entre a comunidade ouvinte e a comunidade surda.

Confira nossa seleção:

O Milagre de Anne Sullivan 

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: Estados Unidos

Ano: 1962

Sinopse: Inspirado na história real de Hellen Keller, uma garota cega, muda e surda que torna-se aluna da incansável professora Anne Sullivan que, para prepara-la para o mundo, entra em confronto com os país da garota que sempre a mimaram e a privaram de passar por todo o processo de amadurecimento que qualquer criança passa, embora seus métodos possam ser questionáveis hoje em dia.

E Seu Nome é Jonah

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: Estados Unidos

Ano: 1979

Sinopse: Jonah passou três anos em uma instituição psiquiátrica erroneamente diagnosticado como louco quando, na verdade, era apenas surdo. Quando os médicos descobriram seu verdadeiro diagnóstico, o garoto retorna a sua casa mas a família não sabe o que fazer com ele, uma vez que mal conseguem se comunicar com o menino. Ele inicia as aulas em uma escola para surdos, mas a proibição do uso da língua de sinais será questionada por sua mãe. 

O País dos Surdos 

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: França 

Ano: 1992

Sinopse: O País dos Surdos é um excelente filme-documentário francês que, sob o olhar sensível de Nicolas Philibert, retrata o universo dos surdos, com suas dificuldades e alegrias, por meio da história daqueles que vivem no silêncio e percebem mundo pelo olhar e pelo toque.

Mr. Holland - Adorável Professor 

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: Estados Unidos

Ano: 1995

Sinopse: Para conseguir direito para montar sua própria sinfonia, um músico começa a lecionar sua arte para jovens, mas logo começa a sentir as dificuldades da profissão ao não conseguir fazer com que o interesse pela música seja despertado em seus alunos. Quando sua mulher dá à luz a um filho surdo, deixa seus sonhos de lado para poder financiar os tratamentos e estudos especiais da criança, mas uma grande decepção ainda será colocada em seu caminho.

A Música e o Silêncio

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: Alemanha

Ano: 1996

Sinopse: Filha de um casal de surdos, Lara, ouvinte, desde cedo serviu de intérprete para os pais, auxiliando-os em sua comunicação com outras pessoas. Conforme cresce, a garota descobre um grande talento para a música, mas se quiser seguir essa carreira terá de deixar os pais para mudar-se para Berlim, onde moram as oportunidades promissoras. 

O Milagre de Anne Sullivan

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: Estados Unidos

Ano: 2000

Sinopse: Produzido pela Disney, esse filme é um remake do longa-metragem de 1962 que conta, mais uma vez, a história entre a professora Annie Sullivan e da garota Helen Keller, sua aluna que vive no silêncio e no escuro, cega e surda.

Silenced 

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: Coreia do Sul

Ano: 2011

Sinopse: Um professor de artes desempregado aceita a oportunidade de trabalhar em uma afastada escola para deficientes auditivos, mas não demora a perceber que, apesar do silêncio, há algo muito estranho acontecendo na escola que está abalando a atmosfera e aterrorizando seus alunos. Pelo bem dos jovens, ele coloca seu emprego em risco ao começar a investigar o caso.

A Família Bélier

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: França

Ano: 2014

Sinopse: Paula é uma adolescente que passa por todos os problemas de um adolescente, com problemas na escola, vida social, primeiro amor e coisas do tipo, mas o fato de ser a única ouvinte de sua família aumenta um pouco a pressão de sua vida: mesmo muito jovem, é ela quem administra a fazenda da família e trabalha como tradutora para os país. Ao descobrir seu talento para o canto, recebe a oportunidade de estudar em uma boa escola musical em Paris, mas surge um grande dilema em sua vida: será ela capaz de abandonar seus pais e seu irmão surdos para perseguir seu próprio sonho?

A Voz do Silêncio 

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: Japão

Ano: 2016

Sinopse: Também conhecido pelo seu nome original em japonês, Koe no Katachi, esse filme em formato anime baseado no mangá de mesmo nome conta a emocionante história de Shouko Nishimiya, uma estudante com deficiência auditiva que é alvo de bullying em sua nova escola e precisa ser transferida novamente. Anos mais tarde reencontra-se com Ishida Shouya, um dos valentões dos dias de escola, que vem ao seu encontro com um novo propósito e outra personalidade.

Bônus: Orange Days (série)

9 filmes emocionantes sobre surdos e surdez

País: Japão

Ano: 2004

Sinopse: Neste dorama (seriado japonês), Kai Yuuki está prestes a se formar na faculdade de Psicologia Social e parte em busca de um trabalho na área, mas as oportunidades são poucas e não obtém sucesso em suas tentativas. Ele conhece Sae Hagio, uma bela violinista que tocava no campus de sua universidade, de personalidade reservada e que se comunica apenas por gestos: ela perdeu a audição há quatro anos e se fechou desde então.

Se interessou pelo assunto? Aproveite e conheça outros filmes sobre surdos e surdez no Cinema10.

Por Karoline Póss
 


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!