Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora

Publicada em 22/04/2021 às 09:21

Comente

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal, Televisa e Warner Horizon Television

Ana Lúcia Menezes, uma das maiores dubladoras e diretoras de dublagem do Brasil, infelizmente nos deixou em 20 de abril de 2021, aos 39 anos de idade, após um AVC. 

Ela já emprestava sua voz para personagens do cinema e da televisão desde meados dos anos 80, trêz vezes indicada ao Prêmio Yamato, considerado como o Oscar da dublagem brasileira, vencendo em sua última indicação, em 2010, como Melhor Dubladora de Anime por seu papel como Misa Amano, de Death Note.

Ana Lúcia também era lutadora de taekwondo e, nos anos 90, competiu pelo International Taekwondo Federation, no qual chegou a vencer uma medalha de bronze na mundial de 1997.

Nesta publicação, relembraremos alguns de seus principais trabalhos como dubladora, a fim de manter vivo esse belíssimo legado não só pessoal, mas para a história da dublagem brasileira, considerada como uma das melhores do mundo.

Relembre os principais papéis de Ana Lúcia Menezes:

Alice (Mia Wasikowska) em Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures

O live-action de Alice no País das Maravilhas, dirigido por Tim Burton com base no livro homônimo de Lewis Carroll e roteiro de Linda Woolverton, foi lançado em 2010.

No Brasil, a voz da protagonista é feita por Ana Lúcia Menezes, que voltou a dublar Mia Wasikowska na sequência, Alice Através do Espelho, de 2016, e no filme A Colina Escarlate

Aria Montgomery (Lucy Hale) em Pretty Little Liars

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Warner Horizon Television 

Interpretada por Lucy Hale, Aria Montgomery é a personagem central de Pretty Little Liars, popular série de televisão que foi ao ar entre os anos de 2010 a 2017 pela televisão americana, durando um total de sete temporadas.

A icônica dublagem brasileira da protagonista também é uma obra de Ana Lúcia Menezes. 

Chihiro em A Viagem de Chihiro

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Studio Ghibli

A Viagem de Chihiro é um dos filmes em anime mais populares de todos os tempos: lançado pelo Studio Ghibli, o longa japonês chegou a vencer o Oscar de Melhor Filme de Animação de 2003. 

Na versão brasileira, a protagonista Chihiro é dublada por Ana Lúcia Menezes e, graças a este trabalho, foi indicada pela primeira vez ao Prêmio Yamato, em 2004, ainda que não tenha vencido o troféu naquele ano. 

Gwen Tennyson em Ben 10

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Cartoon Netwoork

Ben 10, exibido tanto na televisão fechada quanto na rede aberta, através do SBT, foi um dos desenhos animados mais populares dos últimos vinte anos, e Ana Lúcia Menezes ajudou a escrever essa história de sucesso aqui no Brasil ao emprestar sua voz para Gwen Tennyson, prima e melhor amiga do protagonista que dá nome à animação. 

Lupita (Maite Perroni) em Rebelde

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Televisa

A novela Rebelde, grande sensação do início dos anos 2000, também teve uma pitada de Ana Lúcia Menezes, que dublou uma das personagens centrais da trama, Lupita.

A personagem é interpretada pela mexicana Maite Perroni, que também foi dublada por Ana em A Gata, Meu Pecado e Cuidado com o Anjo

Misa Amane em Death Note 

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Madhouse

Inspirada em uma série de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata, Death Note ganhou um anime em 2006 que, pouco mais tarde, ganhou dublagem brasileira.

Misa Amane, a principal personagem feminina da animação de suspense psicológico e mistério, recebeu a voz de Ana Lúcia Menezes para seu lançamento no Brasil. 

Rory Gilmore (Alexis Bledel) em Gilmore Girls

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/The CW

A série Gilmore Girls, originalmente exibida entre os anos de 200 a 2007 e agora disponível na Netflix, também contou com voz dessa ilustre dubladora como a versão brasileira de Rory Gilmore, a filha protagonista.  

Ela também já emprestou sua voz para outras personagens da Alexis Bledel, incluindo os dois filmes da franquia Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005-2008), além do filme Sin City: A Cidade do Pecado (2005) 

Sam Puckett (Jennette McCurdy) em iCarly e Sam & Cat

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Nickelodeon

Sam Puckett é uma das personagens mais queridas e populares de toda a história das séries originais da emissora Nickelodeon, ao ponto de ter estrelado duas produções: iCarly e, em seguida, Sam & Cat. 

As duas produções tamém foram exibidas aqui no Brasil, ambas com Ana Lúcia Menezes dublando a personagem de Jennette McCurdy.  

Stella em O Clube das Winx

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Nickelodeon

Sei que você vai querer ser uma de nós!

A animação italiana O Clube das Winx também foi lançada aqui no Brasil, ambos na TV fechada e aberta, e a personagem Stella, uma das protagonistas da trama, foi dublada por Ana Lúcia Menezes. O trabalho aconteceu não só na série animada, mas tamém nos filmes, exceto em Winx Club: O Mistério do Abismo (2014).

Ana também era a responsável pela voz de Piff, uma das pixies (pequenas fadinhas) da animação. 

Tonya Rock (Imani Hakim) em Todo Mundo Odeia o Chris (2ª voz)

Ana Lúcia Menezes: o eterno legado da dubladora
Foto: Divulgação/Paramount Network Television

A série Todo Mundo Odeia o Chris também é uma das produções gringas que marcaram gerações na televisão brasileira, e Ana Lúcia ajudou a escrever essa históra ao dublar Tonya Rock, irmã do protagonista, em algumas das temporadas da série. A personagem também foi dublada por Bianca Salgueiro e Fernanda Crispim. 

E essas foram algumas das principais persoangens dubladas por Ana Lúcia Menezes, emboras eu histórico traga ainda nomes de projetos como Grey's Anatomy, Harry Potter, Yu Yu Hakusho, Isa TKM e muito mais. 

Descanse em paz, Ana Lúcia Menezes. Seremos eternamente gratos por termos tido a chance de prestigiar seu talento. 

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!