Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira

Publicada em 24/12/2020 às 07:00

Comente

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Universal Music

Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão formam o duo musical brasileiro Anavitória, sucesso com mais de 400 mil cópias vendidas, milhões de visualizações no YouTube e premiadas pelo Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. 

Em atividade desde 2014, as garotas om um estilo mais folk bem de boas que conquistou o público por suas good vibes também costumam se inspirar em grandes sucessos do cinema para sua produção musical e audiovisual. Para o videoclipe de Não Passa Vontade, em parceria à Duda Beat, rolaram diversas inspirações incluindo:

Pequena Miss Sunshine 

Pequena Miss Sunshine 
Foto: Divulgação/20th Century Studios, Universal Music

Essa comédia dramática dirigida por Valerie Faris e Jonathan Dayton conta como Olive Hoover, uma pequena garotinha, realizou seu sonho de participar de um concurso de beleza. Para isso ela contou com o apoio de sua família, que viajou com ela até o local do evento e a ajudou a lutar contra os padrões de beleza que, desde a infância, prejudicam a alegria de muitas garotas.

No clipe, recriam a icônica cena de Pequena Miss Sunshine com a família empurrando a pequena kombi amarela, um exemplo de unirão e de como juntos todos podem fazer a diferença para ajudar na realização de um sonho.

As Vantagens de Ser Invisível 

As Vantagens de Ser Invisível 
Foto: Divulgação/Paris Filmes, Universal Music

Inspirado no livro homônimo de Stephen Chbosky e dirigido pelo próprio, essa grande obra de arte de romance e drama nos apresenta a Charlie, um garoto tímido que está lutando contra imensos traumas, mas que se permite conhecer o mundo após conhecer dois irmãos que adoram aventuras.

A cena mais lendária de As Vantagens de Ser Invisível é, sem dúvida alguma, quando a protagonista Sam (Emma Watson) abre o teto solar do carro e deixa seus problemas serem levados pelo vento noturno. Duda Beat recria a cena no clipe, com Ana e Vitória interpretando Charlie (Logan Lerman) e Patrick (Ezra Miller) dentro do carro. Ficou lindo!

Quero Ser John Malkovich 

Quero Ser John Malkovich 
Foto: Divulgação/Universal Pictures do Brasil, Universal Music

Com base em um roteiro de Charlie Kaufman e dirigido por Spike Jonze, este filme estrelado pelo próprio John Malkovich acompanha a história de Craig, um arquivista que consegue um emprego temporário como assistente do Dr. Lester e acaba dentro da mente do popular ator. A experiência não fica em segredo, e quando Maxine, uma colega de trabalho, descobre da possibilidade, iniciam um negócio que envolverá Lotte, a esposa de Craig.

Para o vídeo, Quero Ser John Malkovich aparece com Duda Beat, parceira de Anavitória para a faixa, replicando seu rosto em diversas máscaras, como se ela fosse o próprio astro de cinema no lendário pôster para o longa-metragem.

Encontros e Desencontros

Encontros e Desencontros
Foto: Divulgação/Focus Features, Universal Music

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, este filme da diretora Sofia Coppola contou com Bill Murray e Scarlett Johansson nos papéis principais para contar a história de encontro entre um astro de cinema e a esposa de um fotógrafo de celebridades. A dupla se cruza por acaso em um bar de Tóquio e encontram um no outro a compreensão da qual tanto precisavam.

Para Encontros e Desencontros, Ana e Vitória se vestem como o personagem Bob Harris e Duda Beat coloca a peruca rosa idêntica a de Scarlett Johansson para viver uma nova versão de Charlotte, replicando a cena do karaokê.

Em uma cinelist criada pelas artistas para o Telecine, elas destacam ainda outros grandes filmes que adoram e que tem tudo a ver com a sua música. Dentre eles:

Yesterday

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Universal Pictures do Brasil

Dirigido por Danny Boyle, este filme de romance musical britânico foi lançado em 2019 com uma proposta bastante interessante de unir seu enredo à discografia dos Beatles, com uma trilha sonora mais do que sensacional para os fãs da banda – presente já em seu nome, com o sucesso Yesterday.

No enredo, Jack é um cantor e compositor que sofre um acidente e acorda em uma realidade alternativa onde os Beatles não existem e só ele sabe quem foi essa banda. Jack começa a usar as músicas dos Beatles como se fossem suas e faz um certo sucesso com isso, mas o preço da fama é alto.

Boyhood: Da Infância à Juventude

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Universal Pictures do Brasil

Boyhood conta como dois pais divorciados se dividem para criar Mason, seu filho. Através de uma fotografia intimista, acompanhamos o crescimento de Mason dos seis aos 18 anos, da entrada na escola até a universidade, nos permitindo ver como sua relação com os pais influenciou sua vida. 

O mais interessante deste filme dirigido por Richard Linklater é que, em vez de usar atores diferentes para retratar as diferentes idades do personagem, o longa realmente levou quase 12 anos para ser filmado, de 2002 a 2013, embora as gravações só tenham levado 39 dias dentro de todo esse intervalo.

A Vida é Bela

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Paris Filmes

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, o sucesso italiano de 1998 é uma comédia romântica dirigida e estrelada por Roberto Benigni, que também assina o roteiro do filme em parceria a Vincenzo Cerami.

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, A Vida é Bela conta a história de pai e filho judeus que foram levados para um campo de concentração. Para proteger seu pequeno garotinho, Guido usa a imaginação para fazê-lo acreditar que estão em uma gincana e que tudo não passa de uma brincadeira.

A Invenção de Hugo Cabret

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Paramount Pictures

Baseado no livro homônimo de Brian Selznick, A Invenção de Hugo Cabret é um longa que mistura aventura, drama e mistério. Dirigido pelo grande Martin Scorsese, chegou aos cinemas em 2011 com o jovem Asa Butterfield e Chloë Moretz nos papéis principais.

Ambientado na Paris dos anos 30, o filme conta a história de um garotinho de apenas 12 anos de idade, órfão, que vive escondido em uma estação de trem. Seu pai era responsável pela manutenção do grande relógio e lhe deixou um robô quebrado com uma fechadura, cuja chave está com uma doce garotinha chamada Isabelle. Quais mistérios escondem essa invenção?

Forrest Gump, O Contador De Histórias

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Paramount Pictures

Forrest Gump já é um clássico: dirigido por Robert Zemeckis, o filme estrelado por Tom Hanks foi lançado em 1994 e venceu o Oscar de Melhor filme e mais outros cinco prêmios na edição, incluindo Melhor Direção e Melhor Ator. 

Inspirado no livro homônimo de Winston Groom, acompanhamos 40 anos da história dos Estados Unidos pelos olhos de um homem não muito inteligente, mas extremamente bondoso e romântico, incapaz de tirar sua amada Jenny Curran da cabeça e do coração.

E.T.: O Extraterrestre

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Universal Pictures

Steven Spielberg é um dos maiores diretores de todos os tempos e, dentre uma vasta lista de projetos incríveis por ele dirigidos, destaca-se E.T: O Extraterrestre. O filme foi lançado em 1982 e já é um clássico da ficção científica, com um toque familiar que a torna acessível também para crianças.

Uma pequena criatura de outro planeta foi deixada sozinha na Terra e Elliot, um garotinho que o encontrou em sua casa, cuidará dele para garantir que as autoridades não o peguem enquanto encontram uma forma de fazê-lo voltar para a casa. Uma amizade regada de inocência e grandes ensinamentos nasce desta missão.

Donnie Darko

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Flashstar

Donnie Darko é um daqueles filmes que muita gente não entendeu direito, mas que ama mesmo assim pelo conceito — ou pela atuação incrível de Jake Gyllenhaal em seu primeiro projeto de grande destaque. Misturando fantasia e ficção científica, o longa chegou aos cinemas em 2001 com direção de Richard Kelly. 

Na trama, Donnie é um cara inteligente, mas com nenhuma habilidade social. Ele tem visões estranhas com certa frequência, incluindo um coelho bizarro que o incentiva a se comportar de maneira errada. Um dia ele é guiado para fora de casa e ouve que o mundo acabará em um mês e, embora não acredite inicialmente, um avião cai bem no telhado de sua casa provando que, se ele não tivesse acreditado e saído, teria morrido. Até onde ele acreditará nessas profecias?

Cine Holliúdy

Anavitória: conheça os filmes que inspiram a dupla brasileira
Foto: Divulgação/Paris Filmes

Cine Holliúdy nasceu originalmente como um curta-metragem, O Astista Contra o Caba do Mal, do qual o diretor Halder Gomes foi incentivado por diversos críticos a transformá-lo em um longa — e assim nasceu esse projeto que chegou aos cinemas em 2013 e, em 2019, foi adaptado em série.

Ambientado na década de 70, no interior do Ceará, o filme acompanha como a popularização da TV ameaçou a existência do pequeno cinema de Francisgleydisson. Nada feliz com a falta de público, o proprietário precisa usar a criatividade para atrair novos espectadores e manter seu cinema vivo.

Para conferir mais filmes indicados por Anavitória, acesse agora mesmo a cinelist do duo na plataforma de streaming do TelecineAproveite a promoção e, ao assinar o streaming, garanta os primeiros 30 dias grátis!

Se preferir, clique aqui para conhecer as listas de outros grandes famosos brasileiros na seleção Famosos Indicam, incluindo Marcus Majella, Kéfera, Juliana Paes, Caio Castro, Luisa Sonza, Luccas Neto e muitos outros.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!