8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Publicada em 25/03/2019 às 20:24

Comente


8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Você é uma criança que não sente medo de nada ou um adulto medroso que gostaria de começar sua jornada nos filmes de terror? Então essa lista é para você! O Cinema10 selecionou oito filmes animados que seguem por uma temática mais sombria e pesada que o habitual das animações, geralmente tidas como infantis. Conheça-os:

Coraline

8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Baseado no livro de Neil Gaiman, esta animação de 2009 é a preferida do público dentro da temática dark. Sua cativante história nos apresenta à personagem título, uma garotinha que tem sido deixada de lado por seus pais, muito ocupados, e busca novas formas de se entreter sozinha em sua nova casa enquanto as aulas não começam. A descoberta de uma misteriosa e minúscula porta já seria estranho o suficiente, mas essa aventura acaba levando-a a uma realidade paralela na qual tudo é muito bizarro e fantástico, duas palavras para assustador.

Leia mais sobre Coraline no Cinema10.

O Estranho Mundo de Jack

8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Tim Burton é quase um rei quando fala-se de animações sombrias e suas principais produções não poderiam ficar de fora desta lista: O Estranho Mundo de Jack é um dos principais clássicos do gênero quando se trata de ambos Natal e Halloween, embora inicialmente as duas festivadws dificilmente poderiam ser comparadas. Neste filme, Jack Skellington é conhecido como o Rei do Halloween, mas almeja ir além e espalhar felicidade também pelo Natal! A ideia, apesar de bem-intencionada, acaba por se transformar em um verdadeiro desastre natalino, ao estilo The Grinch, mas com muita criatividade e amor pelas festas, o personagem dará um jeito de salvar o Natal - mesmo que tenha sido ele a colocá-lo em perigo em primeiro lugar. 

Leia mais sobre O Estranho Mundo de Jack no Cinema10.

A Noiva Cadáver

8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Mais um de Tim Burton: em 2005 o icônico diretor resolveu apostar uma fantasia musical que foi muito certeira para o seu público já consagrado, transformando-se em uma de suas mais aclamadas criações. Neste enredo, aborda-se a história de Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot, mas acidentalmente acaba pedindo uma cadáver em casamento. Sem tempo de explicar o mal-entendido, é levado para conhecer a Terra dos Mortos - onde descobrirá muito sobre como é a vida após a morte e como nossos estereótipos fúnebre são errôneos. Uma história de amor pra lá de absurda, mas ainda encantadora.

Leia mais sobre A Noiva Cadáver no Cinema10.

Frankenweenie

8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Para encerrar o momento Tim Burton, Frankenweenie. O filme foi lançado em 2012, mas a ideia surgiu ainda nos anos 80, quando o diretor teve a brilhante a ideia de fazer o stop-motion, mas o orçamento limitado levou seu enredo a se transformar em um filme live-action, lançado em 1984. Nesta segunda versão, agora com a grana necessária, o artista usou mais de 200 bonecos para dar vida a sua históra sobre um menino, Victor, que ficou desolado após o falecimento de seu cachorro Sparky e usou seus conhecimentos em ciência para trazê-lo de volta a vida sem, por um segundo sequer, imaginar que isso traria algumas consequências não só para si, como para o animal e a todos ao seu redor. 

Leia mais sobre Frankenweenie no Cinema10.

ParaNorman

8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Essa animação é, na verdade, uma comédia, mas sua relação com o mundo sobrenatural não a afasta das trevas. Lançada para o Halloween de 2021, conta a história de Normam Babcock, um garoto que tem a habilidade de falar com os mortos, mas aparentemente não se dá tão bem assim com os humanos. A única pessoa que acredita em seu "dom" de contatar o submundo é Neil, seu amigo que também é um tanto excêntrico. Ao ficar sabendo de um ritual anual que protege a cidade de uma maldição, Norman resolve ajudá-lo mas as coisas saem do controle do garoto e, quando percebem, os mortos se levantaram das dumbas e estão andando pela cidade! Como reverter essa situação será o grande desafio para o rapaz.

Leia mais sobre ParaNorman no Cinema10.

A Casa Monstro

8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

De 2006, esse filme dirigido por Gil Kenan é assustador e dramático ao mesmo tempo: DJ Walters tem 12 anos e está aborrecido com a ideia de que a casa em frente a sua, propriedade do velho Nebbercracker, está amaldiçoada: coisas estranhas costumam acontecer neste terro, como desaparecimento de brinquedos e até mesmo animais de estimação. Com a ajuda de dois amigos, iniciam uma jornada de investigações que colocará em cheque a coragem dessas crianças. Mas, se não forem eles, quem irá descobrir o que aconteceu com a senhora Nebbercracker e com os objetos desaparecidos, já que a polícia parece pouco se importar com as evidências de que há algo estranho nessa casa? É uma missão para aqueles que acreditam. 

Leia mais sobre A Casa Monstro no Cinema10.

O Túmulo dos Vagalumes

8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Essa animação japonesa dirigida por Isao Takahata é um grande sucesso em todo o mundo! Fruto do popular Studio Ghibli, foi lançada em 1988 e apresenta a dramática história de duas crianças, Seita e Setsuko, irmãos, que estão completamente sozinhos após a Segunda Guerra Mundial desolar o Japão e, consequentemente, sua família, casa e conforto, mas nunca a esperança de viver. Em meio à fome e às doenças, a dupla perambulará pelo país em busca de uma única coisa: sobreviver. A narrativa é considerada por muitos como um dos maiores filmes de guerra de todos os tempos, retratando as consequências de uma crueldade sem tamanho sob o olhar infantil, inocente e esperançoso.

Leia mais sobre O Túmulo dos Vagalumes no Cinema10.

James e o Pêssego Gigante

8 animações sombrias para crianças sem medo ou adultos medrosos

Lançado pela Disney em 1996 com base no livro de mesmo nome de Roald Dahl, autor de outras obras populares como Matilda, O Bom Gigante Amigo e A Fantástica Fábrica de Chocolate, apresenta-se em formato híbrido de live-action e animação com uma narrativa assustadoramente triste: James, um jovenzinho que sonhava em morar em Nova York, torna-se orfão subitamente e se vê obrigado a morar com as tias más no alto de um morro. Quando um pêssego gigante nasce no jardim de sua nova e infeliz casa, James descobrirá um novo significado de amizade ao fazer contato com os insetos que habitam dentro da misteriosa fruta. Estes o ajudarão e realizar seu sonho. Uma nova versão do filme está sendo produzida e é esperada para ser lançada em 2022. 

Leia mais sobre James e o Pêssego Gigante no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!