Chloé Zhao: conheça a vida e obra da diretora vencedora do Oscar 2021

Publicada em 27/04/2021 às 17:42

Comente

Chloé Zhao: conheça a vida e obra da diretora vencedora do Oscar  2021
Foto: Divulgação/Searchlight Pictures

Chloé Zhao foi a vencedora do Oscar de melhor direção na 93ª edição do evento, se tornando a segunda mulher da história (e a primeira não-branca) e a realizar esse feito em uma cerimônia que, ainda em 2021, segue predominantemente branca e masculina. 

Seu filme de 2020, Nomadland, foi o grande destaque da noite de premiação, conquistando o prêmio principal, de Melhor Filme, e outras duas estatuetas no evento, dentre as seis a que concorreu. 

Mas quem é essa cineasta que está conquistando os mais importantes festivais e premiações da indústria cinematográfica? Conheça, logo abaixo, a vida e obra de Chloé Zhao, para não perder mais nenhum passo sobre essa promissora diretora.  

Vida de Chloé Zhao

Chloé Zhao, cujo nome de nascença é Zhào Ting, chegou ao mundo no dia 31 de março de 1982. Ela nasceu em Pequim, na China. 

Uma matéria na Vogue sobre a vida de Chloé antes da fama descreve ela como uma adolescente que era preguiçosa na escola, mas que adorava desenhar mangás e escrever fanfictions, já demonstrando seu interesse para as artes desde cedo. 

Ainda naquela época ela também já se interessava por filmes e Happy Together, de Wong Kar-wai, é citado como o seu preferido. A cultura pop ocidental também começava a chamar sua atenção e, aos 15 anos, mesmo sem ser fluente em inglês, foi enviada para estudar no Brighton College, um internato particular no Reino Unido, e mais tarde terminou o ensino médio em Los Angeles.

Chloé Zhao: conheça a vida e obra da diretora vencedora do Oscar  2021
Foto: Reprodução/Taylor Jewell/Invision

Seu pai, fortemente ligado ao setor industrial chinês, e sua mãe, que trabalhava em um hospital e era parte do Exército de Libertação do Povo, se divorciaram. Mais tarde, o pai de Chloé Zhao se casou com a atriz Song Dandan, a quem Zhao já conhecida da televisão desde sua infância.

Chloé se formou em Ciências Políticas no Mount Holyoke College, em Massachusetts, e também estudou produção de filmes na Tisch School of the Arts da New York University, onde sua carreira começa. 

Carreira de de Chloé Zhao

A cineasta chinesa é conhecida principalmente por seu trabalho em filmes americanos independentes.

Seu longa-metragem de estreia é Songs My Brothers Taught Me (2015), que estreou no Festival de Cinema de Sundance com grande aclamação, inclusive indicado ao Independent Spirit Award de Melhor Filme de Estreia. 

Seu segundo projeto em longa-metragem, The Rider (2017), também recebeu muitos elogios da crítica, indicado ao Independent Spirit Award de Melhor Filme e dando a Chloé também sua primeira indicação como diretora. 

Seu terceiro projeto foi o filme que a deu grande reconhecimento internacional: Nomadland (2020) se destacou no Festival de Cinema de Veneza, onde se tornou o vencedor do Leão de Ouro, além de chamar atenção no British Academy Film Awards, People's Choice Award e Festival Internacional de Cinema de Toronto como Melhor Filme, além da categoria dramática do Golden Globe Awards.

Chloé Zhao: conheça a vida e obra da diretora vencedora do Oscar  2021
Foto: Reprodução/AFP 

No Oscar, o filme recebeu um total de seis indicações, vencendo em três:

  • Melhor Filme — VENCEU
  • Melhor Diretor — VENCEU
  • Melhor Atriz (Frances McDormand) — VENCEU
  • Melhor Montagem
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Roteiro Adaptado 

Apesar do reconhecimento no ocidente, a vitória de Zhao no Oscar foi censurada na China, seu país de origem, onde todas as publicações a respeito sumiram das redes sociais chinesas. 

Seu próximo trabalho será, ainda, seu primeiro passo no mercado blockbusters: ela é quem assume a direção do filme Os Eternos, da Marvel, que já está completamente gravado e tem previsão de estreia para novembro de 2021. 

Este é o filme de maior orçamento que ela já fez, mais de US$ 200 milhões em jogo, mas em entrevista afirmou que ainda assim conseguiu levar seu toque indie para a produção.

Todos os filmes de Chloé Zhao

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre a sinopse de cada um dos quatro filmes de Chloé Zhao:

Songs My Brothers Taught Me (2015)

Chloé Zhao: conheça a vida e obra da diretora vencedora do Oscar  2021

Foto: Divulgação/Fortissimo Films

Sinopse: Johnny está no último ano do ensino médio, prestes a deixar a vida na reserva de Pine Ridge para seguir para a faculdade. No entanto, seu pai, um vaqueiro de rodeio, morre inesperadamente e o jovem se vê relutante em deixar para trás sua irmã, de apenas 13 anos. Em meio a este conflito entre ir e ficar, a dupla reaprenderá o significado da palavra "lar".

The Rider (2017)

Chloé Zhao: conheça a vida e obra da diretora vencedora do Oscar  2021
Foto: Divulgação/Sony Pictures

Sinopse: Baseado na história real de Brady Jandreau, o filme (chamado no Brasil de Domando o Destino) conta a história de como os dias de glória dessa estrela em ascensão do circuito de rodeio acabou após um grave acidente. Brady consegue escapar com vida, mas o que é viver longe das competições, que eram o que fazia ele se sentir vivo? "Na tentativa de recuperar o controle de seu destino, Brady empreende uma busca por uma nova identidade e tenta redefinir sua ideia do que significa ser um homem no coração da América", diz o trecho da sinopse oficial. 

Nomadland (2020)

Chloé Zhao: conheça a vida e obra da diretora vencedora do Oscar  2021
Foto: Divulgação/Searchlight Pictures 

Sinopse: Uma cidade empresarial na zona rural de Nevada entra em colapso econômico e Fern (Frances McDormand), uma de suas moradoras, decide deixar o local para viver como uma nômade moderna, andando pelo oeste americano em sua van. Nomadland foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2021.

Os Eternos (2021)

Chloé Zhao: conheça a vida e obra da diretora vencedora do Oscar  2021
Foto: Divulgação/Marvel Studios

Sinopse: Prepare-se para conhecer Os Eternos, equipe de super-heróis alienígenas que viveram na Terra por milhares de anos e, agora, estreiam no Universo Cinematográfico da Marvel. Os eventos de Vingadores: Ultimato (2019) forçaram que esses heróis saíssem das sombras para voltar a ativa e lutar contra os Desviantes, gruo tido como o inimigo mais antigo da humanidade.

Com esse currículo ainda curto, mas já recheado de obras aclamadas pela crítica e pelo público, já é possível dizer que Chloé Zhao é uma das diretoras mais bem-sucedidas de sua geração.

Agora, o mundo fica ansioso por seus próximos projetos, seja ainda no ramo do cinema independente ou em um mercado mais faturado como o dos super-heróis. 

Leia também o nosso Especial Direção do Oscar 2021 para conhecer outros diretores indicados à categoria na 93ª edição da premiação.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!