Cidade Invisível: faz total sentido a Cuca ter aparência humana, e não de jacaré

Publicada em 13/01/2021 às 10:10

Comente

Cuca (Alessandra Negrini) em Cidade Invisível
Foto: Divulgação/Netflix e Rede Globo

A grande atriz brasileira Alessandra Negrini interpretará a Cuca em Cidade Invisível, série sobre folclore brasileiro que chega em fevereiro ao catálogo da Netflix, mas já está dando o que falar na internet.

Embora seja uma produção intrinsecamente ligada à fantasia, a produção contará um tom mais sombrio, até mesmo por estar categorizada no gênero de suspense. Desta forma, as caracterizações dos personagens são deveras realistas, com figuras humanas. 

Mesmo antes de sua estreia isso não passou despercebido do público que, em partes significantes, depositou diversos comentários de cunho certamente cômico (mas ainda negativamente crítico) nas redes sociais devido às expectativas quanto a imagem de Cuca, personagem que ficou marcada na cabeça dos brasileiros como uma jacará verde, de peruca loira e vestidos estilosos, vide o Sítio do Picapau Amarelo

Cidade Invisível: entenda porque faz sentido a Cuca ser realista, e não um jacaré verde
Foto: Divulgação/Rede Globo

Tais críticas, entretanto, sequer possuem cabimento: embora o legado do Sítio do Picapau Amarelo seja inegável para a televisão brasileira e honra ao nosso folclore — ainda que as desaprovações quanto ao seu autor, Monteiro Lobato, também sejam pertinentes aos tempos atuais, tal como diversas abordagens racistas presentes na série —, trata-se de uma produção voltada para o público infantil, do gênero comédia, o completo oposto do propósito de Cidade Invisível.

Dentro do caráter de imagens mais realistas de Cidade Invisível, não caberia uma personagem de aparência tão surreal e extravagante como uma Cuca ao estilo colorido de Sítio do Picapau Amarelo, sendo, portanto, uma adaptação muito bem realizada pela equipe da série para contornar esse problema.

Alessandra Negrini interpretará a Cuca em Cidade Invisível, série sobre folclore brasileiro
Foto: Divulgação/Netflix

Além disso, a série ainda nem estreou ainda e, portanto, não se sabe ao certo como será de fato a participação de Cuca no programa. Rementendo ao nosso folclore, Cuca é uma bruxa que sequestra crianças e, embora sua forma mais popular como um jacará antropomorfo, ela ainda é uma feiticeira capaz de mudar sua forma, como já o fez, inclusive, em episódios de O Sítio do Picapau Amarelo

Com isso em mente, existe a possibilidade de que a imagem realista de Cuca vista no trailer de Cidade Invisível seja, na verdade, um disfarce da bruxa para poder andar mais livremente entre os humanos

A verdade sobre a personagem, entretanto, só será descoberta no dia 05 de fevereiro de 2021, com a estreia da primeira temporada de Cidade Invisível no catálogo da Netflix. A produção é dirigida por Carlos Saldanha, com Marco Pigossi Alessandra Negrini no elenco principal.

Confira o trailer logo abaixo:

Sinopse: Ele passou a viver entre realidade e um mundo invisível habitado por seres fantásticos depois que sua esposa morreu - e percebeu que nem tudo é como parece. A série Cidade Invisível, do diretor indicado ao Oscar, Carlos Saldanha, faz um mergulho nas histórias do folclore brasileiro de forma atual e fala sobre o poder das relações humanas.

A nova produção brasileira da Netflix segue os passos de sucessos como Bom Dia, VerônicaO Mecanismo, 3%Coisa Mais LindaSintonia e Ninguém Tá Olhando, dentre outras séries lançadas pelo streaming que conquistaram o mundo.

Leia mais sobre Cidade Invisível no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!