Excelência Preta: 12 filmes para conhecer o cinema negro

Publicada em 17/11/2020 às 10:00

Comente

Excelência Preta: 12 filmes para conhecer o cinema negro
Foto: Divulgação/20th Century Studios Brasil 

Comemora-se em 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi criada em 2003 em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, a partir de congressos do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial que o elegeram como um símbolo de resistência na luta afro-brasileira.

Em parceria ao Telecine, nós do Cinema10 reforçamos a mensagem que cinema negro não é um gênero, e sim todo filme que tenha o negro, sua cultura, sua identidade e sua realidade como protagonistas da narrativa, que pode se fazer presente em qualquer gênero. 

Para provar isso, selecionamos quatro dos maiores gêneros cinematográficos e, a partir deles, recomendaremos três grandes filmes com protagonismo preto. 

Confira a seleção logo abaixo: 

Comédia

Operação Supletivo 

Operação Supletivo 
Foto: Divulgação/Universal Pictures do Brasil

Também conhecido como Operação Supletivo - Agora Vai!, o filme de 2018 foi dirigido por Malcolm D. Lee, primo do popular cineasta Spike Lee, e foi um grande sucesso de crítica. 

A comédia acompanha a jornada de Teddy (Kevin Hart) no supletivo, já que ele precisa do diploma do ensino médio para conquistar um emprego. Para sua surpresa, Carrie (Tiffany Haddish) é uma professora nada ortodoxa, mas sua experiência não será fácil conforme diversos outros alunos estão prontos para ver o seu fracasso. 

Desculpe Te Incomodar 

Desculpe Te Incomodar 
Foto: Divulgação/Annapurna Pictures

Bem no estilo comédia pastelão, o longa Sorry To Bother You, também lançado em 2018, é uma direção de Boots Riley e conta com grande elenco formado por Lakeith Stanfield, Tessa Thompson, Terry Crews e muito mais.

Na trama, Cassius é um atendente de telemarketing negro que, seguindo o conselho de um colega de trabalho, começa a usar "voz de branco" com os clientes e sua careira na empresa começa a decolar. Um grande filme sobre racismo no meio profissional que apresenta o tema com muito bom humor.

A Chefinha

A Chefinha
Foto: Divulgação/Universal Pictures do Brasil 

Tina Gordon Chism dirigiu esse filme de 2019 que mistura comédia e fantasia e carrega no elenco Marsai Martin, Regina Hall, Issa Rae e outros.

Na trama, Jordan é uma empresária de sucesso, mas extremamente grosseira. Em meio a uma crise de raiva ela acaba, magicamente, assumindo a sua forma infantil. Agora que ela voltou a ter treze anos, precisa reaprender a se comportar com seus funcionários para recuperar o respeito, a postura e poder voltar a ser adulta.

Romance

O Sol Também é Uma Estrela 

O Sol Também é Uma Estrela 
Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures Brasil 

Natasha (Yara Shahidi) e sua família estão prestes a serem deportados de Nova York para a Jamaica, mas a garota está longe de desistir de seu direito de continuar morando nos Estados Unidos. Em uma corrida contra o tempo para se encontrar com um advogado que aparenta ser sua última esperança, ela tem seu caminho cruzado por Daniel (Charles Melton), que lhe fará acreditar no amor.

Embora o filme seja dirigido por uma branca, Ry Russo-Young, a história original é inspirada em um livro de Nicola Yoon, jamaicana-americana casada com o também escritor David Yoon, coreano-americano, tal como os protagonistas de O Sol Também é Uma Estrela.

A Escolha Perfeita 

A Escolha Perfeita 
Foto: Divulgação/Codeblack Films

The Perfect Match, lançado em 2016, é um filme de Bille Woodruff com Terrance Jenkins e Cassie Ventura no elenco principal. A comédia romântica é um daqueles longas que te farão querer viver um romance tão belo quanto o dos protagonistas. 

Na história, Charlie é um playboy que começa a ter um relacionamento com a misteriosa Eva. Os dois concordam que não se atrelarão a rótulos ou pressões de um namoro, mas Charlie começa a gostar tanto dela que começa a questionar todas as suas convicções sobre o amor.

Rafiki

Rafiki
Foto: Divulgação/Olhar Distribuição 

Este filme de Wanuri Kahiu foi o primeiro longa-metragem do Quênia a ser exibido no Festival de Cannes, com seu lançamento em 2018 e elenco formado por Samantha Mugatsia, Neville Misati e Nice Githinji. 

O projeto discute as leis que criminalizam a homossexualidade no país ao apresentar Kena e Ziki, duas grandes amigas que vêm de rivais políticas, mas nem mesmo as diferenças de suas origens impedem que elas se apaixonem e vivam uma paixão intensa e perigosa.

Drama

Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo
Foto: Divulgação/20th Century Studios Brasil 

Estrelas Além do Tempo foi um dos grandes destaques dos cinemas em 2018, rendendo uma indicação ao Oscar de Melhor Filme e de Melhor Atriz Coadjuvante a Octavia Spencer, que atua ao lado de Taraji P. Henson e Janelle Monáe nesta história inspirada em eventos reais.

Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson são três excelentes matemáticas negras que trabalham na NASA, mas nem todo o avanço tecnológico acabou com o racismo e sexismo dentro da agência. Essas mulheres lidarão contra seus chefes e colegas brancos para conquistarem o que já é delas por direito: o respeito.

Monstros e Homens

Monstros e Homens
Foto: Divulgação/GEM Entertainment

O projeto mais popular de Reinaldo Marcus Green conquistou o Prêmio Especial do Júri por Melhor Filme no Festival de Sundance com seu lançamento, em 2018. O longa conta com grande elenco formado por John David Washington, Anthony Ramos, Kelvin Harrison Jr. e Chanté Adams.

Ambientada no Brooklyn, a trama acompanha a realista história de um policial branco que matou um negro. Três pessoas são afetadas por esse evento: um pai de família que filmou tudo, um policial negro que não sabe o que fazer e um atleta que está se esforçando para se politizar. 

O Ódio que Você Semeia 

O Ódio que Você Semeia 
Foto: Divulgação/20th Century Studios Brasil

Inspirado no livro de Angie Thomas, a obra também é um retrato da violência policial e do abuso de poder sobre negros nos Estados Unidos, com direção assinada por George Tillman Jr. e elenco liderado pela estrela em ascensão Amandla Stenberg.

O enredo acompanha a luta da adolescente Starr Carter contra a polícia americana após seu amigo, Khalil, ser assassinado por um policial branco. Não só ela é a única testemunha como tem sido vítima de uma série de chantagens para se manter calada e retirar a queixa, mas ela está determinada a fazer justiça por seu amigo.

Ação 

Projeto Gemini 

Projeto Gemini 
Foto: Divulgação/Paramount Pictures

Com dose dupla de Will Smith no papel principal e direção de Ang Lee, o filme mistura ação e ficção científica e foi lançado em 2019, conquistando o público e a crítica especializada não só por seus grandes efeitos especiais e atuações incríveis, mas por seu roteiro.

 Henry Brogan é um assassino de elite que está sendo perseguido por um agente misterioso, descobrindo então que se trata de um clone dele mesmo, porém mais jovem, mais ágil e que quer matá-lo. Como vencer uma versão melhorada de si mesmo?

Raízes de Sangue 

Raízes de Sangue 
Foto: Divulgação/Warp Films

O grande ator Idris Elba assumiu, para Raízes de Sangue, a cadeira de diretor e deu um show de talento como cineasta, dirigindo Aml Ameen, Sheldon Shepherd, Everald Creary e grande elenco. 

Ambientado na Jamaica de 1973, o filme acompanha um jovem que testemunhou o assassinato do próprio irmão. Ele é abrigado por um aristocrata e, 10 anos mais tarde, é enviado a Londres em uma missão. Além do reencontro com a namorada e sua filha, a viagem proporcionará a chance de finalmente vingar a morte de seu irmão.

Proud Mary

Proud Mary
Foto: Divulgação/Sony Pictures

Filme de ação com protagonismo negro e feminino? Temos também! Taraji P. Henson interpreta a assassina profissional Mary neste filme dirigido por Babak Najafi. O elenco fica completo com Danny Glover, Billy Brown e Jahi Di'Allo Winston.

Na trama, Mary trabalha para Benny, líder do crime organizado de Boston. Entretanto, todo o seu estilo de vida mudará completamente após ela conhecer Danny, um garoto de apenas 12 anos que despertará nela o instinto materno, protegendo o pequeno garoto das ruas — custe o que custar.

Você pode conferir mais filmes de diversos gêneros na lista Excelência Preta do Telecine. A lista fica ativa no ano inteiro, relembrando a todos que o cinema preto não deve ser celebrado somente em 20 de novembro.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!