Festival 125 Anos de Cinema | Telecine conta a história em 382 filmes

Publicada em 15/12/2020 às 01:00

Comente

Festival 125 Anos de Cinema | Telecine conta a história em 382 filmes
Foto: Divulgação/Société A. Lumière et ses Fils e CJ Entertainment

Em 2020 a história do cinema comemora seu 125º aniversário: foi em 1895 que os irmãos Louis e Auguste Lumière exibiam, aos fundos de um café em Paris, imagens gravadas que receberam o nome de A Chegada de Um Trem na Estação (L'Arrivée d'un train en gare de La Ciotat, no título original). 

Deu-se início ali uma trajetória que já soma 125 anos de produções cinematográficas, muito bem representadas no Festival 125 Anos de Cinema do Telecine, que conta com um total de 382 filmes divididos em 32 mostras para conhecer desde os primeiros registros, como Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, até o cinema contemporâneo, com sucessos como Que Horas Ela Volta? (2015) e Quero Ser John Malkovich (1999).

Disponível no Telecine Cult e no streaming do Telecine desde 06 de dezembro, o Festival 125 Anos de Cinema leva o espectador em uma jornada que se inicia com as Pioneiras do Cinema e no Primeiro Cinema (Carmen, 2015) e caminha até o Cinema Mundial Contemporâneo (Parasita, 2019), "passando por fases como Impressionismo Francês, Expressionismo Alemão, Era de Ouro de Hollywood, Neorrealismo Italiano e Cinema Novo Brasileiro", segundo o release oficial do evento. As exibições vão até junho de 2021. Vale lembrar que o streaming do Telecine oferece 30 dias grátis para novos assinantes.

Confira alguns dos destaques da mostra:

O Cair das Folhas (1912)

O Cair das Folhas (1912)
Foto: Divulgação/Solax Company

A irmã mais velha de Trixie Thompson está muito doente. Após ouvir o diagnóstico de um médito que relata o pouco tempo de vida dela, a mais nova acredita que a única forma de impedir a morte de sua irmã é fazendo com que as folhas de outono não caiam ao fim dessa estação. O filme é dirigido por Alice Guy-Blaché, pioneira do cinema de ficção. 

A Marca do Zorro (1920)

A Marca do Zorro (1920)
Foto: Divulgação/Douglas Fairbanks Pictures Corporation

Don Diego Vega esconde uma dupla identidade: quando veste sua máscara ele se transforma em Zorro, um justiceiro que luta contra as opressões do governo e do capitão Ramon para o bem de seu povo. Herói romântico, tem seus pontos fracos nos sentimentos por Lolita, sua doce e amada donzela. A direção é de Fred Niblo

Nasce Uma Estrela (1937)

Nasce Uma Estrela (1937)
Foto: Divulgação/Selznick International Pictures

Esther Blodgett sonha em se tornar uma estrela de cinema, tal como muitas garotas de sua idade almejam. O que ela não esperava é que seu sonho ficaria mais próximo de se tornar realidade após conhecer o popular ator Norman Maine. Entretanto, enquanto ela ascende ao estrelato, Maine vive em um alcoolismo que ameaça arrastar sua carreira e de sua amada para o buraco. O filme tem direção e roteiro de William A. Wellman, e Lady Gaga e Bradley Cooper refizeram o filme em 2018, mudando a trama do cinema para a música.

O Estranho (1946)

O Estranho (1946)
Foto: Divulgação/International Pictures

Franz Kindler é um ex-nazista que vive agora como um professor em Connecticut. Casado com a filha de um juiz como parte de seu disfarce, vê toda a sua mentira correndo risco de ser esposa quando um de seus antigos parceiros da Alemanha chega à cidade logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A direção do noir é de Orson Welles

Matar ou Morrer (1952)

Matar ou Morrer (1952)
Foto: Divulgação/Stanley Kramer Productions

Will Kane é um ex-agente que está prestes a deixar Hadleyville, Novo México, com sua noiva, mas se vê de volta à cidade quando descobre que Frank Miller, um criminoso local, foi solto e está em busca de vingança. Sem ajuda de seus vizinhos covardes, cabe somente a Will Kane o dever de colocar Miller de volta em seu lugar. O drama de faroeste é dirigido por Fred Zinnemann e deu a Gary Cooper o Oscar de Melhor Ator.

O Bebê De Rosemary (1968)

O Bebê De Rosemary (1968)
Foto: Divulgação/William Castle Productions

Rosemary Woodhouse é uma jovem ingênua que acaba de se mudar com seu marido, um ator em busca de oportunidades, para um apartamento e em um prédio antiquado. Seus vizinhos se revelam como pessoas estranhas, mas as coisas pioram durante a gravidez de Rosemary, com acontecimentos que a colocam a questionar a própria sanidade enquanto descobre sobre uma seita diabólica. O terror psicológico é dirigido por Roman Polanski

Coffy: Em Busca da Vingança (1973)

Coffy: Em Busca da Vingança (1973)
Foto: Divulgação/American International Pictures

Coffy é uma enfermeira que acabou de perder a irmã para o mundo das drogas. Descrente do serviço da polícia, decide fazer justiça com as próprias mãos e se disfarça de prostituta para se aproximar dos chefes do tráfico e matá-los. A direção do filme de ação com protagonismo feminino é de Jack Hill

De Volta Para O Futuro (1985)

De Volta Para O Futuro (1985)
Foto: Divulgação/Universal Studios Home Entertainment

Marty McFly leva uma vida normal como adolescente na Califórnia, mas uma experiência do doutor Brown dá errado e eles são transportados para os anos 50. Para garantir que ele continuará existindo no futuro, Marty conhece a versão jovem de seus pais e trabalha como cupido para uni-los enquanto o cientista tenta encontrar um jeito de mandá-los de volta para casa. Robert Zemeckis dirige o clássico dos anos 80. Vale destacar que a franquia De Volta Para o Futuro está completa no streaming do Telecine.

Titanic (1997)

Titanic (1997)
Foto: Divulgação/20th Century Studios

Rose e Jack são extremos opostos: ela é uma dama da alta sociedade, ele, um artista pobre que gosta de se aventurar por aí. Entretanto, a bordo de um luxuoso transatlântico, vivem um romance inesperado e fadado ao fracasso: além do preconceito enfrentado por suas diferenças sociais, uma tragédia em alto mar ameaça separá-los. O romance é assinado por James Cameron, um dos maiores diretores dos últimos tempos.

O Auto Da Compadecida (2000)

O Auto Da Compadecida (2000)
Foto: Divulgação/TriStar Pictures

João Grilo é mentiroso, Chicó é extremamente covarde. Esses dois nordestinos enfrentam a pobreza aplicando golpes para sobreviver no sertão da Paraíba, mas Nossa Senhora está vendo tudo e intercederá para tentar salvar esses caboclos — isto é, se eles estiverem dispostos a mudar de atitude. O sucesso brasileiro é dirigido por Guel Arraes

Réquiem Para Um Sonho (2000)

Réquiem Para Um Sonho (2000)
Foto: Divulgação/Artisan Entertainment

Sara é viciada em ver televisão e seu filho, Harry, é um viciado em drogas. Ela recebe um convite para aparecer em um programa de TV e, a fim de apresentar uma melhor imagem de sim, começa a tomar pílulas inibidoras de fome para emagrecer, mas acaba se tornando dependente e sua saúde mental se agrava. Darren Aronofsky dirige o projeto estrelado por Ellen BurstynJennifer Connelly e Jared Leto

Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019) 

Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019) 
Foto: Divulgação/Gaga Corporation

Na França do século XVIII, uma mãe contrata Marianne, uma jovem pintora, para pintar um retrato de Héloïse, sua filha que está prestes a se casar. Elas passam as noites juntas para que o trabalho seja realizado, mas a relação entre as duas jovens começa a ganhar intensidade a cada novo encontro. Céline Sciamma dirige o romance dramático indicado ao Palma de Ouro. 

Gostou da matéria? Então acesse a cinelist Festival 125 Anos de Cinema no Telecine e confira todos os filmes do projeto com os primeiros 30 dias grátis.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!