Harry Potter: a biografia do menino que sobreviveu

Publicada em 31/07/2019 às 12:55

Comente


Harry Potter: a biografia do menino que sobreviveu

31 de julho é uma data muito importante para os fãs da saga Harry Potter: é nesse dia que se comemora o aniversário do bruxinho mais querido da história da literatura e do cinema e, também, o aniversário de sua criadora, a ilustre autora J.K. Rowling

Confira um pouco sobre a história de Harry Potter, o personagem que conquistou uma geração inteira de leitores e espectadores:

É descrito nos livros que o personagem Harry James Potter nasceu em 31 de julho de 1980, filho de Tiago Potter e de Lílian Evans Potter, um casal de bruxos que foi muito popular. Uma infância que tinha tudo para ser repleta de alegrias, ao lado de uma família querida, teve seu destino feliz interrompido cedo demais.

Antes mesmo de seu nascimento, Sibila Trelawney revelou a profecia de que um garoto nascido no final do mês de julho seria capaz de derrotar Lord Voldemort, o Lorde das Trevas. Assim, quando Harry era ainda um pequeno bebê, Voldemort invadiu sua casa e, com um Avada Kedavra, feitiço fatal, matou seu pai e propôs a Lílian, sua mãe, que pouparia sua vida em troca da criança, mas ela preferiu a morte.

Seu sacrifício salvou a vida de seu filho, ao invocar uma magia antiga que, quando Harry foi atingido pelo Avada Kedavra, o feitiço atingiu Lílian em seu lugar. O feitiço, ainda, transformou Harry em uma das Horcruxes de Voldemort.

Harry Potter: a biografia do menino que sobreviveu

A criança órfã foi levada por Rúbeo Hagrid, Dubledore e Minerva McGonagall para a Rua dos Alfeneiros, onde moravam seus tios trouxas (não-bruxos). Uma carta explicava o ocorrido, mas os tios preferiram ocultar a verdade de Harry: o garoto cresceu acreditando ser uma criança comum e que seus pais haviam morrido em um acidente de carro.  

Harry viveu sua infância com os tios Dursley e seu primo, Duda, mas era maltratado e humilhad: tratado pior que um empregado ou escravo, o garoto sempre vestia roupas velhas e dormia em um armário debaixo das escadas. Enquanto seu primo era mimado e amado, Harry recebia castigos desumanos somente por existir.

A magia começava a se despertar em Harry, mas o jovem mal podia sonhar com o significado daquilo: na tentativa de esconder a verdade do garoto, seus tios insistiam que ele era louco toda vez que o garoto se pronunciava a respeito de qualquer evento “anormal” que acontecia com ele. 

Harry Potter: a biografia do menino que sobreviveu

Ao completar 11 anos, entretanto, o jovem teve sua vida mudada completamente: cartas estranhas começaram a ser enviadas para a casa dos Dursleys, mas nem mesmo os esforços de esconderem-se em um uma cabana no meio do nada foram úteis: Hagrid os encontrou e, pessoalmente, conta a Harry toda a verdade sobre seus pais e sobre si, revelando-o pela primeira vez que é, na verdade, um bruxo, e que deveria ir para Hogwarts aprender magia.

No dia seguinte, em 01 de setembro, Harry já estava no Expresso de Hogwarts, conhecendo Rony e Hermione, dois jovens bruxos que também iniciariam sua escolaridade neste ano, mas que ao contrário de Harry já tinham conhecimento de seus poderes e de todo o universo bruxo - inclusive da profecia e de que ele, Harry, era o popular Menino que Sobreviveu.

Na escola, Harry foi selecionado para a Grifinória, mesma casa de seus amigos, e tornou-se muito popular ao ocupar a posição de apanhador na equipe de Quadribol e fundar a Armada de Dumbledore, mas também teve problemas devido a sua curiosidade, coragem e seu destino como aquele que viria a derrotar Voldemort, estando sempre em perigo e encarando-o com uma bravura nunca antes vista.

Ao longo estes sete anos de estudo, Harry aprendeu mais sobre si mesmo, sobre a magia e sobre os males que eventualmente teria que enfrentar, preparando-se para o grande dia e criando amigos e aliados.

Harry Potter: a biografia do menino que sobreviveu

Em 1998, luta na Batalha de Hogwarts e vence Lord Voldemort, concretizando a profecia. A batalha durou dois dias, entre 01 e 02 de maio, ambientada nos territórios da Escola de Mgia e Bruxaria de Hogwarts. É conhecida também como a batalha final da Segunda Guerra Bruxa, que data desde o retorno de Voldemort em 1995. 

Embora a vitória contra os Comensais da Morte, pelo menos cinquenta pessoas morreram em luta, incluindo Severo Snape, Fred Weasley, Ninfadora Tonks e Remo Lupin. A batalha é retratada no livro As Relíquias da Morte, cuja adaptação cinematográfica foi dividida em duas partes: a primeira, lançada em 2010, e a segunda, lançada em 2011. Nos cinemas, Potter foi interpretado por Daniel Radcliffe.

Na vida adulta, o personagem casou-se com Gina Weasley, irmã de seu melhor amigo, Rony, e teve três filhos: Tiago Sirius, Lilian Luna e Alvo Severo.

Neste ano de 2019, Harry completa 39 anos de idade. Hoje, Harry é chefe do departamento dos aurores e um pouco de sua vida atual é mostrada na peça teatral A Criança Amaldiçoada, que deu origem ao livro de mesmo nome.

Leia mais sobre Harry Potter no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!