Makoto Shinkai: conheça os filmes do animador japonês

Publicada em 25/01/2021 às 22:00

Comente

Makoto Shinkai: conheça os filmes do animador japonês
Foto: Reprodução

Makoto Shinkai é um dos maiores diretores do atual mercado mundial de filmes animados, conhecido principalmente por seu trabalho exímio em Your Name, que foi lançado em 2016 e rapidamente conquistou o mundo todo com seu sentimentalismo único e uma direção de arte sem igual. 

Entretanto, Makoto Shinkai já trabalhava com animação desde o fim dos anos 90, criando clipes para jogos e para a internet em uma agência até em 1999 resolver começar a lançar seus próprios projetos em curta-metragem. 

Ganhou o apelido de “Novo Hayao Miyazaki“ enquanto se tornava conhecido, embora seu trabalho nem fosse tão semelhante assim ao do mestre do Studio Ghibli. Com o tempo cravou sua própria marca na indústria e hoje sua popularidade se carrega sozinha, com filmes de anime populares em todo o mundo e muito aclamado pela crítica. 

Conheça todos os filmes de Makoto Shinkai:

Tooi Sekai (1999)

Tooi Sekai (1999)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films 

Lançada em 1999, Tooi Sekai é uma animação curta, de menos de dois minutos de duração, mas que marcou a estreia de Makoto Shinkai como diretor de animações. 

O projeto é todo em preto e branco e mistura desenhos no papel com computação gráfica, fazendo as duas técnicas conversarem muito bem entre si. Sem vozes, apenas música e mensagens escritas na tela, como um filme de cinema mudo, a animação intimista retrata as conversas de um casal.

Ela e o seu Gato (1999)

Ela e o seu Gato (1999)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films 

Foi no mesmo ano que Makoto Shinkai lançava Kanojo to Kanojo no Neko, projeto totalmente escrito e dirigido por ele e que narra como um gato macho se sente em relação a sua dona. A voz do gato é do próprio Makoto. 

O vídeo de cinco minutos ganhou, em 2016, uma série em anime de quatro episódios, disponíveis na Crunchyroll, e um mangá em volume único publicado por aqui pela editora NewPOP, em 2019.

Vozes de Uma Estrela Distante (2002)

Vozes de Uma Estrela Distante (2002)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films 

Ainda em sua fase de curtas, Makoto lançou em 2002 o filme Vozes de Uma Estrela Distante, com uma duração um pouco maior, de 25 minutos. 

O projeto de ficção científica é um filme futurista, sobre como o projeto de exploração de Marte foi destruído por um ataque alienígena em 2039 e, sete anos mais tarde, os humanos entram com um plano de vingança.

Egao (2003)

Egao (2003)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

Com apenas dois minutos de duração, Egao consegue manipular bem as emoções dos personagens e dos espectadores ao contar uma história melancólica de romance. 

Na trama, memórias de um relacionamento passado são desencadeados por uma jovem mulher enquanto ela brinca com o seu novo e adorável hamster. A trilha sonora ganha um papel importante, com sua letra sendo responsável por grande parte da narrativa do curta.

O Lugar Prometido em Nossa Juventude (2004)

O Lugar Prometido em Nossa Juventude (2004)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

O Lugar Prometido em Nossa Juventude foi o primeiro longa-metragem de Makoto Shinkai, que aproveitou a oportunidade de mudanças de paradigmas para mergulhar em um universo ainda não explorado por ele, o da ficção científica.

Na trama, uma realidade alternativa revisita o pós-guerra para mostrar um Japão dividido em dois: um lado dominado pela União Soviética, outro pelos Estados Unidos. Três adolescentes planejam uma aeronave que possa viajar entre as duas partes, mas acabam descobrindo diversos segredos sobre os territórios.

Neko no Shuukai (2007)

Neko no Shuukai (2007)
Foto: Divulgação/NHK

Engana-se quem pensa que Makoto Shinkai deixou de lado os curtas depois de sentir o gostinho dos longas: Neko no Shuukai, lançado em 2007, tem apenas um minuto de duração, mas muita força.

Na trama divertida e repleta de sentimentos, conhecemos um gatinho que está cansado de ter sua cauda pisoteada por humanos e, com a ajuda de outros gatos que concordam com ele, iniciam um plano de vingança.

Cinco Centímetros por Segundo (2007)

Cinco Centímetros por Segundo (2007)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

Misturando curta e longa em um único projeto, Makoto deu origem ao criativo Cinco Centímetros por Segundo, cuja história é contada através de três segmentos interligados, ainda que ambientados em épocas diferentes ao longo de duas décadas. 

Takaki Tono se separa de sua melhor amiga, Akari Shinohara, quando ela precisa mudar de Tóquio devido ao trabalho de seus pais. Eles tentam manter contato através de cartas, mas os desencontros fazem com que eles se afastem ao longo dos anos. Mesmo seguindo em frente, Takaki mantém viva a esperança de encontrá-la novamente.

One More Time, One More Chance (2007)

One More Time, One More Chance (2007)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

One More Time, One More Chance é uma popular música de Masayoshi Yamazaki, usada como tema de encerramento do filme Cinco Centímetros por Segundo. Uma versão da faixa ganhou um curta-metragem animado por Makoto Shinkai, lançado exclusivamente para os DVDs e Blu-rays do filme.

O clipe, em si, não tem muito a acrescentar à história, sendo somente um resumo da relação entre Takaki Tono e Akari Shinohara no filme animado.

Viagem para Agartha (2011)

Viagem para Agartha (2011)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

Misturando aventura, ação e romance, o filme animado de amadurecimento foi o mais longo lançado por Makoto até então, com quase duas horas de duração para acompanhar Asuna, uma criança solitária e espirituosa.

Seu pai morreu muito cedo e sua mãe passava o dia no hospital em que trabalhava e, portanto, ela precisou crescer muito rápido para tomar conta de si mesma. Sua única companhia era um rádio receptor dado por seu pai, que emana lindas músicas. Quando uma criatura assustadora a ataca, ela se vê envolvida nos mistérios do mundo mítico de Agartha.

Dareka no Manazashi (2013)

Dareka no Manazashi (2013)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

"Os olhos de alguém", em tradução literal, é um filme de apenas sete minutos, mas rico em sentimentos. O projeto foi exibido nos cinemas japoneses junto ao longa O Jardim das Palavras, que você conhecerá logo abaixo, tal como a Disney/Pixar costuma exibir curtas antes de seus lançamentos.

O filme conta a história de Aya Okamura, sua família e seu gato de estimação, Mii, cuja perspectiva narra a história. Na trama, Mii foi adotada pelo pai de Aya como um presente para a filha, que sofria com a ausência da mãe, e agora que Aya não está por perto Mii, doente, relembra os dias felizes.

O Jardim das Palavras (2013)

O Jardim das Palavras (2013)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

Kotonoha no Niwa foi escrito, dirigido e editado por Makoto shinkai, sendo sua mais popular animação até então. O filme ganhou uma posterior adaptação em mangá e uma versão em romance assinada pelo próprio Shinkai. 

Na trama de romance, um garoto de 15 anos que sonha em ser sapateiro falta na escola em um dia chuvoso. Em um jardim coberto ele conhece Yukino, de 27 anos, com quem desenvolve uma amizade que cheira a algo mais, marcada por diversos encontros despropositados no mesmo lugar. 

Cross Road (2014)

Cross Road (2014)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

O último curta-metragem lançado por Makoto Shinkai até então tem apenas dois minutos de duração e é, na verdade, um comercial para a Z-Kai, uma empresa educacional que visa a excelência e criação de futuros líderes. Muitos acreditam que a ideia para Your Name tenha nascido neste curta.

Mesmo curto, o filme Cross Road tem uma história muito complexa ao acompanhar dois jovens completamente diferentes que se matriculam na Z-Kai, um serviço de estudos por correspondência, como forma de se prepararem para os exames de admissão na faculdade. Eles estão em locais diferentes e não se conhecem, mas possuem muito em comum. 

Your Name (2016)

Your Name (2016)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

Your Name é, sem dúvida alguma, a grande obra de arte de Makoto Shinkai, sendo o seu filme mais popular e mais aclamado. "Kimi no Na wa.", como é chamado em japonês, se tornou ainda o terceiro anime de maior bilheteria no Japão e o quinto no ranking geral. O filme ganhou adaptação em mangá e light novel após seu lançamento e um live-action americano está em desenvolvimento pela Paramount Pictures.

Mitsuha e Taki são jovens que vivem em cidades diferentes do Japão e nunca se viram, mas um evento fantástico faz com que eles comecem a trocar de corpo. Eles dão um jeito de se comunicarem e transformam esse inconveniente em uma grande amizade, mas quando as trocas param de acontecer Taki tenta se encontrar com Mitsuha e acaba descobrindo um segredo muito maior.

O Tempo Com Você (2019)

O Tempo Com Você (2019)
Foto: Divulgação/CoMix Wave Films

Também chamado de Tenki no Ko ou Weathering with You, O Tempo Com Você é o filme mais recente de Makoto Shinaki, lançado em 2019 nos cinemas japoneses e chegando ao Brasil em 2020. Uma adaptação em formato de novel escrita pelo próprio Shinaki foi publicada no mesmo ano de estreia do longa.

Na animação, Hodoka foge de casa e segue um raio de luz até Tóquio, onde conhece Hina sob uma chuva de verão. Ela tem a habilidade de controlar o clima e juntos usam essa habilidade para o bem, mas tudo tem um preço e não demorará para a vida cobrar o deles. 

Projeto Sem Título (em breve)

Makoto Shinkai: conheça os filmes do animador japonês
Foto: Reprodução

Em entrevista cedida à TV Asahi no final de 2020, Makoto Shinkai conta que a pandemia de coronavírus o inspirou a escrever o roteiro para um novo filme animado, que já está em desenvolvimento. Seu tema será "o que acontece depois do fim" (ou "pós-apocalipse").

Ele dá mais detalhes sobre o projeto, ainda sem previsão de lançamento ou nome definido:

"É uma história em que algo importante acontece que o próprio poder não pode fazer nada para afetar. Ao fazer este filme, quero que uma parte das pessoas pense: 'De alguma forma, conseguiremos sobreviver, não é? O coronavírus é um desastre em grande escala, mas ao longo das décadas de nossas vidas, vamos passar por muitas formas de desastre, eu acho. Muitas coisas na sociedade terão um fim dramático ou serão mudadas drasticamente, mas mesmo depois disso, as pessoas continuarão a encontrar uma maneira de sobreviver.

Em um mundo mudado, as pessoas conseguem encontrar um pouco de alegria em suas vidas. No momento, quero fazer um filme que mostre o que acontece depois do apocalipse. Algo vai acabar. Não é um filme onde há algo que tem de ser controlada. No meio de um mundo mudado, que tipo de aventuras se desenrolarão? Como as pessoas entrarão em contato com seus sentimentos? Como as pessoas viverão e superarão o choque da mudança? Quero fazer um filme que retrata as coisas que temos que enfrentar após o fim do mundo."

Vindo de Makoto Shinkai, já podemos esperar que será um ótimo filme.

Leia também: 

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!