Os 10 melhores filmes com Robert Downey Jr.

Publicada em 09/11/2014 às 12:15

Comente


A carreira de Robert Downey Jr. teve início em 1970, aos cinco anos de idade, no filme Pound, dirigido por seu pai, Robert Downey, Sr. Desde então tem atuado constantemente em trabalhos para televisão e cinema.

Sorridente e brincalhão, o Robert Downey Jr. de hoje está longe de ser lembrado pelos problemas que enfrentou no final dos anos 1990. Preso e internado em clínicas de reabilitação diversas vezes, Robert deixou de ser polêmico para se tornar um dos atores mais rentáveis e bem pagos de Hollywood na atualidade. Abaixo, confira seus melhores filmes:

Abaixo de Zero (Less than Zero - 1987)

Baseado no romance homônimo de Bret Easton Ellis, Abaixo de Zero conta a história de três grandes amigos que se reecontram após a sua graduação. Robert Downey Jr. interpreta um dependente químico que parte para um fim trágico quando decide ficar completamente "limpo" e reatar sua relação com o pai.
 
Muitos dizem que Downey Jr. só convenceu no papel de um viciado em drogas porque ele mesmo já demonstrava sinas de problemas pessoais que atravessava durante esse período.
 
Saiba mais sobre o filme Abaixo de Zero ou veja nossa lista de filmes sobre drogas.

Chaplin (Chaplin - 1992)

Downey Jr. foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por Chaplin, filme ue homenageia o grande ator, diretor, produtor e roteirista Charles Chaplin. Também foi indicado ao Globo de Ouro e venceu o BAFTA na mesma categoria. Downey Jr. conseguiu fazer uma caracterização surpreendente de Chaplin.
 
Saiba mais sobre o filme Chaplin ou veja nossa lista de filmes sobre biografia.

Assassinos por Natureza (Natural Born Killers - 1994)

Assassinos por Natureza é um dos primeiros filmes que traz o Robert Downey Jr. que conhecemos hoje. O filme retrata a violência que existe na sociedade contemporânea do século 20, e que se estende até o século 21. Na trama, a carnificina cometida pelos serial killers Mickey e Mallory é exaltada pelo sensacionalista jornalista Wayne Gale, interpretado por Downey Jr.
 
Saiba mais sobre o filme Assassinos por Natureza ou veja nossa lista de filmes sobre assassinos.

Beijos e Tiros (Kiss Kiss, Bang Bang - 2005)

Em Beijos e Tiros, Robert Downey Jr. dá vida a Harry Lockhart, um ladrão fracassado que invade um teste para atores e acaba sendo enviado para Hollywood para trabalhar. a o fugir da polícia  a o fugir da polícia. Beijos e Tiros foi a primeira colaboração entre Downey Jr. e o diretor Shane Black, que voltaram a se reencontrar em Homem de Ferro 3 (2013).
 
Saiba mais sobre o filme Beijos e Tiros ou veja nossa lista de filmes sobre ladrões.

Zodíaco (Zodiac - 2007)

Dirigido por David Fincher e baseado no livro de Robert Graysmith, Zodíaco narra a história da caçada a um assassino em série, que matou em torno da área da baía de São Francisco durante os anos 1960 e início de 1970. No filme, Robert Downey Jr. interpreta Paul Avery, um jornalista do San Francisco Chronicle que cobria o caso do assassino. Originalmente, Fincher queria Brad Pitt como Avery, mas por sorte o papel acabou ficando com Downey Jr.
 
Saiba mais sobre o filme Zodíaco ou veja nossa lista de filmes sobre serial killers.

Trovão Tropical (Tropic Thunder - 2008)

Na comédia de ação co-escrita, co-produzida e dirigida por Ben Stiller, Robert Downey Jr. transforma-se em um um soldado negro. No início, o ator esteve bastante relutante em aceitar sua participação no filme, por temer que sua interpretação soasse ofensiva. Downey Jr. só aceitou o papel por ter gostado muito do roteiro e devido à vontade de atuar ao lado de Ben Stiller e Jack Black.Apesar de alguns não gostarem, o ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por esse filme.
 
Saiba mais sobre o filme Trovão Tropical ou veja nossa lista de filmes de comédia.

Homem de Ferro (Iron Man - 2008)

O Homem de Ferro sempre foi um super-herói do segundo escalão da Marvel e o escolhido, por sorte, a dar vida ao personagem foi Robert Downey Jr, que conseguiu transformar Tony Stark em um dos personagens mais divertidos e carismáticos do estúdio de brinde viu sua carreira ascender de maneira espetacular.
 
Saiba mais sobre o filme Homem de Ferro ou veja nossa lista de filmes sobre milionários.

Sherlock Holmes (Sherlock Holmes - 2009)

É preciso muita coragem para encarar o papel de um dos maiores ícones da literatura mundial, e foi exatamente o que Downey Jr. fez. O ator ainda ousou em adaptá-lo a seu estilo e foi vecendor no Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Comédia ou Musical. No filme, Holmes parte em uma aventura que revela suas que habilidades de luta são tão letais quanto seu lendário intelecto.
 
Saiba mais sobre o filme Sherlock Holmes ou veja nossa lista de filmes sobre investigação.

O Solista (The Soloist - 2009)

Em O Solista, Downey Jr. interpreta um jornalista que perdeu a vontade de viver até encontrar alguém ainda mais sem sorte do que ele, Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um ex-músico clássico e esquizofrênico que toca nas ruas da cidade. O jornalista começa uma amizade com Ayers e esse drama é capaz de amolecer até o mais duro dos corações.
 
Saiba mais sobre o filme O Solista ou veja nossa lista de filmes sobre música.

Os Vingadores (The Avengers - 2012)

Ninguém pode negar que Tony Stark é a principal atração de Os Vingadores. Se não fosse seu carisma, a reunião do supergrupo talvez não tivesse a menor graça. Grande parte dos super-heróis retratados no cinema protegem sua verdadeira identidade atrás de alter-egos. Entretanto, o Homem de Ferro é um dos poucos que prefere abrir o jogo. Robert Downey Jr. não teve de trabalhar em “dois personagens distintos” (Tony Stark e Homem de Ferro) e fez com que eles funcionassem perfeitamente em conjunto. O diretor Joss Whedon foi inteligente suficiente para aproveitar o talento do ator, que faz a diferença desde o primeiro minuto que entra em cena até o encerramento dentro de uma lanchonete.
 
Saiba mais sobre o filme Os Vingadores ou veja nossa lista de filmes de super-heróis.
 
Esses são nossos filmes preferidos com Robert Downey Jr. Quais são os seus? Deixem suas opiniões nos comentários!
 
Por Gabriel Azevedo

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!