Conheça os 10 últimos ganhadores do Oscar de Melhor Filme

Publicada em 06/10/2020 às 18:11

Comente

Todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas celebra as melhores produções do último ano, entregando aos vencedores uma estatueta que simboliza o mérito da produção, que ficou conhecida como estatueta do Oscar.

As premiações são entregues para celebrar o brilhantismo em diferentes categorias, como Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Ator, Atriz e muitos outros. Desde 1929, a cerimônia de entrega do Oscar tem sido um dos maiores eventos de Hollywood e um dos mais famosos e aguardados também. 

Estátua do Oscar
Foto: Divulgação

Uma das categorias mais prestigiadas é a de Melhor Filme, que destaca o longa-metragem mais proeminente do ano anterior à premiação.

Confira a seguir os 10 Melhores Filmes da última década, prepare já a sua pipoca e vamos lá!

2010: Guerra Ao Terror

Cena do filme Guerra ao Terror
Foto: Divulgação

O premiado Guerra ao Terror mostra a rotina de um esquadrão antibombas do exército americano, que está trabalhando no Iraque em uma missão. Após uma falha durante o manuseio de uma bomba, um novo sargento com sangue frio assume uma das equipes e começa a não pensar na segurança dos seus homens, os expondo a grandes perigos.

Além de Melhor Filme, Guerra ao Terror foi premiado com mais 5 estátuas Oscars, sendo indicado a 9 categorias no total. O mais legal é que o filme é dirigido pela premiada Kathryn Bigelow, que realizou um filme no mínimo curioso para os padrões de Hollywood, pois deixou os nomes conhecidos do elenco com participações pequenas, dando destaque a ilustres desconhecidos nos papéis principais. Sensacional!

2011: O Discurso do Rei

Personagem do filme O Discurso do Rei
Foto: Divulgação

O Discurso do Rei conta a história do rei inglês George VI, interpretado com maestria pelo britânico Colin Firth, que é gago e acaba sofrendo por precisar fazer discursos com frequência à grandes multidões.

É quando sua esposa, interpretada por Helena Bonham Carter de maneira brilhante, depois de procurar por vários médicos, mas nenhum com sucesso, resolve levar seu marido até Lionel Logue, feito pelo experiente Geoffrey Rush, um terapeuta de método pouco convencional.

O filme foi indicado a 12 prêmios e levou 4 no total. Um drama memorável!

2012: O Artista

Imagem dos personagens do filme O Artista
Foto: Divulgação

Esta foi uma grande surpresa para todos! Esse filme francês em preto e branco e mudo passou na frente dos filmes super modernos da atualidade e levou para casa o Oscar de Melhor Filme de 2012!

O longa-metragem intitulado O Artista se passa na Hollywood da década de 20 e conta a história de George Valentin, vivido pelo expressivo ator Jean Dujardin (que, por sinal, venceu o Oscar de Melhor Ator pela performance) uma estrela do cinema mudo que vê sua carreira ameaçada com a chegada do cinema falado.

Ao mesmo tempo em que tenta superar o medo de se tornar obsoleto, Valentin se apaixona por Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma jovem atriz em início de carreira. O filme ganhou um total de 5 Oscars, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Ator, além de ter conquistado 3 Globos de Ouro. Vale a pena conferir essa obra-prima única e especial!

2013: Argo

Imagem do filme Argo
Foto: Divulgação

Argo é um filme dirigido e protagonizado pelo conhecido ator Ben Affleck, que também atua no longa. A história é verídica e se passa em 1979, durante uma crise política no Irã.

O personagem de Affleck, Tony Mendez, é um especialista em disfarces que é recrutado pelo serviço secreto norte-americano para resgatar seis refugiados na casa do embaixador canadense. Na missão, Mendez e um maquiado de Hollywood criam um falso filme para tentar tirá-los do país. 

O filme fez bastante sucesso, sendo nomeado para um total de 7 categorias e levou para casa 3 delas: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. 

2014: 12 Anos de Escravidão

Personagens do filme 12 Anos de Escravidão
Foto: Divulgação

O filme 12 Anos de Escravidão retrata a história de um escravo liberto, Solomon Northup, interpretado por Chiwetel Ejiofor, que vive em paz ao lado da família em 1841.

Certo dia, após aceitar um trabalho que o leva para outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Solomon é vendido como escravo e passa a sofrer humilhações físicas e emocionais durante a trama. Ao longo de doze anos ele é servo de dois senhores, que exploram seus serviços.

O longa-metragem levou o prêmio mais cobiçado da noite, além de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para a incrível atuação de Lupita Nyong’o. No filme estão também os atores Brad Pitt, Michael Fassbender e Benedict Cumberbatch.

2015: Birdman

Cena do filme Birdman, com Michael Keaton
Foto: Divulgação

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é o filme premiado do ano de 2015, uma comédia de humor negro, gravada toda em plano-sequência pelo mexicano Alejandro González Iñárritu

O filme narra a história de um ator de meia-idade chamado Riggan, vivido por Michael Keaton, famoso por interpretar um super-herói antigamente, e que deseja ser reconhecido como um ator sério. Para isso, resolve aceitar um papel dramático em uma peça da Broadway.

Porém, às vésperas de sua estreia, a voz do seu antigo personagem começa a lhe atormentar e ele passa a travar uma luta contra o seu próprio ego e a voz em sua cabeça.

O longa-metragem foi indicado em 9 categorias e venceu 4, incluindo Melhor Roteiro Original, Melhor Filme, Melhor Atriz para Emma Stone e Direção de Fotografia. 

2016: Spotlight: Segredos Revelados

Personagens do filme Spotlight: Segredos Revelados
Foto: Divulgação

Baseado em uma história real, Spotlight: Segredos Revelados nos aparesenta o drama vivido por um grupo de jornalistas de um famoso jornal em Boston, Estados Unidos, que resolve reunir milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos.

Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso. O elenco é recheado de estrelas!

Foi indicado para 6 prêmios, nas categorias: Melhor Filme, Diretor (Tom McCarthy), Atriz Coadjuvante (Rachel McAdams), Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Montagem, Melhor Filme, e Melhor Roteiro Original. Levou para casa os dois últimos prêmios, inclusive o mais desejado!

2017: Moonlight: Sob a Luz do Luar

Cena do filme Moonlight: Sob a Luz do Luar
Foto: Divulgação

O filme mostra três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem. A trajetória é muito mais árdua e edificante. 

A produção é estrelada por Mahershala Ali, que venceu o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Indicado a 8 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Edição, levando para casa 3 prêmios. 

2018: A Forma da Água

Cena do filme A Forma da Água
Foto: Divulgação

O filme é dirigido pelo grande Guillermo Del Toro, diretor mexicano conhecido por sua extravagância e gostos peculiares. A Forma da Água foi indicado a um total de 13 Oscars, levando para casa 4 estatuetas: Melhor Diretor para Del Toro, Melhor Trilha Sonora Original para Alexandre Desplat, Melhor Direção de Arte e Melhor Filme.

A vitória é merecida por conta da delicadeza, do belo trabalho de ambientação, da direção primorosa e de uma protagonista incrível vivisa por Sally Hawkins, no papel da muda Elisa Esposito. Octavia Spencer dá vida a Zelda Delilah Fuller, responsável pelos poucos momentos cômicos da obra. 

O filme recebeu aclamação da crítica e teve uma performance forte nas bilheterias.

2019: Green Book: O Guia

Cena do filme Green Book
Foto: Divulgação

Green Book: O Guia é uma experiência que te fará sair da sala de cinema contemplando cada cena e cada diálogo que percorre seus 130 minutos.

Com fotografia, direção e atuações impecáveis, o filme se consolida como um dos melhores do ano, principalmente por conseguir abordar assuntos delicados de forma direta e sem apelar para o clichê.

Indicado a 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e melhor montagem. Mahershala Ali garantiu seu segundo Oscar, já Viggo Mortensen foi indicado mas acabou não ganhando.

No filme, Tony Lip (Mortensen) leva a vida com pequenos serviços. Em um deles, trabalha como segurança de casas noturnas. Num período sem emprego, ele fica sabendo de uma vaga de motorista de um tradicional músico. É quando conhece Don Shirley (Ali), um conceituado pianista. O artista precisa de um motorista, mas também de um assistente e segurança, uma vez que tem uma turnê marcada pelo sul dos Estados Unidos, no início dos anos 60. 


2020: Parasita

Personagens do filme Parasita
Foto: DIvulgação

Parasita é um filme sul-coreano que levou o Oscar de Melhor Filme em 2020, fazendo história na premiação! Ganhou em 4 categorias: além do maior prêmio da noite, levou também de Melhor Diretor, Roteiro Original e Filme Estrangeiro.

Foi a grande estrela da edição do Oscar, se tornando o primeiro longa não falado em inglês a ganhar a estatueta para Melhor Filme. E é a primeira vez desde os anos 1950 que a mesma obra ganha o Oscar e a Palma de Ouro de Cannes. Incrível, né?

A história passa em torno de duas famílias, cujo os caminhos se cruzam. Uma é muito rica e a outra muito pobre. As interações entre elas revelam as diferenças sociais e expõem problemas de classe, sendo também uma forte crítica social. O enredo combina um humor ácido, com um pouco de terror, tendo um pouco mais de duas horas.

Quem será que vai ganhar o Oscar de Melhor Filme em 2021?

Enquanto os indicados ainda não saem, relembre esses clássicos e conta pra gente quais desses você já assistiu e qual é o seu preferido. E continue conosco para acompanhar as principais novidades do universo cinematográfico!

Por Gabriela Boretti 


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!