Os 7 melhores novos filmes de ficção científica

Publicada em 11/11/2020 às 10:00

Comente

Os 7 melhores novos filmes de ficção científica
Foto: Divulgação/A24

A ficção científica é mais antiga do que se pode imaginar: no século XIX o mundo avançava em pesquisas no campo da biologia, física, química e astronomia, e nem mesmo os romancistas da época deixaram de perceber e usufruir disso, como a lendária Mary Wollstonecraft Shelley que, em 1818, publicou Frankestein, obra precursora do gênero que viria a ser chamado de ficção científica. 

Acompanhando os avanços da ciência — e muitas vezes até superando-a, com narrativas futuristas que podem ou não se concretizar — a ficção científica faz sua própria manutenção diariamente, consagrando-se e reconsagrando-se como um gênero atemporal e muito versátil, ganhando força principalmente no meio cinematográfico, onde os roteiros extremamente criativos ficam ainda mais interessantes graças a tecnologia de efeitos visuais impressionantes e atuações impecáveis.

Aqui no Cinema10 já falamos diversas vezes sobre os melhores filmes de ficção científica mas, agora, nos unimos ao pessoal do Telecine para comentar os sete projetos mais recentes e mais incríveis disponíveis no mercado audiovisual, para você renovar os seus conhecimentos de sci-fi e conhecer tudo o que há de melhor nessa vertente mais atual do gênero. 

Confira a nossa seleção logo abaixo:

High Life - Uma Nova Vida

High Life - Uma Nova Vida
Foto: Divulgação/A24

Dirigido por Claire Denis, cineasta já conhecida por projetos como Deixe a Luz do Sol Entrar (2017), e roteiro assinado em parceria a Jean-Pol Fargeau, o longa teve sua estreia em 2018 no Toronto International Film Festival e chega agora ao Brasil pelo Telecine, com Robert Pattinson e Juliette Binoche no elenco principal. 

A trama acompanha um grupo de criminosos sob sentença de morte que são levados sob cobaia a uma missão espacial muito sombria, na qual uma doutora obcecada usa meios extremos para criar uma criança por meio de inseminação artificial. 

O Homem Invisível

O Homem Invisível
Foto: Divulgação/Blumhouse Productions

O encontro perfeito entre terror e ficção científica deu origem ao filme O Homem Invisível, inspirado no livro homônimo de H. G. Wells. A obra conta com direção de Leigh Whannell (Sobrenatural) e produção da Blumhouse Productions. 

O enredo acompanha a história de um cientista que está fora de si. Após forjar o próprio suicídio, ele usou o seu poder se tornar invisível para amedrontar sua ex-namorada. Ela tenta buscar ajuda na polícia, mas ninguém acredita nessa história, então terá de se vingar com as próprias mãos. 

Ameaça Profunda

Ameaça Profunda
Foto: Divulgação/20th Century Studios

Este filme dirigido por William Eubank foi um dos maiores lançamentos de 2019, com Kristen Stewart e Jessica Henwick à frente de um elenco sensacional nesta mistura de terror, suspense e ficção científica — combinação que está dando o que falar aqui na lista, hein? 

A história acompanha os tripulantes de um laboratório subaquático, mas o que era para ser só mais um dia de trabalho em suas pesquisas científicas acaba se transformando em uma verdadeira luta pela sobrevivência devido à proximidade inesperada de criaturas misteriosas e mortais.

The Old Guard

The Old Guard
Foto: Divulgação/Netflix

Gina Prince-Bythewood, de Além dos Limites, ultrapassa ainda mais as barreiras dos cinemas com seu mais recente projeto estrelado por Charlize Theron, com muita ação e ciência em um estilo mais maduro de super-heróis que a Marvel jamais imaginaria, mas que nasceram nas HQs de Rucka e Leandro Fernández. 

O filme de 2020 coloca Theron como Andy, uma soldada inabalável e imortal. Ela e seus outros colegas eternos vivem como mercenários, prestando serviços em troca de dinheiro para sobreviver em meio aos humanos comum, mas sua condição de conformismo pode mudar com a chegada de uma fuzileira naval misteriosa. 

Bloodshot

Bloodshot
Foto: Divulgação/Sony Pictures Brasil

Vin Diesel é muito mais do que Velozes & Furiosos, e um dos filmes mais recentes do astro é o sucesso Bloodshot, dirigido por David S. F. Wilson e lançado em 2020 sob os gêneros ação, aventura e ficção científica. 

Seu personagem é Ray Garrison, um soldado que foi morto em combate, mas ressuscitou após ter nanotecnologia injetada em suas veias, dando-lhe não só a vida de volta, mas novos e incríveis poderes, como super força e cura instantânea. Tudo isso, entretanto, custou sua memória, e agora ele precisa descobrir quem era antes de se tornar um sobre-humano. 

A Rebelião

A Rebelião
Foto: Divulgação/Diamond Films

Também conhecido pelo nome original de Captive State, esse longa de suspense e ficção científica foi dirigido por Rupert Wyatt e conta com todo aquele clima distópico que o cinema — e o público cinéfilo — tanto adora. 

Ambientado em Chicago, o longa toma início dez anos após uma invasão alienígena que dividiu os humanos em rebeldes e colaboracionistas. Gabriel acabou se juntando à resistência e, agora, precisa provar sua coragem. O papel principal é de Ashton Sanders, o astro de Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016). 

Projeto Gemini

Projeto Gemini
Foto: Divulgação/Paramount Brasil

Will Smith é um dos atores mais versáteis da atualidade: dentre comédias e longas de ação incríveis, o astro também conseguiu entregar um projeto de ficção científica para lá de interessante em 2019, no qual interpretou duplamente o assassino de elite Henry Brogan, uma vez em sua versão atual e, em outra, com o apoio da tecnologia, rejuvenescido para uma imagem bem semelhante a de si mesmo à época de Um Maluco no Pedaço.

Na trama, o agente precisa lutar contra um alvo que, misteriosamente, prevê todos os seus movimentos: isso porque este segundo homem é, na verdade, um clone mais jovem e mais ágil de si mesmo! Um filme extremamente visionário e muito interessante.

Gostou da seleção? Então aproveite para visitar a cinelist de aventuras no espaço ou mundos fantásticos no Telecine para curtir muitos filmes incríveis — e com os primeiros 30 dias grátis!

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!