Oscar 2021: especial Direção

Publicada em 24/04/2021 às 10:42

Comente

A 93ª cerimônia do Oscar está chegando! Domingo, 25/04, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega seus prêmios e, nessa corrida pela estatueta dourada, sabemos que uma das categorias mais importantes da premiação é a de Melhor Direção.

Em um ano marcado por dificuldades na indústria cultural, inúmeras produções de Hollywood foram suspensas. Por isso, o Oscar 2021 se tornou um dos mais diversos da história. A premiação ainda nem aconteceu, mas já está marcada por questões sociais, produções mais independentes e um forte crescimento do streaming. Vamos relembrar os cinco diretores indicados? 

Chloé Zhao por Nomadland

 

Favorita da temporada após ter conquistado o Globo de Ouro e o Critics' Choice, a diretora chinesa Chloé Zhao fez um trabalho primoroso em Nomadland, abordando desigualdade, luto e solidão. E seu sucesso ainda vai longe, pois a cineasta foi contratada para dirigir a super produção Os Eternos (2021) da Marvel. 

Em Nomadland, acompanhamos a história de Fern (Frances McDormand), uma mulher que perdeu tudo durante a Grande Recessão e decide viver na estrada com sua pequena van. Nessa jornada, ela conhece outras centenas de nômades que também enfrentam suas dificuldades. 

Lee Isaac Chung por Minari

Inspirado na própria história de vida, Lee Isaac Chung escreveu e dirigiu Minari - Em Busca da Felicidade, colocando em pauta o sonho americano e as batalhas diárias de uma família sul-coreana que tenta melhorar de vida no interior Estados Unidos.

O longa já venceu importantes prêmios durante a temporada, incluindo um Globo de Ouro e um Critics' Choice de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Emerald Fennell por Bela Vingança

A atriz britânica Emerald Fennell escreveu e dirigiu Bela Vingança, seu primeiro longa-metragem como cineasta. Um dos favoritos da temporada que até venceu o Critics' Choice e o BAFTA de Melhor Roteiro Original. Ao todo, Bela Vingança já soma doze prêmios e uma ótima média da crítica especializada. 

Na obra, acompanhamos Cassie (Carey Mulligan), uma jovem promissora que desistiu da faculdade após sua melhor amiga sofrer um ato de violência irreparável. Anos depois, ela está determinada a se vingar de homens abusadores.

David Fincher por Mank

Apesar de ter nascido no streaming, Mank é a fórmula que a Academia adora: um filme que retrata a própria indústria de Hollywood. Apesar disso, a obra dirigida pelo famoso David Fincher para a Netflix ainda não ganhou prêmios importantes na temporada.

O longa revive a confusão em torno do clássico Cidadão Kane (1940) e a jornada criativa do roteirista Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman), que escreveu a história do filme, mas não ganhou os devidos créditos na época.

Thomas Vinterberg por Druk 

Uma surpresa entre as indicações de Melhor Direção foi o dinamarquês Thomas Vinterberg, indicado pelo seu trabalho na comédia dramática Druk - Mais Uma Rodada, obra favorita entre os filmes internacionais.

O longa já soma onze prêmios, incluindo um BAFTA e um César de Melhor Filme Estrangeiro. Druk conta a história de um grupo de professores de meia-idade que decide testar uma teoria sobre a vida ser mais fácil após uma dose diária de álcool. Logo, seu desempenho profissional melhora, mas a bebedeira tem grandes consequências.

Curiosidades

1. É a primeira vez que duas mulheres são indicadas na categoria de Melhor Direção. Se Chloé Zhao ou Emerald Fennell levarem a estatueta, teremos uma diretora premiada pela segunda vez na história, desde 1929. A primeira e única foi Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (2009).

2. É a terceira indicação da carreira de David Fincher. As outras foram por A Rede Social (2010) e O Curioso Caso de Benjamin Button (2008).

3. Chloé Zhao é a primeira mulher a receber quatro indicações no mesmo ano. Ela também é a primeira não-branca a entrar na categoria de Melhor Direção. 

4. O filme de menor orçamento da categoria é um dos favoritos da temporada: Minari, do Lee Isaac Chung, custou apenas US$ 2 milhões. 

E aí, para qual diretor vai a sua torcida? 

Esquenta do Oscar: relembre todos os indicados da premiação aqui no Cinema10.

Samanta Renck de Carvalho


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!