Quem é a Rey? Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker

Publicada em 20/12/2019 às 01:12

Comente


Quem é a Rey? Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker
Foto: Divulgação/Lucasfilm

Star Wars: A Ascensão Skywalker, um dos filmes mais aguardados do ano (e talvez da década) foi lançado nos cinemas nesta quinta-feira (19).
Considerado como o nono episódio da franquia principal, o filme é o encerramento não só da atual trilogia, mas de toda a Saga Skywalker, cujo desenvolvimento tem sido acompanhado desde os anos 70, com o lançamento de Uma Nova Esperança.

A protagonista dos filmes atuais é Rey, até então sem sobrenome. Interpretada por Daisy Ridley, a personagem trouxe muitos segredos consigo desde sua primeira aparição na franquia, em O Despertar da Força (2015), e todas as respostas foram dadas em A Ascensão Skywalker, recém-lançado nos cinemas.  

Afinal, quem é Rey?

Até o momento, o que sabíamos sobre a personagem é que ela era uma humana que havia sido abandonada por seus pais em Jakku, onde cresceu sozinha e se tornou sucateira para sobreviver. No começo do episódio VII ela conhece BB-8, um droide que pretendia vender, mas a quem se apegou rápido demais.

Quem é a Rey? Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker
Foto: Divulgação/Lucasfilm

Enquanto fugia de contrabandistas que tentavam roubar o pequeno droide, Rey esbarra em Finn, um ex-stormtrooper que precisava encontrar BB-8 para concluir a missão de Poe, da Resistência. É assim que ambos passam a ser perseguidos pela Primeira Ordem.

Ainda neste primeiro filme, Rey descobre ser sensível à Força após ser guiada por uma voz no planeta Takodana, onde encontra em um baú antigo o sabre de luz que pertenceu a Anakin Skywalker e, depois, a Luke Skywalker, seu filho. Tocar no sabre lhe traz a visão de Luke, R2-D2 e Kylo Ren, que a assusta e gera o começo de grandes teorias: seria Rey a filha de Luke, neta de Darth Vader? 

Outra teoria que surge ainda em O Despertar da Força é que, talvez, a personagem venha a ser uma irmã perdida de Ben Solo, dada sua conexão imediata não só com Kylo Ren, mas com seus pais: Han Solo e Leia. 

Leia e Rey nunca haviam se visto, mas parecem extremamente próximas, aliadas pela Força, ao se encontrarem pela primeira vez, ambas sofrendo pela morte de Solo às mãos de seu próprio filho. 

Quem é a Rey? Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker
Foto: Divulgação/Lucasfilm

Nos últimos minutos do filme, Rey finalmente conhece Luke Skywalker. Já em Os Últimos Jedi (2017), a jovem o convence a treiná-la, mas não consegue levá-lo de volta à Resistência, onde Leia Organa precisa de sua ajuda. Neste filme, aprendemos ainda que Leia agora domina a Força, e essa será uma informação importante para o terceiro e último filme, A Ascensão Skywalker.

Ao fim do filme, quando a Primeira Ordem invade a Resistência, Luke se projeta para ajudar, mas não resiste aos esforços tomados e, assim como Yoda, desaparece ao tornar-se um com a Força.

Para o lançamento, os laços entre Rey e Leia estão ainda mais fortes, como mãe e filha. Na ausência de Luke, a General Organa assume o treinamento Jedi da garota, mas nem mesmo toda essa proximidade evita que haja um segredo imenso entre as duas fortes mulheres. 

Assim como Luke ajudou a Resistência à distância, Leia sente que ambos Rey e Ben estão em perigo em um duelo distante, e intervém antes que seja tarde demais. Entretanto, tal como seu irmão, não resiste e falece imediata e tranquilamente. Seu filho de sangue e sua filha de coração sentem sua partida.

Quem é a Rey? Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker
Foto: Divulgação/Lucasfilm

Leia não estaria aqui para contar o que sabia sobre Rey, mas a garota descobre mesmo assim: seu pais nunca foram Luke, Solo ou Leia, como qualquer fã poderia ter imaginado. Ela é, sim, filha de humanos comuns, mas seu avô é ninguém menos que o Imperador Palpatine. 

Seus pais verdadeiros não são nomeados, mas conta-se que ao contrário do que a garota imaginava, que havia sido vendida para comprar bebidas, Rey foi vendida a Unkar Plutt em Jakku para protegê-la de Palpatine, que havia enviado Occhi, um assassino Sith, para raptá-la.

Seus pais foram levados, mas se recusaram a revelar o paradeiro da filha e, consequentemente, foram mortos. Dessa forma, Rey cresce sozinha e com poucas informações sobre si mesma em Jakku, aguardando o dia em que seus pais retornarão, mas que nunca acontece.

Rey não aceita o fato de que é uma Palpatine, e visões dela se tornando uma Sith começam a se tornar frequentes, assustando-a ainda mais. Começa agora uma nova crise de identidade, enquanto tenta fugir de seu destino e honrar o treinamento recebido de Luke e Leia para se tornar uma grande e bondosa Jedi.

Ao lado de seus amigos, Rey dá o melhor de si para derrotar Kylo Ren e os desejos do rapaz de fazê-la se voltar para o Lado Sombrio da Força, enquanto o próprio já não acredita mais nessa identidade desde uma visão com seu pai.

Quem é a Rey? Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker
Foto: Divulgação/Lucasfilm

Rey confronta Palpatine, e recebe a ajuda de Ben Solo. A jovem houve vozes de Jedi do passado, como Anakin, Kenobi e Yoda, que a dão forças para derrotar seu avô. Motivada, Rey desvia o raio de Palpatine ao usar, ao mesmo tempo, os sabres de luz de Luke e Leia.

Entretanto, a Força exigida para matar Palpatine a leva a morte. Sua história só não acaba aqui pois Ben, em um ato de redenção, se sacrifica ao transmitir sua energia para ela, ressuscitando-a. Eles se beijam pouco antes do jovem Solo morrer e da Resistência derrotar também a frota de Palpatine.

A cena final traz a resposta que todos esperavam desde o primeiro filme: Qual o sobrenome de Rey?

Apesar de seu sangue ser Palpatine, a jovem leva em consideração o amor que teve por Luke e Leia. Ao visitar o antigo lar de Luke em Tatooine, Rey leva consigo seu sabre e o de Leia, e os enterra juntos na areia do planeta. Uma habitante está passando pelo local no momento e, chocada por não ver ninguém há anos por essa área, pergunta quem ela é. 

Assim, assume a identidade que escolheu para si: Rey Skywalker.

Quem é a Rey? Spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker
Foto: Divulgação/Lucasfilm

Star Wars: A Ascensão Skywalker continua em cartaz nos cinemas do Brasil por tempo indeterminado.

Leia mais sobre Star Wars: A Ascensão Skywalker no Cinema10.

Por Karoline Póss


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!