Relembre filmes que revolucionaram os efeitos especiais

Publicada em 09/12/2017 às 12:20

Comente


gollum

A magia do cinema avançou com o tempo assim como a tecnologia, e o ser humano foi criando novos meios de deixar os efeitos especiais do cinema cada vez mais realistas e fantásticos. Relembre com a gente filmes que revolucionaram os efeitos especiais no cinema, deixando uma marca na história não apenas pelas histórias incríveis, mas pelo marco que representam.

Viagem à Lua (1902)

viagem a lua

Acidentalmente Georges Méliès descobriu os efeitos especiais, quando o obturador de sua câmera travou, ele acabou criando acidentalmente um início do stop motion. Assim ele conseguiu filmar o primeiro filme de ficção científica do cinema, o até hoje encantador Viagem à Lua.

Saiba mais sobre Viagem à Lua ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de fantasia.

Star Wars: Uma Nova Esperança (1977)

star wars

Dá pra acreditar que a máquina de dinheiro que é a franquia Star Wars, um dia foi considerada pouco lucrativa? Pois é. Mas George Lucas conquistou seis prêmios no Oscar com Star Wars: Uma Nova Esperança, merecidamente. Afinal o filme trouxe os primeiros efeitos visuais obtidos por meio de computadores, misturando as inovações com os métodos antigos.

Saiba mais sobre Star Wars: Uma Nova Esperança ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de ficção científica.

O Exterminador do Futuro 2 (1991)

o exterminador

Hoje o efeito morphing já não é mais tão fantástico assim para quem está acostumado a ver efeitos especiais, mas quando O Exterminador do Futuro 2 foi lançado com o incrível avanço do efeito de computação gráfica usado no robô de metal líquido, foi sensacional.

Saiba mais sobre O Exterminador do Futuro 2 ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de ação.

King Kong (1933)

king kong

Na época o stop motion era novidade, e essa foi a técnica usada para criar o gorila gigante King Kong, que na verdade era um boneco de poucos centímetros colocado na imagem com atores reais. O efeito na época foi um dos mais bem feitos e deixou o público encantado, não é à toa que se tornou um clássico.

Saiba mais sobre King Kong ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de aventura.

Jurassic Park (1993)

jurassic park

Jurassic Park chegou para mostrar o avanço das técnicas digitais, dando um acabamento incrivelmente realista aos personagens. Steven Spielberg chegou a fazer testes com stop motion, mas usou o CGI e animatrônicos para dar vida aos sensacionais dinossauros do filme.

Saiba mais sobre Jurassic Park ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de aventura.

Senhor dos Anéis (2001 – 2003)

gollum

A trilogia Senhor dos Anéis por si só é fantástica, os filmes marcaram um novo cinema para os efeitos especiais, com a sensação que todo o mundo mágico da Terra Média é real. O destaque vai para o aperfeiçoamento do efeito de captura de movimento, que foi muito usado, principalmente no personagem Gollum, interpretado por Andy Serkis, que se tornou especialista na técnica e dá um show nos cinemas com seus personagens.

Saiba mais sobre Senhor dos Anéis ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de fantasia.

Toy Story (1995)

toy story

Toy Story foi o primeiro filme de animação feito totalmente em computação gráfica. Mesmo a Pixar tendo criado os moldes das cabeças dos personagens principais em argila, o filme revolucionou a indústria da animação. A inovação de Toy Story foi um marco para as novidades na animação que vemos desde então nos cinemas.

Saiba mais sobre Toy Story ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de animação.

Matrix(1999)

matrix

Não tem como falar de efeitos especiais e não fala de Matrix, um dos filmes que mais usou efeitos especiais na história do cinema. O mais marcante é o efeito bullet time, que ajudou Neo, vivido por Keanu Reeves, a desviar de muitas balas.

A tecnologia foi criada em 1990 e bem aperfeiçoada no filme, usando diversas câmeras em círculo e disparando de forma sequencial, era criado o efeito que hoje é usado em qualquer lugar, como comerciais e clipes.

Saiba mais sobre Matrix ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de fantasia.

Avatar (2009)

avatar

Por fim chegamos a Avatar, que em 2009 deixou os espectadores encantados, o filme de James Cameron conseguiu uma façanha, reinventando o cinema 3D. O longa 100% 3D conseguiu ser desenvolvido sem causar desconfortos ao espectador, já que anteriormente era fácil sentir dores de cabeça com o efeito.

Saiba mais sobre Avatar ou aproveite para conferir nossa lista de filmes de fantasia.

Por Milena Costa


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!