O Diário da Princesa e outros filmes que completam 20 anos em 2021

Publicada em 12/01/2021 às 15:45

Comente

As produções que estrearam em 2001 vão desde comédias românticas até ficções científicas, passando pelo início de grandes franquias e animações de sucesso, como Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

Foi um grande ano para a indústria cinematográfica e, pensando nisso, o Cinema10 fez uma lista com os 10 principais lançamentos de 2001. Preparado?

Veja quais são os filmes que completam 20 anos em 2021:

1. HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL 

Cartaz de Harry Potter a Pedra Filosofal
Foto: Divulgação/ Warner Bros.

Dirigido por Chris Columbus, Harry Potter e a Pedra Filosofal marca o início de uma saga de oito filmes bem-sucedida sobre o universo fantástico dos bruxos. 

Há exatamente duas décadas, o órfão Harry Potter (Daniel Radcliffe) recebeu uma carta misteriosa que o convidava para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Desde então, sua vida não foi a mesma e lá ele pode fazer duas grandes amizades, com o desastrado Rony (Rupert Grint) e a inteligente Hermione (Emma Watson).  

É também nesse filme que Hagrid (Robbie Coltrane) diz: "Você é um bruxo, Harry" - o que acabou se tornando uma icônica frase na saga. O filme é baseado nos livros da escritora J.K. Rowling, sendo o segundo mais visto da saga, perdendo apenas para o último filme: As Relíquias da Morte - Parte 2.

O bruxinho caiu nas graças do público e hoje em dia é um símbolo da cultura pop.

2. O SENHOR DOS ANÉIS: A SOCIEDADE DO ANEL

Cartaz de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
Foto: Divulgação/ New Line Cinema

Baseado na obra homônima de J.R.R. Tolkien, o primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis, intitulado A Sociedade do Anel, chegou às telonas em dezembro de 2001.

O filme é dirigido por Peter Jackson e acompanha a jornada de Frodo Bolseiro (Elijah Wood), um hobbit encarregado de transportar um poderoso e desejado anel para que possa ser destruído.

A grande produção recebeu 12 indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante para Ian McKellen como o mago Gandalf. Não é para menos: a produção levou mais de seis anos para ser concluída - e o resultado é incrível. 

3. MONSTROS S.A.

Filme Monstros SA.
Foto: Divulgação/ Pixar

Essa é uma das animações mais amadas de toda a Pixar! Monstros S.A. nos conta a história do monstro Sulley, funcionário exemplar de uma fábrica de sustos localizada na fictícia Monstrópolis, em que as criaturas tem como objetivo assustar crianças em seus quartos. Junto de seu fiel assistente Mike Wazowski, ele acaba conhecendo Boo, uma garotinha que vai parar acidentalmente nessa dimensão paralela. Por incrível que pareça, eles acabam se apegando um ao outro. 

A emocionante e divertida animação é dirigida por Pete Docter (o mesmo de Up - Altas AventurasDivertida Mente e o recente Soul), e levou para casa o Oscar de Melhor Canção Original, além de ter concorrido como Melhor Animação. 

4. SHREK

Cartaz de Shrek
Foto: Divulgação/ Paramount Pictures

Shrek veio para renovar os tradicionais contos de fada, na qual uma princesa está aprisionada em uma torre e espera por seu príncipe para salvá-la. A diferença é que Fiona (na voz de Cameron Diaz) não se enquadra no padrão de donzela indefesa e, cá entre nós, muito menos o seu príncipe, que na verdade é Shrek, um ogro dos pântanos (Mike Myers).

Depois de ter seu habitat invadido por personagens de contos de fada, o ogro decide resgatar a jovem para recuperar sua tranquilidade. O sucesso foi tanto que o longa-metragem logo virou uma franquia, com mais três sequências, além de uma quarta vindo por aí. Além disso, fizeram também um spin-off do adorável Gato de Botas - que, inclusive, levou o Oscar de Melhor Animação. 

Os divertidos filmes da franquia somaram mais de US$ 3 bilhões em bilheteria ao redor do mundo, sendo adorados por todos.

5. MOULIN ROUGE! - AMOR EM VERMELHO

Cena de Moulin Rouge - Amor em Vermelho
Foto: Divulgação

Moulin Rouge! - Amor em Vermelho acompanha a história do romântico Christian (Ewan McGregor), um escritor que se muda para um bairro boêmio de Paris e lá acaba entrando para uma trupe de artistas. Acontece que esses artistas frequentam o cabaré Moulin Rouge, famoso por suas dançarinas de cancan. Lá, ele acaba se apaixonando pela estrela do local, a cortesã Satine (Nicole Kidman). Acontece que a paixão é proibida, já que ela está prometida para o Duque, rendendo um romance ardente e muito turbulento.

Além da história em si, a trama conta com vários sucessos da música pop, como "Lady Marmalade", "Your Song", "Like a Virgin", "Diamonds Are A Girl's Best Friend" e "The Show Must Go On".

Com direção de Baz Luhrmann, o musical rendeu 8 indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme e Melhor Atriz para Kidman. Além disso, o filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical.

6. O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN

Cena do filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Foto: Divulgação

O filme mais cult dessa lista é, sem sombra de dúvidas, o clássico O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Dirigido pelo francês Jean-Pierre Jeunet, o filme se passa na Paris do final dos anos 90 e conta a história da jovem e sonhadora Amélie, vivida por Audrey Tautou.

A personagem trabalha como garçonete em um café e tem uma visão de mundo bastante peculiar: a partir de pequenos gestos, ela ajuda todos ao seu redor e, assim, encontra um novo sentido para sua existência. Só lhe falta agora um grande amor, que ela nem imagina que já cruzou seu caminho antes.

O filme rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro. 

7. A VIAGEM DE CHIHIRO

Cena de A Viagem de Chihiro
Foto: Divulgação/ Studio Ghibli

Considerada a grande obra-prima do Studio Ghibli, A Viagem de Chihiro conta a história de uma menina de 11 anos que se perde dos pais em uma misteriosa cidade e descobre um universo alternativo, onde os humanos não são bem-vindos.

Entre espíritos e outras criaturas fantásticas, a pequena Chihiro embarca em uma jornada fantástica para reencontrar sua família e livrá-la de um terrível feitiço que os transformou em porcos.

Dirigido por Hayao Miyazaki, o filme se consagrou como o mais bem-sucedido da história do cinema japonês, rendendo mais de 352 milhões de dólares nas bilheterias mundiais. E de quebra, ainda levou o Oscar de Melhor Animação em 2003, o que lhe garantiu o título de primeira e única produção de língua estrangeira a vencer na categoria.

8. DONNIE DARKO

Cena de Donnie Darko
Foto: Divulgação

Outro filme cult dessa lista é Donnie Darko, que foi exibido no Festival de Sundance e por pouco não teve seu lançamento diretamente em vídeo.

O filme conta a história de Donnie (Jake Gyllenhaal), um adolescente problemático que, após escapar de um acidente bizarro, começa a ter visões de um homem fantasiado de coelho que o encoraja a cometer vários crimes.

A princípio independente, o filme se popularizou e arrecadou mais de meio milhão de dólares, se tornando um marco que até hoje tem seus fãs.

9. O DIÁRIO DA PRINCESA

Cena de O Diário da Princesa
Foto: Divulgação/ Disney

O Diário da Princesa é o primeiro filme de Anne Hathaway, que fez sua estreia internacional em agosto de 2001 no papel da jovem Mia, uma estudante que aos 15 anos descobre ser filha de um príncipe europeu e, portanto, é herdeira do trono.

A história é uma adaptação do livro homônimo de Meg Cabot e fez um tremendo sucesso entre as adolescentes da época, que até hoje relembram saudosamente do filme.

O sucesso foi tanto que ganhou uma sequência três anos depois, com O Diário da Princesa 2. O filme ainda conta com Julie Andrews (Mary Poppins, A Noviça Rebelde) como a Rainha Clarisse no elenco e é dirigido por Garry Marshall. Há rumores de que um terceiro filme deve sair em breve. Vamos torcer!

10. LEGALMENTE LOIRA

Cena de Legalmente Loira
Foto: Divulgação

Para encerrar nossa lista, um clássico dos anos 2000: Legalmente Loira. Esse filme marca o primeiro papel da carreira de Reese Whiterspoon, que ganhou o coração de Hollywood quando interpretou Elle Woods, uma típica patricinha americana que decide estudar Direito em Harvard após ser abandonada pelo namorado.

Para se livrar dos estereótipos, ela entra na faculdade e prova para todos que inteligência não depende de aparência. O filme foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical, e Whiterspoon disputou o prêmio de Melhor Atriz também nessa categoria. 

O filme fez tamanho sucesso e ganhou uma continuação em 2003, com Reese no mesmo papel. Ano passado, o filme ganhou uma homenagem no clipe de "Thank u, next" de Ariana Grande e agora já tem sua terceira parte confirmada, com lançamento previsto para maio de 2022. 

Gostou da lista? Qual é o seu filme preferido dela? Continue acompanhando o Cinema10 para mais matérias especiais sobre o universo da sétima arte.

Por Gabriela Boretti


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!