Censura: Arquidiocese proíbe utilização da imagem do Cristo Redentor em Rio, Eu Te Amo

Publicada em 09/07/2014 às 18:25

Comente

Rio, Eu Te Amo conta com 10 histórias que mesclam artistas nacionais e internacionais. Em Inútil Paisagem, segmento dirigido José Padilha e estrelado por Wagner Moura, a imagem do Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, aparece. O personagem de Moura voa de asa-delta, enquanto discute relacionamentos e questões da cidade, e é possível ver o monumento. Ele funciona como uma espécie de interlocutor.
 
A Arquidiocese do Rio, por meio de sua assessoria de imprensa, comunicou que não aprova a utilização da imagem no filme: "Há cenas no filme em questão que foram consideradas ofensivas à imagem do Cristo e, consequentemente, à casa dos católicos. É uma prática absolutamente normal da Arquidiocese a não autorização de qualquer produto audiovisual que avance nesse caminho". 
 
Em entrevista ao jornal O Globo, Padilha afirmou que essa atitude "Representa um enorme retrocesso no que tange a liberdade de expressão no Brasil" e completou explicando que "a estátua é mostrada como um símbolo da cidade, e não como símbolo religioso". 
 
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também está tentando intervir nesta decisão: O Cristo é um patrimônio da Arquidiocese, mas é um ícone do Brasil e do Rio. Não pode haver exagero. Tudo tem limite”, afirmou em entrevista também ao O Globo.
 
O filme ainda conta com a participação de cineastas como Fernando Meirelles, Carlos Saldanha, Nadine Labaki e Andrucha Waddington. Além dos atores Rodrigo SantoroBruna Linzmeyer, Roberta Rodrigues, Tonico PereiraFernanda Montenegro, Cláudia Abreu, Márcio Garcia, John Turturro, Harvey Keitel, Vincent Cassel, Emily Mortime e Jason Isaacs.
A estreia nacional está marcada para 11 de setembro de 2014. 
 
Saiba mais sobre o filme Rio, Eu Te Amo. Veja também nossa lista de filmes de romance.
 
Por Rosa Felix

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!