Luc Besson é condenado por plágio de Fuga de Nova York

Publicada em 30/07/2016 às 13:51

Comente

 

Luc Besson
Quando o filme Lockout foi lançado, em 2012, mais um de crítico apontou que ele tinha muitas semelhanças com o filme Fuga de Nova York, dirigido por John Carpenter em 1981. Agora, a justiça francesa condenou o roteirista Luc Besson a pagar 465.000 euros pelo plágio. 
 
O filme foi dirigido por James Mather e Stephen St. Leger, baseado na história de Besson. O filme segue um homem injustamente condenado (Guy Pearce) que tem a chance de ser libertado caso consiga libertar a filha do presidente dos Estados Unidos, mantida em cativeiro após uma rebelião em uma prisão na órbita da Terra. 
 
 
Carpenter alegou que o longa segue muito do roteiro de sua obra, e processou a EuropaCorp, St. Leger, Mather e Besson na justiça francesa, pedindo 2,2 milhões de euros pelos danos.
 
 
Ele ganhou em primeira instância no ano passado, mas a justiça ordenou o pagamento de 80 mil euros a Carpenter, Nick Castle (o roteirista do filme original) e à Metro-Goldyn-Mayer.
 
Besson então apelou da decisão, negando qualquer cópia e alegando que o processo era um "um obstáculo à liberdade artística". A apelação deu errado e a justiça francesa quintuplicou o valor que Besson terá que pagar a Carpenter. 
 
Veja os trailers dos dois filmes abaixo!
 

 

 
Besson deve lançar em 2017 a ficção-científica Valerian and The City of a Thousand Planets, onde é diretor e roteirista. Sem cópias desta vez! Saiba mais sobre a carreira de Luc Besson ou veja nossa seção de filmes sobre o espaço
 
Fabíola Cunha 

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!