Enola Holmes: Família de Arthur Conan Doyle processa Netflix por direitos autorais

Publicada em 05/10/2020 às 19:46

Comente

Certamente você já ouviu falar do filme Enola Holmes, novo longa-metragem da Netflix, não é? E também que ela é a irmã caçula do detetive mais famoso de Londres, o icônico Sherlock Holmes. Mas você sabia que não são todas as histórias do detetive que fazem parte do domínio público? 

Pois é! O personagem Sherlock Holmes foi criado há cerca de 130 anos pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle e, por isso, se configura como domínio público. No entanto, a Netflix recebeu um processo por direitos autorais da família do escritor.


Foto: Divulgação
 

Mas então por que a Netflix foi processada? A firma que cuida do caso alega que tanto o livro quanto o filme de Enola Holmes são baseados em aspectos que ainda não estão em domínio público. É o caso da coletânea Os Casos de Sherlock Holmes, com vários contos escritos e publicados entre 1921 e 1927. Esses contos trazem mudanças na personalidade de Sherlock e são um reflexo do estado mental de Arthur Conan Doyle, que na época presenciou a morte de alguns familiares devido à Primeira Guerra Mundial.

Entre as características que apontam essa mudança de personalidade, estão descritos o fato dele se tornar uma pessoa “gentil, capaz de fazer amizades, expressar emoções e respeitar mulheres”. O processo afirma que o filme aborda justamente esses aspectos, com Sherlock inicialmente “reagindo friamente” a Enola e, posteriormente, tratando-a com gentileza. Por isso, o longa e o livro, bem como seus responsáveis, estão sendo processados, porque estão utilizando aspectos que não fazem parte do domínio público e sequer consultaram a família de Conan Doyle. 

Cena do filme Enola Holmes
Foto: Divulgação

Lembrando que esta não é a primeira vez que os herdeiros do escritor entram com processo por violação de direitos autorais. O último processo aconteceu em 2015, pelo filme Mr. Holmes, que mostra a aposentadoria do detetive, período que também segue protegido por direitos. Este caso foi resolvido após um acordo com valores não divulgados. Provavelmente, o novo processo irá seguir pelo mesmo caminho, já que Enola Holmes já está disponível na Netflix.

Veja abaixo o trailer do filme: 

A história nos mostra a origem da irmã mais nova de Holmes, vivida pela jovem Millie Bobby Brown. No longa estão também os atores Henry Cavill - que dá vida ao famoso investigador -, além de Helena Bonham Carter como a mãe dos personagens e Sam Claflin, que interpreta o irmão Mycroft Holmes. 

Continue acompanhando o site Cinema10 para mais ficar sempre ligado em todas as novidades de Enola Holmes e do universo cinematográfico! 

Por: Gabriela Boretti

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!