Filme Os Muppets é acusado de fazer lavagem cerebral em crianças

Publicada em 07/12/2011 às 10:08

Comente

Muppets Tex Richman

A Fox Business, canal da Fox voltado para economia, negócios e notícias afins, se sentiu perturbada e acusou os Muppets de fazerem uma "lavagem cerebral" anticapitalista nas crianças. Segundo o canal, o filme promove o liberalismo e tenta difamar capitalistas, ou melhor, empresários do ramo do petróleo e, claro, os ricos.

No filme, os Muppets tem o futuro do seu estúdio ameaçado por um empresário, Tex Richman (Chris Cooper, foto acima), a personificação grandiosa do capitalista malvado (leia-se, homem que só pensa nos lucros financeiros), que pretende esperar a hipoteca do estúdio vencer para que Kermit não seja mais o dono e, então, o vilão possa finalmente por o estúdio abaixo e iniciar a extração do petróleo que se encontra no local.

Depois de Richman, Kermit e sua turma terão de enfrentar Rupert Murdoch, o presidente conservador da News Corporation e a 117ª pessoa mais ricas do mundo (segundo o ranking Forbes, com uma fortuna estipulada em 6,3 bilhões de dólares). Em um programa exibido na última semana pela Fox Entertainment, o "Follow the Money" ("Siga o Dinheiro", em tradução livre), o filme foi acusado de conspiração, liberalismo e de persuadir as crianças a ficarem contra o capitalismo.

A polêmica em si, gira em torno da escolha do vilão. Por que, segundo os indignados, o vilão tinha de ser um magnata sem coração do petróleo? Embora os inocentes personagens possam ser tachados de "liberais", a acusação cai sobre a Disney. Estaria o estúdio tentando fazer alguma espécie de lavagem cerebral nos seus pequenos espectadores? Aqui, nesse ponto, é válido lembrar que, diversas vezes durante o longa Os Muppets, outdoors de Carros 2 são mostrados. A sequência de Carros também levantou a questão do petróleo (versus combustível alternativo) e o vilão era, também, um magnata do petróleo (embora o filme tenha um roteiro mal desenvolvido que parece se confundir e acaba por defender o combustível fóssil).

Eric Bolling, apresentador do Follow the Money, e Dan Gainor, jornalista entrevistado e membro do instituto Media Research Center (cuja missão é definida por "denunciar e combater a `agenda liberal´ na mídia norte-americana"), fizeram alguns comentários bastante incisivos, confira alguns trechos:

"Liberais tentando fazer homens de negócio bem-sucedidos parecerem maus... isso não é novidade." (Bolling).

"É incrível ver até onde vai a `esquerda´ apenas para manipular nossas crianças, tentando os persuadir e dar uma mensagem anti-corporativa" (Gainor).

"Estariam os liberais tentando fazer lavagem cerebral em nossas crianças contra o capitalismo?" (Bolling).

"Eles [Hollywood] odeiam a indústria petrolífera, assim como a `América´ corporativa." (Gainor).

"Deve haver, é isso que estão ensinando às nossas crianças. Você vê agora a razão de termos um bando de gente nesse movimento [Occupy Wall Street] por todo o país? Eles estão sendo doutrinados literalmente por anos por esse tipo de coisa." (Bolling).

O jornalista Gainor citou uma série de filmes, séries e programas que ele julgava culpados por fazer apologia ao liberalismo e por fazer as pessoas esquecerem que o petróleo não é um vilão, mas sim aquilo que faz hospitais, ambulâncias, aquecedores, etc. funcionarem. Os réus foram Carros 2, Syriana, Sangue Negro, Capitão PlanetaBig Green Help, O Dia Depois de Amanhã.

"É isso que eles [os programas] estão ensinando, que as empresas são ruins, que o petróleo é mau. E agora estão dizendo às crianças também o que disseram no filme Matrix: que a humanidade é um vírus na pobre mãe Terra", disse Gainor.

E com o drama familiar que faltava, Bolling contou que, na sua infância, quando via alguém rico seu pai comentava: "Está vendo aquele cara? Ele trabalhou duro para isso e você pode ficar assim um dia.", ao invés de ver alguém como Tex Richman e dizer que ele é mau.

A entrevista completa você pode conferir no site mediamatters.org (clique aqui).

Saiba mais sobre o filme Os Muppets.

Veja mais notícias sobre OS Muppets.

E esta é a expressão de preocupação minha e dos Muppets:

Muppets

Por Laísa Trojaike - @LaisaTrojaike

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!