Gal Gadot se defende após acusações de whitewashing em Cleópatra

Publicada em 26/12/2020

Comente

Gal Gadot se defende após acusações de whitewashing em Cleópatra
Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Gal Gadot se tornou o centro de grandes críticas após ser anunciada como a atriz que interpretará Cleópatra no próximo filme em live-action da personagem, projeto que está sendo desenvolvido pela Paramount Pictures com direção de Patty Jenkins, que já trabalha com a estrela na franquia Mulher-Maravilha.

Em entrevista recente ao BBC Arabic, Gadot foi a público pela primeira vez desde as notícias, em outubro, se defedendo por ter aceitado o papel. Ela diz: 

“Em primeiro lugar, se você quer ser fiel aos fatos, então Cleópatra era macedônia. Estávamos procurando uma atriz macedônia que se encaixasse em Cleópatra. Ela não estava lá, e eu estava muito apaixonada por Cleópatra. Tenho amigos de todo o mundo, sejam eles muçulmanos, cristãos, católicos, ateus, budistas ou judeus, é claro. Pessoas são pessoas, e comigo quero celebrar o legado de Cleópatra e homenagear este incrível ícone histórico que tanto admiro.

As críticas relembram o clássico de 1963, dirigido por Joseph L. Mankiewicz por ter escalado Elizabeth Taylor no papel de Cleópatra. Nesta nova interpretação da Rainha do Egito, internautas levantaram um debate sobre a ancestralidade e aparência de Cleópatra, que ainda é controversa devido a falta de informações concretas sobre ela. 

A luta contra o whitewashing e por maior representatividade em Hollywood tem se intensificado, embora projetos recentes, como A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017), Sob o Mesmo Céu (2015) e, um pouco mais atrás, O Preço da Coragem (2007), nadem contra a maré ao trazerem atrizes brancas interpretando personagens de cor. 

Apesar das críticas, o novo filme de Cleópatra com Gal Gadot irá acontecer, embora ainda sem previsão de estreia. Mais novidades devem ser divulgadas em breve. 

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!