Globo de Ouro: Parasita leva Melhor Filme Estrangeiro e levanta debate sobre preconceito linguístico

Publicada em 06/01/2020 às 01:00

Comente

Globo de Ouro: Parasita leva Melhor Filme Estrangeiro e levanta debate sobre preconceito linguístico
Foto: Divulgação/Madman Films

Aconteceu nesta noite de domingo (06) o Globo de Ouro, uma das mais importantes premiações mundias de cinema e televisão. No evento, o filme sul-coreano Parasita levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro para casa, mas não sem antes levantar debate sobre preconceito linguístico na indústria cinematográfica.

Em seu discurso de agradecimento o diretor Bong Joon-ho diz: "Quando superarmos as barreiras de legendas, vocês vão conhecer muitos filmes incríveis". A afirmação parte de uma crítica aos estadunidenses, principalmente, que deixam de consumir produções internacionais devido ao não conhecimento do idioma. 

A crítica vai ainda mais longe ao lembrarmos que, embora a falta de consumo de filmes internacionais, o mercado hollywoodiano tem grande interesse em adaptar produções que fazem sucesso no oriente. Como exemplo, a novela coreana Good Doctor ganhou uma versão homônima e extremamente popular em língua inglesa, mas pouco se diz sobre a obra original. 

Com a vitória no Globo de Ouro, a indicação para o Oscar torna-se ainda mais palpável, embora ainda não seja garantida. 

Enquanto os indicados ao maior prêmio da academia não é divulgado, leia mais sobre Parasita no Cinema10 para entender o porquê deste filme coreano estar fazendo tanto sucesso em todo o mundo.

Por Karoline Póss

Comentários (1)





Flavia D Tavares comentou: Excelente filme. Mereceu muito essa premiação! 06/01/2020 | Responder