Harry Shum fala sobre representatividade asiática em Glee

Publicada em 01/05/2020 às 18:33

Comente

Harry Shum fala sobre representatividade asiática em Glee
Foto: Divulgação/Fox 

Harry Shum Jr. está em diversos projetos de sucesso, de Shadowhunters (2016-2019) ao popular filme Podres de Ricos (2018), mas é inegável que seu primeiro papel de destaque foi na série Glee: Em Busca da Fama (2009-2015), na qual interpretou o dançarino Mike Chang.

Em entrevista recente ao podcast Commit Or Quit, o astro foi perguntado sobre ter sido um dos primeiros asiáticos a apareceram na televisão americana com um papel de tamanha importância, mas negou afirmando que muitos nomes vieram antes dele, sem diminuir a importância da diversidade:

"Eu cresci assistindo a muitos filmes e, acho que vocês vão concordar, as vezes você está assistindo e fica "olha, tem um cara asiático" e nós falamos sobre isso, embora as pessoas possam não entender o quão importante isso é. Eu acho que é muito importante para vários de nós porque a gente quer ter algum tipo de associação com aquilo que estamos assistindo. E não é que todo filme precisa ter alguém que pareça com você, porque também acho importante mostrar a diversidade nos grupos de pessoas que ainda não estão aparecendo em projetos."

Ao ser perguntado especificamente sobre alguma pressão ao representar a comunidade asiática em Glee, Harry pensa um pouco antes de responder:

"Enquanto estava no programa, sentia que não representava toda a comunidade, mas gostaria de fazer questão de que isso fosse representado corretamente, na medida do possível. Mesmo que muito não estivesse sob meu poder, o que eu podia fazer era, seja lá o que estivesse escrito [no roteiro], eu poderia atuar de uma forma que fosse o mais longe possível de qualquer estereótipo que já foi mostrado em séries televisivas".

Confira o trecho legendado em inglês do podcast: 

O último episódio de Glee já foi ao ar há cinco anos, mas a série continua sendo um grande sucesso e, no Brasil, suas seis temporadas completas podem ser assistidas pela Netflix

Leia mais sobre Glee: Em Busca da Fama no Cinema10.

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!