HQ de Vingadores é banida da Bienal do Rio pelo prefeito

Publicada em 06/09/2019 às 02:59

Comente

HQ de Vingadores é banida da Bienal do Rio pelo prefeito
Foto: Divulgação/Marvel

"Vingadores - A Cruzada das Cerianças", HQ lançada no Brasil em 2016, foi banida da BIenal do Livro do Rio de Janeiro pelo prefeito da cidade, Marcelo Crivella. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, alega que a obra contém conteúdo sexual para menores". 

Com autoria de Allan Heinberg e Jim Cheung, a HQ que está em circulação global desde 2010 aborda um relacionamento gay entre dois personagens, mas não há nada de sexual, apenas um beijo entre dois personagens, como mostra a imagem abaixo:

HQ de Vingadores é banida da Bienal do Rio pelo prefeito
Foto: Reprodução/Marvel

Segundo o prefeito no mesmo vídeo, a medida visa proteger os menores da cidade.

Internautas comentam sua indignação com a retirada dos livros, alegando que a ação do prefeito foi uma censura. A Bienal não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

ERRATA (06/09): A Bienal Internacional do Livro Rio se pronunciou sobre o assunto, declarando que trata-se de "um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados" e que, no próximo fim de semanal, serão realizados três painéis sobre a literatura Trans e LGBTQA+. 

As HQs não foram removidas e, após declaração do prefeito, o produto encontra-se atualmente esgotado na Bienal Rio, tamanha crescente da procura do público pelo livro. 

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!