Katie Leung foi forçada a negar ataques racistas na época de Harry Potter

Publicada em 12/03/2021 às 11:19

Comente

Katie Leung foi forçada a negar ataques racistas na época de Harry Potter
Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

A atriz Katie Leung se tornou conhecida ao interpretar Cho Chang em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), mas a experiência por trás as câmeras não foi das melhores para a jovem que tinha apenas 16 anos na época. Em entrevista recente ao Chinese Chippy Girl, a estrela comenta que foi instruída pela assessoria a negar que estava recebendo ataques raciais na internet.  

“Eu estava me pesquisando no Google e, em certo ponto, cheguei a um site que era meio que dedicado ao fandom de Harry Potter. Lembro-me de ter lido todos os comentários. E, sim, era um monte de merd* racista", conta Katie Leung na entrevista.

Ela continua, dizendo que assessores de imprensa a instruíram a não falar nada sobre: "Lembro-me deles me dizendo: 'Olha, Katie, não vimos esses sites em que as pessoas estão comentando. E você sabe, se alguém perguntar sobre isso, diga que não é verdade. Diga que nada está acontecendo". Na época, ela concordou em não falar nada sobre o assunto.

Não ficou claro, entretanto, se os assessores de imprensa citados por Katie trabalhavam exclusivamente para ela ou se eram da equipe da Warner Bros. Pictures, respondendo pelo elenco do filme como um todo. De acordo com o portal Variety, a Warner se recusou a comentar as alegações.

Essa não é a primeira polêmica envolvendo racismo no Mundo Bruxo: a autora da franquia literária que inspirou os livros, J.K. Rowling, é constantemente criticada pela alta de representatividade em sua obra. Até mesmo o nome da personagem Cho Chang foi alvo de críticas compreensíveis, afirmando que o nome é preguiçoso e racista. 

A autora também foi criticada pela representação de Nagini em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, pela personagem reforçar os estereótipos e fetiches referentes a mulheres asiáticas, por ela sua animalização e posse por um homem branco.

Leia mais sobre a franquia Harry Potter no Cinema10.

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!