Multishow se desculpa por cortar piada de Chapolin

Publicada em 05/06/2018 às 11:36

Comente

Os direitos de transmissão das séries mexicanas Chaves e Chapolin foram adquiridos pela Multishow que, desde 21 de maio, tem exibido seus episódios no canal fechado. Os fãs, entretanto, reclamaram da nova dublagem de um dos episódios de Chapolin, "O Descobrimento da Tribo Perdida", que teve uma piada cortada por ser considerada homofóbica pela emissora.

No episódio, a personagem de Maria Antonieta de Las Nievas comenta que seria melhor ter chamado o Batman em vez de Chapolin.

Na série original, o protagonista rebate dizendo que "o Batman saiu em lua de mel com o Robin" e, portanto, não poderia vir, insinuando ainda em seu comentário a homossexualidade de Batman. Na nova dublagem, sua fala foi trocada para "o Batman não pôde vir porque furou o pneu do Batmóvel".

Não é a primeira vez que o episódio é transmitido no Brasil, fazendo parte de um DVD lançamento em 2005 e da programação do SBT, onde ambos manteram a piada original. Com a revolta dos fãs, a diretora de programação digital da Multishow, Tatiana Costa, pediu desculpas e justificou a decisão durante entrevista para o portal UOL:

"Erramos nesse caso, mas ainda erraremos muito. E que bom, porque é vivo, é uma troca, não é uma decisão única, unilateral, enfiada goela abaixo. Estamos aqui para ouvir, discutir juntos e ajustar. Somos fãs também e sabemos que ainda teremos muitas batalhas pela frente. Existe, por trás, obviamente, um cunho homofóbico, uma coisa mais machista."

Ela continua: "Entendemos que era uma piada preconceituosa. Lá nos anos 70 e 80, era considerada normal, mas felizmente hoje não é mais aceitável. Tentamos suavizar isso. Não foi fácil. Temos um poder muito grande nas mãos. Somos um canal democrático, que tem a Pabllo Vittar no ar num programa incível com um propósito de combater tudo isso. Mas, ao mesmo tempo, entendemos que os fãs reagiram. Vamos acertar e errar, mas sempre com a tentativa de fazer o melhor."

Chaves e Chapolin são exibidos de segunda a sexta, às 23 horas no canal Multishow.

Por Karoline Póss

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!