Pôsteres de Deuses do Egito recriam mitologia egípcia. Pode isso?

Publicada em 13/11/2015 às 09:15

Comente


Gerard Butler aparece super-espartano e antropozoomórfico no set de Deuses do Egito (Foto: Divulgação)

Depois de vermos Fúria de Titãs e Fúria de Titãs 2 deturparem a mitologia grega, agora chegou o momento para os fãs da mitologia egípcia sofrerem. Tudo bem, são apenas cartazes e precisamos ver o filme em si antes de começar a reclamar, mas...

Onde estão os egípcios nessas imagens? Entendemos que falar de etnias é um assunto complicado, sobretudo de uma civilização que viveu há centenas de anos, mas é muito pouco provável que a visão eurocêntrica esteja certa. Desde quando Gerard Butler e Nikolaj Coster-Waldau têm cara de egípcios? Ok, você pode argumentar que Joel Edgerton também está longe de parecer egípcio e fez ninguém menos do que o próprio Ramsés em Êxodo: Deuses e Reis. Isso porém, nos leva a outros dois pontos: maquiagem e figurino. Edgerton contou com uma maquiagem incrível e um figurino muito bem pensado, o que torna muito difícil olhar para ele e não admitir que um faraó possa ter sido assim, ainda mais se levarmos em conta as esculturas e demais representações egípcias.

Nesses pôsteres de Deuses do Egito, no entanto, é difícil aceitar qualquer licença poética. Até que ponto podemos usar tecidos, trajes e adereços que não condizem com os personagens? Além disso, a típica maquiagem egípcia, com olhos bastante delineados, mandou lembranças.

Resta a pergunta: quem fez isso? Bom, o roteiro foi escrito por Burk Sharpless e Matt Sazama, mas ainda é muito cedo para especular detalhes da trama, que, até onde se sabe, mostrará um ladrão comum juntando-se aos deuses para passar por uma difícil provação. Ok, mais do mesmo, mas pode ser interessante. Já a direção é de Alex Proyas, que retorna como diretor após um hiato de quase seis anos em sua carreira (provavelmente ele deve ter se escondido de vergonha após Presságio).

Logo nota-se que o estúdio não estava interessado em fazer um bom filme sobre a mitologia egípcia, mas sim apenas mais uma aventura para o grande público. Para o figurino, chamaram a pouco experiente Liz Keogh, que trabalhou com Proyas em Eu, Robô. Já o departamento de maquiagem conta com um pessoal experiente, o que decepciona um pouco.

Agora, vamos ao elenco. Deuses do Egito conta com Gerard Butler como Seth, Nikolaj Coster-Waldau como Horus, Brenton Thwaites como Bek, Geoffrey Rush como Rá (eis um bom motivo para assistir à produção!), Rufus Sewell como Urshu, Abbey Lee como Anat, Courtney Eaton como Zaya, Chadwick Boseman como Thoth, Elodie Yung como Hathor e Goran D. Kleut como Anubis.

Deuses do Egito estreia em 13 de abril de 2015 no Brasil.

Respira fundo e confira os cartazes:

Deuses do Egito

Deuses do Egito

Deuses do Egito

Deuses do Egito

Deuses do Egito

Deuses do Egito

Você também ficou assim?

Saiba mais sobre o filme Deuses do Egito ou confira a nossa lista de filmes de fantasia.

por Laísa Trojaike

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!