Saiba mais sobre 'O Menino e o Mundo', animação que representa o Brasil no Oscar 2016

Publicada em 16/01/2016 às 15:55

Comente


Animação brasileira 'O Menino e o Mundo' poderá trazer o primeiro Oscar ao país (Foto: Divulgação)
 
Como já foi adiantada na lista completa dos indicados ao Oscar 2016, uma feliz surpresa surgiu para os brasileiros, apaixonados pelo cinema ou não. A animação 'O Menino e o Mundo' está concorrendo a estatueta como "melhor animação", sendo o único representante nacional do 88th Academy Awards, que ocorrerá no dia 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, Hollywood.
 
O filme é dirigido pelo artista paulista Alê Abreu, que também ficou conhecido pela animação 'Garoto Cósmico', que estreou em 2007 no Anima Mundi, no aniversário de 18 anos do festival.
 

Cena da animação 'Garoto Cósmico', lançada em 2007, por Alê Abreu (Foto: Divulgação)
 
Já O Menino e o Mundo é uma animação com uma temática adulta. Se utilizando de diversas técnicas artísticas, ele conta a história de um menino que, sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre um mundo dominado por máquinas e seres estranhos, uma sociedade marcada pelo consumismo e opressão. Mais do que isto: ele retrata a visão do mundo a partir dos olhos de uma criança.
 
Em uma coletiva de imprensa, o diretor contou sobre o favoritismo de 'Divertida Mente', da Disney/Pixar, mas revelou confiante em trazer o prêmio para o Brasil. Alê Abreu destacou a discrepância dos custos entre os filmes que, enquanto O Menino e o Mundo foi orçado em U$ 500 mil, Divertida Mente necessitou de U$ 175 milhões. Uma diferença impressionante, e revela que para ter qualidade e reconhecimento não importa o alto custo.
 

'O Menino e o Mundo' é um dos representantes do Brasil no mundo e no Oscar 2016 (Foto: Divulgação)
 
Embora indicado ao Oscar 2016, a animação já havia sido destaque por levar 44 prêmios, como na 13ª Edição da Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa e o 38º Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, ambos em 2014.
 
O filme também foi indicado na 43ª Annie Awards, conhecido como o 'Oscar da Animação', nas categorias "melhor animação independente", "melhor direção de arte" e "melhor música". A premiação ocorrerá no dia 6 de fevereiro deste ano.
 
Em sua conta no Facebook, Alê Abreu agradeceu e contou como foi ser indicado ao Oscar. Confira a postagem:
 
 

Antes de qualquer outra palavra queria agradecer. Agradecer ao menino imaginário que demos voz. Agradecer a minha...

Publicado por Alê Abreu em Quinta, 14 de janeiro de 2016
 
Apesar de uma pequena parcela do público brasileiro ter um preconceito com as produções nacionais, principalmente as independentes, a qualidade de 'O Menino e o Mundo' é um fato, aclamado não só pela crítica mas também pelos brasileiros amantes de bons filmes que incentivam e reconhecem o que é aqui produzido.
 
Saiba mais sobre o filme O Menino e o Mundo e confira também nossa lista de indicados ao Oscar 2016.
 
Por Rosa Felix

Comentários (1)





Leonardo Ribeiro Macari comentou: Animação!!! Uma das qualidades Brasileiras mais destacadas e reconhecidas no Mundo, agora representada sob o gênero homônimo de cinema no OSCAR 2016!!!! Mas será que Alê Abreu, um nome anônimo da animação brasileira e mundial, conseguirá FINALMENTE ganhar e trazer o OSCAR para o Brasil, depois de tantas e tantas tentativas frustadas em várias categorias? Só no dia 28 de fevereiro que saberemos... 16/01/2016 | Responder