Sudoeste, de Eduardo Nunes, brilha em Portugal

Publicada em 11/12/2012 às 12:03

Comente

Vencedor nas categorias Melhor Filme pelo Público, Melhor Filme pela Crítica e Prêmio Especial do Júri, SUDOESTE foi a produção mais premiada na 16ª edição do Festival Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, que aconteceu de 2 a 9 de dezembro, em Portugal. Com mais esta conquista, SUDOESTE surge como um dos filmes nacionais mais aclamados dos últimos anos.

Sucesso absoluto de público e crítica no Festival do Rio 2011, onde recebeu os Prêmios da Crítica (FIPRESCI), Especial do Júri e Melhor Fotografia, SUDOESTE foi apresentado em mais de 20 países como nos festivais de cinema de Havana (Cuba, 2011) e Toulouse (França, 2012), e no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (Holanda, 2012).
 
A consagração de SUDOESTE aconteceu com o conceituado Prêmio Andrei Tarkovski - durante a comemoração dos 80 anos de nascimento deste grande poeta do cinema russo, no Zerkalo International Film Festival (Rússia, 2012). Honraria inédita para o cinema brasileiro, o prêmio foi recebido pelo diretor Eduardo Nunes na presença de cineastas célebres como o mexicano Carlos Reygadas, o turco Nuri Ceylan, e os russos Alexander Sokurov e Andrei Zvyagintsev. 
 
O filme está em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro, devendo estrear, ainda neste ano, em outras capitais brasileiras.
 
Sudoeste
 
SINOPSE
Numa vila isolada do litoral brasileiro onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durante um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta num tempo circular que assombra e desorienta.
 
ELENCO
Simone Spoladore (Clarice), Raquel Bonfante (Clarice jovem), Julio Adrião (Sebastião), Dira Paes (Conceição), Mariana Lima (Luzia), Everaldo Pontes (Malaquias), Victor Navega Motta (João), Regina Bastos (Clarice velha). Participação especial: Léa Garcia (Dona Iraci).
 
FICHA TÉCNICA
Ano de Produção: 2011 / Filme em preto e branco / Duração: 128 min.
Diretor: Eduardo Nunes
Roteiro: Guilherme Sarmiento / Eduardo Nunes
Distribuição: Vitrine Filmes
Classificação etária: 14 anos
 
 
PRINCIPAIS PRÊMIAÇÕES E FESTIVAIS
 
FESTIVAL DO RIO 2011
Prêmio da Crítica (FIPRESCI)
Prêmio Especial do Júri
Prêmio de Melhor Fotografia
 
FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA 2011
Prêmio de Melhor Diretor
 
FESTIVAL DE CINEMA DE HAVANA 2011 (CUBA)
Prêmio de Melhor Contribuição Artística
 
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE GUADALAJARA 2012 (MÉXICO)
Prêmio de Melhor Fotografia
 
FESTIVAL DE CINEMA DE TOULOUSE 2012 (FRANÇA)
Prêmio da Crítica (FIPRESCI)
 
JEONJU INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 2012 (COREIA)
Prêmio Especial do Júri
 
ZERKALO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 2012 (RUSSIA)
Prêmio Andrei Tarkovski
 
As informações são da assessoria de imprensa (divulgação do filme).
 
Saiba mais Sobre Sudoeste.
 
por Sihan Felix - @sihanfelix

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!