Você conhece a série Stargate SG-1?

Publicada em 19/05/2014 às 15:49

Comente

 
Stargate SG-1 é uma série de ficção científica que dá continuidade à história do filme Stargate, lançado no ano de 1994. O seriado foi produzido e distribuído pela MGM, e é considerado como uma das séries de ficção que permaneceu por mais tempo no ar, com um total de dez temporadas produzidas do ano de 1997 à 2007. Hoje, é por muitos telespectadores e fãs do cinema, é um programa bastante elogiado que tornou-se um clássico “cult” da televisão. Embora não seja tão popular no Brasil, a série possui fãs ao redor de todo o mundo.
 
A premissa pela qual o contexto dos episódios se desenvolve, é envolta de um buraco de verme – o Stargate – que permite que as pessoas que o atravessam, viagem para qualquer planeta do universo. O seriado acompanha as aventuras de uma equipe militar chamada SG-1, que realiza constantes viagens através do Stargate. A SG-1 e outras equipes trabalham numa base secreta dos Estados Unidos, localizada numa montanha denominada “Cheyenne Mountain Complex”. Lá, sob sigilo total, comandada pelo General Hammond, a SG-1 e as outras equipes atravessam o portal em busca de tecnologia, informações e contato com seres alienígenas.
 
Na história do seriado, a maior parte das mitologias terrestres (nórdica, egípcia, etc), teria tido envolvimento de seres extraterrestres que visitaram a Terra e controlaram  civilizações passadas. Dentre essas espécies que visitaram o planeta e dominaram a sociedades passadas, estão os goa'ulds, uma raça que teria escravizado os habitantes do Egito Antigo, e criando ali o que viria a ser as cultura e religião egípcias. De acordo com algumas teorias reais de alguns arqueólogos e ufólogos (ufólogos são indivíduos que estudam objetos voadores não identificados e a possibilidade da existência de vida fora da Terra), esse fato é plausível e é um tema bastante especulado para explicar os mistérios das civilizações antigas.
 
Passando-se por deuses, os goa'ulds fizeram os humanos de escravos e usaram o Stargate terrestre para transportar trabalhadores da Terra para outros planetas habitáveis. Em algum momento, os egípcios teriam se revoltado, forçando os alienígenas a fugir, e enterrado o aparelho, que seria redescoberto em 1928.
Stargate, assim como muitos seriados, tem seus altos e baixos. Até a sexta temporada, a série é excelente, apesar dos escorregões. Entretanto, à partir da sétima temporada, há uma evidente queda de qualidade nos episódios. Até a sexta existe uma criatividade excepcional que tange o contexto das narrativas, mas, da sétima em diante, fica evidente a perda de tal criatividade, e, as fabulosas ideais que compunham o encanto das primeiras temporadas, vão se desfazendo e os bons episódios tornam-se cada vez mais raros. Mas apesar dessa oscilação entre episódio bom e episódio ruim, Stargate SG-1, definitivamente é uma série que merece, e vale a pena ser assistida. Há algo de muito peculiar em Stargate SG-1, pois esta série é diferenciada da maior parte de seriados produzidos atualmente, e, aos fãs da ficção científica, é praticamente certo que Stargate SG-1 agrada.
 
Certamente é uma das melhores produções de ficção científica já realizadas. O elenco principal, é ótimo, e da vida a personagens que tornam-se inesquecíveis para o espectador. As brilhantes ideias que estruturam o roteiro, e os acontecimentos dos melhores episódios são fenomenais, e, dotados de uma criatividade que fascina o espectador a cada segundo passado. Talvez, o maior problema do seriado todo, visto que o elenco e o roteiro são elogiáveis, sejam os efeitos especiais, que são um tanto precários.
 
Stargate SG-1 não é uma série muito popular no Brasil, mas mereceria um maior reconhecimento. Todo seriado tem altos e baixos, assim como Stargate SG-1 tem também, mas poucos são tão singulares. Grande parte das séries realizadas contemporaneamente são clichês, tanto nos diálogos quanto em atuações, e Stargate SG-1 foge desse rótulo.  Ao espectador que busca algo fora dos padrões, fica como dica que o mesmo faça uma viagem através desse portal estelar, que acaba episódio, te leva para um mundo novo.

Por Ju Vannucchi
(Artigo enviado de forma colaborativa por um saudoso leitor do Cinema10)

 

Comentários (1)





Sybylla comentou: Correções:

1- Stargate é o aparato supercondutor, feito de um mineral que não existe na terra, o naquadah, capaz de criar e sustentar o wormhole para comunicá-lo com outro Stargate, em outro ponto da galáxia, e não o wormhole em si, através de seis pontos tridimensionais no espaço, partindo do ponto de origem.

2- Além da cultura nórdica e egípcia, a série também mostra influências de culturas indígenas norte-americanas, maia, a lenda arturiana e cultura celta. Existem vários episódios em que aparecem templos maias, inclusive uma pirâmides e um crânio de cristal.

3- Não existe teoria do alien no passado. Existe uma ideia, bem equivocada aliás, suportada por Erik Von Daniken, um conhecido salafrário e falsário condenado em seu país de origem, que tenta dar explicações fantasiosas a respeito de fatos supostamente inexplicados do passado da raça humana. Infelizmente, esse indivíduo tem o apoio de partidários como Tsoukalos e até um programa na televisão que tem desacreditado o trabalho da arqueologia e da egiptologia, substituindo ciência séria por bobagens intergalácticas sem respaldo científico. Eventos extraordinários existem provas extraordinárias e até agora, os partidários dessa ideia ridícula nada conseguiram provar.

Não vejo problema nenhum nos efeitos especiais. Aliás, acho-os adequados ao estilo da série, à época em que foi feita e ao que se propôs.
21/05/2014 | Responder