Os Melhores Filmes do Cinema Marginal

Procurando filmes do Cinema Marginal? Fizemos uma lista com diversas histórias produzidas neste período. 

O cinema marginal, também conhecido como cinema de invenção, foi um movimento cinematográfico ocorrido entre 1968 e 1973, no auge da ditatura militar no Brasil. Os filmes faziam parte da ideologia da contracultura e eram diretamente conectados aos revolucionários da oposição e as guerrilhas da época. 

Com filmes que abordavam o extremo teor sexual e a violência real, suas produtoras sofreram muito com censura, repressão e ameaças perigosas de silenciar a todos que estavam envolvidos artisticamente e de forma política nas produções. Personagens como Zé do Caixão surgiram na época para entrarem para a história do movimento. 

O manifesto cinematográfico cheio de sentimento revolucionário se uniu, de certa forma, ao Cinema Novo que também dominava o viés artístico brasileiro na indústria dos filmes das décadas de 60 e 70. Além disso, também foi inspirado pelo Tropicalismo que ocorreu no mesmo contexto do país. 

Filmes de muitos cineastas diferentes que quase foram silenciados em anos difíceis. No entanto, estes filmes resistiram e se unem nessa lista importante para entender mais sobre o cinema nacional, além de compreender melhor o período histórico que motivou esses artistas. 

Abaixo você encontra uma lista de Filmes sobre Cinema Marginal selecionados pelo Cinema10.

Encontrados 7 filmes.