Os Melhores Filmes sobre Cinema Novo

Procurando filmes do Cinema Novo? Selecionamos uma lista de filmes que fazem parte desse período.

O cinema novo foi um movimento cinematográfico que ocorreu nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil. Destaca-se pela ideologia de igualdade social e pela ênfase ao ser intelectual, lutando contra as diferenças raciais e de classe. 

Você sabia que esta nova forma de fazer cinema nacional se inspirou no movimento artístico Nouvelle Vague da França? Mas as referências de liberdade vindas da Europa não terminam por aí, porque o neorrealismo italiano também esteve presente em todas as obras produzidas na época. Além disso, os filmes se tratavam de cultura participativa, com múltiplas visões de um mesmo assunto e que visava o bem de todos. 

Ainda, o cinema novo esteve junto ao cinema marginal com o objetivo de revolucionar a indústria cinematográfica brasileira da época. Produzir filmes com mais opinião e histórias mais fortes com o intuito de causar impacto nos telespectadores e dar voz a quem precisa. No entanto, o período também foi difícil devido à ditadura militar que governava o país e censurava quase todos os conteúdos.

Para ser estudado melhor pelos historiadores, aritstas e cientistas sociais, o manifesto cultural do cinema novo foi dividido em três partes. Entretanto, a lista com os filmes que selecionamos tem todos os melhores títulos misturados! Muitas opiniões e grandes obras que influenciaram o rumo do cinema brasileiro até aqui. A lista irá ajudá-lo a encontrar os melhores títulos, aproveite! 

Abaixo você encontra uma lista de Filmes sobre Cinema Novo selecionados pelo Cinema10.

Encontrados 14 filmes.