10 melhores filmes escritos, dirigidos e estrelados por Woody Allen

Publicada em 01/12/2015 às 08:00

Comente

Em 1 de dezembro de 2015 o cineasta Woody Allen completou 80 anos. Há 65 anos ele vem fazendo o público rir, se emocionar e até se identificar com suas neuroses existenciais e amorosas, explorando temas como amor, traição, solidão e morte.

Como um bom nova-iorquino, ele filmou a cidade como ninguém em cores e em preto e branco, além de tecer sua visão de mundo irônica e suas paranoias sobre judeus em diálogos cortantes. Este é Woody Allen, em frente e atrás das câmeras. Sua extensa filmografia é um convite para conhecer uma galeria de personagens instigantes e a seguir você confere a lista dos 10 melhores filmes escritos, dirigidos e estrelados por Allen.

10. Maridos e Esposas (1992)

O fim de um relacionamento é o tema central, dentro e fora dessa comédia dramática. Allen e sua então esposa, a atriz Mia Farrow, vivem marido e mulher que passam a reavaliar o relacionamento quando um casal de amigos está se separando. Mas o lado mais doloroso foi fora das telas. Durante as filmagens, Farrow descobriu que Allen estava tendo um caso com a filha adotiva dela, Soon-Yi Previn. Os atores se separaram e Allen se casou com a enteada.

Saiba mais sobre o filme Maridos e Esposas.

9. A Última Noite de Bóris Grushenko (1975)

Bóris Grushenko (Allen) é um covarde que luta para não ir para a linha de frente nas batalhas napoleônicas. E é justamente essa relutância que torna a trama tão engraçada. Bóris acaba sendo reconhecido como herói e ainda se envolve num complô para matar Napoleão Bonaparte.

Saiba mais sobre o filme A Última Noite de Bóris Grushenko.

8. Bananas (1971)

Allen interpreta um piloto de testes que leva um pé na bunda da namorada (interpretada pela segunda esposa do cineasta, Louise Lasser) e vai parar num país da América Latina. Lá, ele acaba se tornando um líder revolucionário, se envolvendo em muitas confusões.

Saiba mais sobre o filme Bananas.

7. Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993)

Aqui, Allen faz uma homenagem ao mestre do suspense Alfred Hitchcock. A trama mostra ele e Diane Keaton como um casal que suspeita que o vizinho tenha assassinado a esposa. É o que basta para os dois se meterem em várias enrascadas para provar suas teorias paranoicas.

Saiba mais sobre o filme Um Misterioso Assassinato em Manhattan.

6. Hannah e suas Irmãs (1986)

Nesta comédia dramática, Allen exercita a sua hipocondria vivendo Mickey, ex-marido da personagem-título (Farrow). Ele está apavorado com a possibilidade de estar com um tumor no cérebro e quando descobre que não tem nada, fica feliz por um momento, mas o fato de que vai morrer um dia lhe persegue.

Saiba mais sobre o filme Hannah e suas Irmãs.

5. Um Assaltante Bem Trapalhão (1969)

Virgil Starkwell (Allen) resolve roubar para pagar suas aulas de violoncelo. Só que seus planos sempre dão errados. A produção é uma comédia hilária com cenas impagáveis como a em que ele tenta fugir da prisão em dia de chuva com uma arma feita de sabão e a em que o personagem usa um bilhete para anunciar um roubo a banco.

Saiba mais sobre o filme Um Assaltante Bem Trapalhão.

4. Crimes e Pecados (1989)

O cineasta se inspirou na obra Crime e Castigo do escritor russo Fiódor Dostoiévsk para contar a história de um oculista (Martin Landau) que planeja a morte de sua amante. O lado leve da história traz Allen como um diretor que precisa fazer um documentário de engrandecimento de seu cunhado que não suporta. A produção foi indicada ao Oscar de Melhor Diretor, Roteiro e Ator Coadjuvante (Martin Landau).

Saiba mais sobre o filme Crimes e Pecados.

3. O Dorminhoco (1973)

Essa é uma ótima comédia pastelão em que Allen interpreta o clarinetista Miles Monroe (Allen), que passa por uma cirurgia e no fim é congelado. Ele só acorda 200 anos depois. O choque de realidade é inevitável e Miles se sente como o herói futurista Flash Gordon. Aqui, o cineasta presta sua homenagem ao cinema mudo de nomes como Charles Chaplin, Buster Keaton e os irmãos Marx.

Saiba mais sobre o filme O Dorminhoco.

2. Manhattan (1979)

Nesta produção, Woody Allen filma Nova York num belíssimo preto e branco para contar a história de seu personagem, um escritor divorciado que namora uma ninfeta. Mas ele acaba se apaixonando pela amante de seu melhor amigo, interpretada mais uma vez pela musa do cineasta, Diane Keaton. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro e Atriz Coadjuvante (Mariel Hemingway), mas Allen não gostou do longa e chegou a oferecer ao estúdio United Artists fazer um filme de graça caso Manhattan não fosse lançado.

Saiba mais sobre o filme Manhattan.

1. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Este filme é o primeiro lugar da lista pois sintetiza bem as temáticas da cinematografia de Allen, explorando as idas e vindas do relacionamento do humorista Alvy Singer (Allen) e da atriz e cantora Annie Hall (Keaton). A produção venceu o Oscar de Melhor Filme, Diretor, Atriz (Keaton) e Roteiro. Em 2015, o Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, elegeu o roteiro do filme o mais engraçado de todos os tempos. Não se trata de uma comédia rasgada de Allen, mas o humor irônico ao tratar de amor, solidão e morte faz de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa o melhor filme escrito, dirigido e estrelado por Woody Allen.

Saiba mais sobre o filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.

por Vanessa Wohnrath


Mais matérias...

Comentários (0)





Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!