Publicada em 15/12/2016 às 08:00

Comente


6 produções sobre acidentes de avião com histórias trágicas, de sobrevivência e de heroísmo

 
O avião é um dos meios de transporte mais seguros que existem. Mesmo assim, muitas pessoas sentem pavor de entrar numa aeronave, principalmente quando noticiários divulgam acidentes de avião.
 
No cinema, esse assunto serve para contar histórias trágicas, de sobrevivência, e também de heroísmo, caso de Sully - O Herói do Rio Hudson, com Tom Hanks, que está em cartaz no Brasil. Confira a seguir detalhes desse filme e de outras cinco produções sobre o tema.

Sully - O Herói do Rio Hudson (2016)

 
Esta cinebiografia gira em torno do pouso forçado feito por Chesley 'Sully' Sullenberger (Tom Hanks). Ele pilota um avião, levando 155 passageiros e sai do aeroporto de Nova York. Os dois motores sofrem pane e Sully precisa encontrar uma forma de pousar. A única saída encontrada por ele é aterrissar no rio Hudson. 
 
Todos sobrevivem, mas a partir daí começa uma investigação para descobrir o motivo que levou Sully a tomar essa atitude. Hanks já havia feito outro longa sobre acidente de avião, Náufrago (2000), mas vivendo um sobrevivente que fica ilhado.
 
Saiba mais sobre Sully - O Herói do Rio Hudson e outros filmes de aviões.
 

Vivos (1993)

 
Assim como o time da Chapecoense, outros esportistas sofreram acidentes de avião. O filme Vivos trata exatamente de um acidente real envolvendo atletas, o time uruguaio de rúgbi. Na trama, o astro da equipe, Nando Parrado (Ethan Hawke), e o restante da delegação fazem uma viagem em direção à Cordilheira dos Andes. 
 
O avião sofre um acidente e cai numa região de neve. Os poucos sobreviventes ficam dois meses sem sinal de resgate. Eles precisam enfrentar o frio e tomar uma decisão difícil quanto à alimentação: comer ou não a carne dos mortos.
 
Saiba mais sobre Vivos e outros filmes de aviões.
 

A Perseguição (2012)

 
Outro filme que mostra a luta pela sobrevivência após um acidente é A Perseguição. Um grupo de petroleiros que passou uma temporada no Alasca, embarca no desejado voo de volta para casa. Mas uma falha faz o avião cair e os poucos que escaparam agora precisam enfrentar o frio, a fome e os lobos da região, enquanto se deslocam em busca de ajuda.
 
Saiba mais sobre A Perseguição e outros filmes de aviões.
 

Lost (2004 - 2010)

 
A badalada série mostra o voo Oceanic 815, saindo de Sydney, na Austrália, rumo a Los Angeles. Ao todo haviam 324 passageiros. Após duas horas de viagem, a aeronave é atingida pela descarga eletromagnética da misteriosa Estação Cisne e cai numa ilha. Após o desastre, só 71 pessoas sobrevivem e elas iniciam a busca pela sobrevivência à medida em que vão descobrindo os segredos da ilha.
 
Saiba mais sobre Lost e outros filmes de aviões.
 

Voo United 93 (2006)

 
A produção dirigida por Paul Greengrass, da franquia Bourne, reconstitui a tensão do voo United 93, que em 11 de setembro de 2001 saiu do aeroporto de Nova Jersey com destino à São Francisco. 
 
Ao todo eram 40 passageiros. Entre eles estavam terroristas armados com bombas e com o plano de derrubar o avião. O filme mostra o desespero no desenrolar de 90 minutos em que a aeronave esteve no ar, enquanto passageiros se rebelam ao tentarem impedir as ações dos terroristas. 
 
Os criminosos invadem a cabine e jogam o avião contra um campo vazio na Pensilvânia. O mesmo acidente foi retratado no telefilme Voo 93 (2006).
 
Saiba mais sobre Voo United 93 e outros filmes de aviões.
 

O Voo (2012)

 
Denzel Washington interpreta o piloto Whip Whitaker e por esse trabalho foi indicado ao Oscar. A trama acompanha um voo com 102 passageiros acontece um problema e ele faz uma manobra inacreditável. A maioria das pessoas sobrevive e ele vira herói. 
 
No entanto, durante as investigações sobre o acidente, muitas questões são levantadas quando descobrem que Whitaker estava embriagado durante o voo. Surge agora o dilema de se decidir se ele realmente foi um herói.
 
Saiba mais sobre O Voo e outros filmes de aviões.
 
 
Por Vanessa Wohnrath

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!