Publicada em 21/10/2015 às 16:45

Comente


De Volta para o Futuro: 10 tecnologias que deram certo


Há trinta anos o personagem Marty McFly visitava o ano de 2015 pela primeira vez (Foto: Reprodução/YouTube)

Verdadeiro sucesso dos anos 1980, De Volta Para o Futuro 2 colocou seus protagonistas em uma viagem no tempo para 21 de outubro de 2015, em um ambiente que buscou trazer as tecnologias que teríamos trinta anos depois do lançamento do filme. Apesar de ser um enorme desafio, muitas deram certo. Depois de muitos anos boa parte das tecnologias vistas por Marty McFly no segundo filme da franquia faz parte da nossa realidade.

Sendo assim, o Cinema10 listou dez tecnologias que o filme antecipou e que agora realmente existem. Confira a lista!

Óculos de realidade virtual

Apesar de muitos acreditarem que os óculos de realidade virtual são uma tendência, na verdade eles já são realidade que se aproxima da nossa rotina a passos largos. Vários projetos estão em andamento e alguns fabricantes já lançaram suas próprias versões de óculos de realidade virtual, como o Gear VR e o Cardboard, da Samsung e do Google, respectivamente.

TVs de tela plana

O filme também acertou em uma tecnologia que já está no mercado há muito tempo: monitores e TVs de tela plana. Na verdade, hoje temos telas que cabem em nossos bolsos. Por essa Marty McFly não esperava!

Computadores em todos os lugares

De Volta para o Futuro 2 também acertou em cheio na previsão de que computadores estariam por toda parte. Desde smartphones, aos tablets, sistemas de bancos, de votação, compras pela internet, trancas de portas e muito mais!

CDs?

Apesar de ainda serem vendidos, dificilmente vemos alguém usando CDs nos dias de hoje. Geralmente estão guardados no fundo da gaveta. Agora músicas são ouvidas diretamente pelo YouTube ou por meio de empresas de serviços de música por streaming como o Spotify ou Apple Music, ou comprando uma faixa na iTunes Store. É pela internet que se consome música em 2015.

Videoconferência

Existem equipamentos específicos para videoconferência que ocupam as salas de reuniões empresariais, mas hoje o melhor jeito de se falar com alguém usando vídeo é através de programas gratuitos com o Skype. Com a melhora da internet móvel, é cada vez mais comum realizar esse tipo de comunicação pelo celular, em qualquer lugar.

Sensores de movimento

 
Popularizada primeiro com o Nintendo Wii, a tecnologia de sensor de movimento em videogames ganhou notoriedade com o Xbox 360, quando finalmente deixou de precisar dos controles físicos para alguns jogos graças ao Kinect.

Tablets

Apesar de já existirem há pelo menos dez anos, foi em 2010, com o lançamento do iPad, que a tecnologia tornou-se popular. Hoje, as vendas não estão indo muito bem, mas acredita-se que as portas estejam se abrindo para soluções híbridas como o Surface Pro 4 ou o Surface Book, que basicamente é uma mistura de tablet e computadores.

Biometria

Há trinta anos muitos consideravam impossível termos leitores biométricos em 2015, mas eles são realidade e agora estão presentes em escolas, bancos, academias, smartphones, entre outros.

Roupas smarts

Apesar da Nike ter se pronunciado de que faria o tênis que apertam nos pés, até a presente data a tecnologia não foi lançada, apesar disso, as roupas smarts serviram de inspiração para fabricantes de roupas e de chips para criar tecnologias acopladas ao corpo. Já existe calça que recarrega celular enquanto a pessoa anda e até shorts que evitam lesões a praticantes de atividade físicas.

Skate voador

Muitos não acreditavam na possibilidade do skate voador existir, e até fizeram pegadinhas com isso, no entanto, esse ano, o projeto da Lexus saiu do papel para tornar o sonho em realidade. O produto não foi feito para ser vendido, mas pelo menos não é nenhuma brincadeira. Ele usa nitrogênio líquido para resfriar um metal que, usando supercondução, consegue fazer com que o usuário flutue sobre um terrano especial.
 

E aí, ficou faltando alguma tecnologia vista em De Volta Para o Futuro 2? Qual? Diz pra gente!

por João Gabriel Ribeiro

Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!