Publicada em 05/10/2009 às 19:40

Comente


Os Filmes Sobre Colegiais Mais Legais de Todos os Tempos

Quem não tem boas recordações dos tempos de colégio? Inúmeras experiências e novas amizades surgem nesse período que é povoado por figuras quase mitológicas como a garota mais bonita, o rapaz popular, alguns professores carrascos e inspetores de sala temidos, tudo isso rodeado por muita expectativa, tensão e curiosidade.

Aproveitando a magia que é esse período da adolescência, a revista Entertainment Weekly fez uma lista com os 50 filmes mais legais de todos os tempos sobre colegial. O Cinema10 recorda um pouco da história dos 25 primeiros.

1 – Clube dos Cinco (The Breakfast Club – 1985)

Clube dos Cinco

A trama mostra um dia na vida de adolescentes – Andrew Clark (Emilio Estevez), Brian Johnson (Anthony Michael Hall), John Bender (Judd Nelson), Claire Standish (Molly Ringwald) e Allison Reynolds (Ally Sheedy) – que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais.

Curiosidade: Chegaram a cogitar a possibilidade de realizar uma sequência a cada dez anos, na qual os personagens se reencontrariam, mas isso acabou nunca acontecendo.


2 – Picardias Estudantis (Fast Times At Ridgemont High – 1982)

Picardias Estudantis

Na ensolarada Califórnia, um grupo de jovens divide o seu tempo entre o colégio e sexo, drogas e rock´n roll, com alguns dos mais memoráveis personagens já vistos nas telas.Destaque especial à atuação do inesquecível surfista Jeff Spicoli (Sean Penn), que vive arrumando encrencas com o seu professor, Senhor Arnold Hand (Ray Walston).

Curiosidade: Nicolas Cage foi creditado no filme pela única vez em sua carreira como Nicolas Coppola (o ator é sobrinho do diretor Francis Ford Coppola).


3 – Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed And Confused – 1993)

Jovens, Loucos e Rebeldes

Em 1976, durante o último na escola Lee High School no Texas, Estados Unidos, veteranos estão se preparando para o trote dos calouros. Entre os mais velhos está Randall "Pink" Floyd (Jason London), o principal jogador de futebol, que é convidado a assinar um compromisso prometendo não usar drogas durante o verão.

Curiosidade: O diretor Richard Linklater procurou os membros remanescentes do grupo Led Zeppelin para poder usar a música homônima ao nome do filme (Dazed and Confused”), porém enquanto o guitarrista Jimmy Page concordou, o vocalista Robert Plant recusou ceder os direitos.


4 – Juventude Transviada (Rebel Without a Cause – 1955)

Juventude Transviada

Jim Stark (James Dean) é um jovem problemático e, por sua causa, os pais se mudam de uma cidade para outra, até se fixarem em Los Angeles. Certo dia, ele é preso por embriaguez e desordem e, no distrito policial, conhece Judy (Natalie Wood). Após ser libertado, tenta se aproximar da garota, mas cria um desentendimento com o seu namorado, que é o líder de uma gangue do colégio. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas conseqüências.

Curiosidade: Dawson High Schook, a escola do filme, na verdade era Santa Mônica High School, localizada em Santa Mônica, Califórnia.


5 – Atração Mortal (Heathers – 1988)

Atração Mortal

Veronica Sawyer (Winona Ryder) é uma jovem que convive com três patricinhas conhecidas por Heathers, que têm por função única na vida serem adoradas. O comportamento delas e dos amigos que as cercam é tão pedante que Veronica sente vontade de matá-las. Após começar a namorar Jason Dean (Christian Slater), é que as mortes se tornam realidade, mas sempre simuladas, como se fossem um suicídio.

Curiosidade: O roteirista Daniel Waters queria que Stanley Kubrick, ao invés de Michael Lehmann, fosse o diretor do filme.


6 – Loucuras de Verão (American Graffiti –1973)

Loucuras de Verão

Em 1962, numa pequena cidade dos Estados Unidos, Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) vivem grandes aventuras no último dia de verão antes de partirem para a universidade. Nesta noite, vários acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo: Laurie (Cindy Williams), irmã de Curt e namorada de Steve, briga com ele e acaba saindo de carro com o forasteiro Bob Falfa (Harrison Ford), que depois disputa um racha; o desajeitado Teddy (Charles Martin Smith) pega emprestado o carro de Steve e consegue conquistar Debbie (Candy Clark).

Curiosidade: O filme foi rodado em apenas 29 dias e teve como orçamento 770 mil dólares.


7 – As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless – 1995)

As Patricinhas de Beverly Hills

Em Beverly Hills, uma adolescente de 15 anos muito popular chamada Cher (Alicia Silverstone), filha de um advogado muito competente, passa seu tempo em conversas fúteis, fazendo compras com Dionne (Stacey Dash) no shopping center, namorando e mantendo a bateria do celular sempre carregada. Para aumentar sua nota de debate, ela resolve se envolver num projeto para unir um casal de professores. Com a chegada do enteado de seu pai, Josh (Paul Rudd), Cher percebe que está totalmente apaixonada por ele.

Curiosidade: A diretora Amy Heckerling se inspirou no livro "Emma", de Jane Austen, para escrever o roteiro do filme.


8 – Os Donos da Rua (Boyz n the Hood – 1991)

Os Donos da Rua

Reva Devereaux (Angela Bassett), cansada dos problemas disciplinares do seu filho, Tré Styles (Cuba Gooding Jr.), decide entregá-lo aos cuidados do pai, Furious Styles (Laurence Fishburne), que passa ao filho valores éticos e morais em uma região marcada pela pobreza. Após sete anos, Tré possui dois grandes amigos: Ricky Baker (Morris Chestnut) e Doughboy (Ice Cube), mas cada um dos três tem objetivos bem diversos na vida.


Curiosidade: Com a indicação ao Oscar de melhor diretor, John Singleton (que na época tinha 24 anos) foi a pessoa mais jovem a ser nomeada para o prêmio.


9 – Eleição (Election – 1999)

Eleição

Jim McAllister (Matthew Broderick) é um professor popular, membro do Conselho Estudantil e adora ser importante na vida dos seus estudantes. Ele recebeu o prêmio de "O Professor do Ano" três vezes, durante os 12 anos em que trabalha na George Washington Carver High, mas está a ponto de colocar sua carreira e reputação em jogo ao convencer Paul Metzler (Chris Klein) a se candidatar para presidente do Conselho Estudantil e impedir a ambiciosa Tracy Flick (Reese Whiterspoon) de vencer.

Curiosidade: A Senadora dos Estados Unidos, Kirsten Gillibrand, ganhou o apelido de Tracy Flinck antes de sua nomeação, em janeiro de 2009.


10 – Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller´s Day Off – 1986)

Curtindo a Vida Adoidado

Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um jovem aluno do último ano e pretende faltar às aulas num dia de sol. Assim, finge estar doente, enganando aos pais e a direção do colégio, mas não a irmã Jeanie (Jennifer Grey), que se revolta com o sucesso do garoto. Junto com seu melhor amigo, Cameron Frye (Alan Ruck), e sua namorada, Sloane Peterson (Mia Sara) vão aproveitar a tarde no centro de Chicago. Só que o diretor do colégio Ed Rooney (Jeffrey Jones), não gosta nada dessa história.

Curiosidade: Cindy Pickett e Lyman Ward, que interpretaram os pais de Ferris e Jeanie Bueller, realmente se casaram após o término das filmagens.


11 – Digam o que Quiserem (Say Anything – 1989)

Digam o que Quiserem

O sonho de Lloyd Dobler (John Cusack), um rapaz de 19 anos, é ser um grande pugilista. Um dia, ele encontra Diane Court (Ione Skye), formada em bioquímica, e se apaixona por ela.

Curiosidade: Há uma banda californiana, formada em 2000, chamada Say Anything, cujo nome foi inspirado no título do filme.


12 – Meninas Malvadas (Mean Girls – 2004)

Meninas Malvadas

Cady Heron (Lindsay Lohan) se muda para um subúrbio de Chicago após ter sido criada na África por seus pais zoólogos. Os primeiros amigos que ela faz na escola nova são Damian (Daniel Franzese) e Janis (Lizzy Caplan), dois adolescentes não-populares. Ela conhece mais tarde um grupo de garotas conhecidas como "The Plastics" na sua nova escola. As Plastics, lideradas por Regina, são três lindas e populares garotas que convidam Cady a se tornar sua amiga. Inicialmente relutante, Cady junta-se ao grupo para só conhecer seus segredos profundos e depois contar tudo para Janis e Damian. No entanto, quando Cady se apaixona pelo Aaron Samuels (Jonathan Bennett), ex-namorado de Regina (Rachel McAdams), tudo começa a ficar complicado para a protagonista.

Curiosidade: Amy Poehler (Sra. George) é apenas sete anos mais velha do que sua filha no filme, Rachel McAdams (Regina).


13 – High School (Idem – 1968)

High School

High School é um documentário cheio de momentos memoráveis e destila a essência do poder e as relações do gênero estudantil. O diretor Frederick Wiseman visita quase todo tipo de sala de aula da escola Northeast High School, proporcionando um amplo conjunto de pontos de vista: um desfile de moda (meninas são criticadas por não aparecerem bonita o suficiente) e um professor idealista de Inglês tentando alcançar seus alunos através da música.

Curiosidade: Em 1991 a National Film Registry, uma instituição sem fins lucrativos que cuida da memória do cinema, selecionou “High School” para preservação na Biblioteca do Congresso em Washington, Estados Unidos.


14 – Donnie Darko (Idem – 2001)

Donnie Darko

A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 1980, no qual Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático possui alguns traços de esquizofrenia. Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida e ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo. O protagonista se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações.

Curiosidade: Donnie Darko foi filmado em apenas 28 dias e teve um orçamento de 4,5 milhões de dólares.


15 – Carrie, a estranha (Carrie – 1976)

Carrie, a estranha

Carrie White (Sissy Spacek) é uma jovem que não faz amigos e vive sendo zombada por viver num total isolamento com sua mãe, uma religiosa fanática. Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que a maltrata, fica arrependida e pede a seu namorado que convide Carrie para um baile no colégio. O que ninguém imagina é que a jovem convidada possui poderes paranormais e muito menos conhece sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio.

Curiosidade: Betty Buckley, a professora de ginástica Miss Collins, interpretou a mãe de Carrie na versão musical para o teatro norte-americano.


16 – A Inocência do Primeiro Amor (Lucas – 1986)

A Inocência do Primeiro Amor

Lucas Blye (Corey Haim), um jovem superdotado de 14 anos que, excluído e escarnecido pelos colegas de sua escola secundária, apaixona-se por Maggie (Kerri Green), de 16 anos, que por sua vez acaba interessando-se por Cappie (Charlie Sheen), capitão do time de futebol americano local.

Curiosidade: Lucas foi filmado em três escolas durante o verão de 1985, na Glenbard West High School em Illinois e também em Glen Ellyn e Arlington High School, em Arlington Heights.


17 – Peggy Sue - Seu passado a espera (Peggy Sue Got Married – 1986)

Peggy Sue - Seu passado a espera

Em 1985, após desmaiar durante uma festa de confraternização, Peggy Sue (Kathleen Turner), uma mulher de 43 anos à beira do divórcio, volta para 1960, época em que conheceu o futuro marido, Charlie Bodell (Nicolas Cage). Ela tem, então, a chance de transformar o curso de sua vida, decidindo se deveria casar ou não com o namorado de quem estava se separando.

Curiosidade: Em 2001, o filme foi adaptado para o teatro em Londres.




18 – Rock n Roll High School (Idem – 1979)

Rock n Roll High School

O filme se passa na escola Vince Lombardi, que é estremecida depois que Riff Randall (P. J. Soles), um grande fã de rock n roll, introduz na instituição o som de sua banda preferida, os Ramones. Para o desespero da diretora Miss Togar (Mary Woronov), seus alunos e professores resolvem cair na dança e transformam a escola num verdadeiro campo de batalha entre a disciplina e o rock.

Curiosidade: Rock n roll high school foi um dos filmes que inspirou a banda Nirvana para fazer o clipe de “Smells Like Teen Spirit”.


19 – A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show – 1971)

A Última Sessão de Cinema

Dois adolescentes, Sonny Crawford (Timothy Bottoms) e Duane Jackson (Jeff Bridges), passam seus dias bebendo e namorando em uma cidade do Texas no início da década de 1950, época da Guerra da Coréia. Eles têm como diversão apenas uma sessão de cinema na única sala de exibição da cidade, além da iniciação sexual. Só que os dois se apaixonam pela mesma moça, Jacy Farrow (Cybill Shepherd), e aí a amizade entre eles sofre um grande abalo.

Curiosidade: Em 1998, o filme foi considerado “culturalmente, historicamente e esteticamente significativo” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no National Film Registry.


20 – Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society – 1989)

Sociedade dos Poetas Mortos

Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating (Robin Williams), em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores: tradição, honra, disciplina e excelência. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.

Curiosidade: Dustin Hoffman quis interpretar o personagem principal, John Keating.


21 – Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease – 1979)

Grease - Nos Tempos da Brilhantina

Na Califórnia, década de 1950, um casal de estudantes formado por Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), trocam juras de amor, mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise.

Curiosidade: Segundo o Media Traffic, a trilha sonora do filme é o 3º álbum mais vendido de todos os tempos.


22 – American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível (American Pie – 1999)

American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível

O filme conta a história de quatro adolescentes – Jim Levenstein (Jason Biggs), Chris Ostreicher (Chris Klein), Kevin Myers (Thomas Ian Nicholas) e Paul Finch (Eddie Kaye Thomas) – que firmam um pacto: todos eles deveriam transar com alguma garota até a noite de formatura. O envolvimento de Jim, com o seu pai Nohan (Eugene Levy) retrata bem as frustrantes tentativas de pais que tentam, em vão, conversar com seus filhos sobre assuntos como sexo.

Curiosidade: East Great Falls, a cidade fictícia do filme, foi inspirada na cidade de East Grand Rapids, em Michigan, onde o roteirista Adam Herz passou parte de sua vida.


23 – Cooley High (Idem – 1975)

Cooley High

O filme explora as aventuras e relações de Leroy "Preach" Jackson (Glynn Turman) e Richard "Cochise" Morris (Lawrence Hilton-Jacobs), dois estudantes negros do ensino médio em Edwin J. Cooley High School cuja vida despreocupada piora depois de várias reviravoltas.

Curiosidade: Eric Monte escreveu o roteiro baseado em suas experiências particulares na escola Cooley High School.


24 – Três É Demais (Rushmore – 1998)

Três É Demais

Max Fischer (Jason Schwartzman), um rapaz de quinze anos, conseguiu uma bolsa de estudos na escola Rushmore e se torna amigo do magnata Herman Blume (Bill Murray). Max se apaixona pela professora Rosemary Cross (Olivia Williams), o problema é que Herman também começa a namorar Rosemary, criando entre Fischer e Blume uma grande rivalidade.

Curiosidade: O filme era para ter sido produzido pela New Line Cinema, que não concordou com o orçamento. Depois de um tempo, Joe Roth, presidente da Walt Disney Studios, ofereceu 10 milhões de dólares.


25 – Momentos Decisivos (Hoosiers – 1986)

Momentos Decisivos

Durante a década de 1950, um treinador de basquete universitário desempregado chamado Norman Dale (Gene Hackman), recebe uma chance de comandar um time numa pequena cidade. Mesmo enfrentando desconfiança, Norman, na companhia de seu assistente técnico (Dennis Hopper), consegue inspirar os atletas e levar a equipe ao campeonato estadual.

Curiosidade: O nome original do filme, Hoosiers, é o apelido do time da Universidade de Indiana.

Por Jean Garnier

Veja também

Mais matérias...

Comentários (31)

Thiago Ramos comentou: O pessoal fica falando que os filmes são antigos,mas não troco o clube dos cinco e curtindo a vida adoidado por nenhum high school musical da vida rsrsr 11 dias atrás | Responder

Thiago Ramos comentou: A maioria é muito bom,filmes que mostram que qualidade sobrevive fácil ao tempo 12 dias atrás | Responder

Leeh Misaki comentou: Pior é você vê gente falando que só tem filme de velho se vem num link que é sobre filmes antigos '-' 18/11/2013 | Responder

leonardo comentou: tem um filme que eu to procurando mas nao lembro o nome só sei que se passa na escola tbm o filme é de um que guri tem o rosto queimado é meio doente só isso qeu eu lembro 13/08/2012 | Responder

valderson comentou: faltou ai com certeza a trilogia porky's muito engraçado quem nao conhece procure conhecer 06/08/2012 | Responder

milene vargas comentou: absolutamente clube dos cinco é o melhor!!! é simples e maravilhoso. filme dos anos 80 são mesmo ótimos 22/06/2012 | Responder

larissa comentou: só tem filme de velho e eu só achei um legal Nota 2 21/04/2012 | Responder

willian lopes comentou: Com certeza faltou na lista, Te pego la fora, namorada de aluguel, Gatinhas e Gatões e a Garota de rosa chocking, sem duvida Clube dos cinco foi o melhor, e claro American Pie e Curtindo a vida Adoidado tinham que esta pelo menos entre os cinco primeiros, sem falar em carate Kid que tambem deveria estar entre os dez melhores ... Nota 7 14/04/2012 | Responder

rodrigo comentou: adoro o filme garotas malvadas e no caso 0 para filmes antigos Nota 10 02/02/2012 | Responder

mauricio comentou: nossa,vc criou uma lista impecavel de filmes q eu até então não conhecia. Parabens! Pra mim vc dissecou a manada toda dos melhores filmes estudantis. E vejo q alguns eu nunca vi mesmo,fiquei supercurioso agora e parabens novamente. Grande cinéfilo,hein! Te superô!! Nota 10 03/01/2012 | Responder

Paula Caroline comentou: Gostei desses filmes ja assisti alguns mais sao meio antigos Nota 9 27/12/2011 | Responder

Thamy comentou: vcs presisam colocar filmes mais novos como:
16 desejos,4 amigas e um jeans viajante,Legalmente loiras,
Escola para garotas bonitas e piradas 1 e 2,Garotas malvadas Etc.....
fica a dica*--*--*
Nota 1 20/12/2011 | Responder

julia comentou: não gosto dos filmes antigos prefiro os de hoje bjs. Nota 7 16/12/2011 | Responder

Lili comentou: Filmes maravilhosos. Muitos deles fizeram parte da minha infância. Recordar é viver. Faltaram outros títulos memoráveis como: A volta de Roxy Carmichael e Namorada de Aluguel. Nota 10 14/11/2011 | Responder

valdilson alves comentou: filmes antigos são realmente muito bons, quando criança, eu assistia muitos, principalmente os de colegial uma maravilha. Nota 10 09/11/2011 | Responder

Aline comentou: Não curto muito filmes antigos. Nota 2 07/11/2011 | Responder

Freak comentou: Legal a lista , os melhores filmes são os antigos com certeza *-* dei 9 porque não curto :
American ... (muito tosco .-. )
Meninas Malvadas e
As patricinhas ..
Nota 9 06/11/2011 | Responder

raissa comentou: ameiii Nota 10 04/11/2011 | Responder

Thays Marchetti comentou: Adoro filmes antigos. A maior parte acima já assisti Nota 10 03/11/2011 | Responder

Anonimô comentou: Eu ia dar 1 mais eu vi o american pie o melhor de todos e garotas malvadas os melhores por isso minha nota é 7 não gosto de filmes antigoos :D __|/__ Nota 7 30/10/2011 | Responder

emilly comentou: todos os filmes são legais filmes antigos tambem mais depende tambem.
e ja vi filmes melhores,tinha que ter mais variedades de filmes.
puriso minha nota e nove.
Nota 9 02/10/2011 | Responder

marcia da silva leite comentou: oi eu nao gosto de filmes antigos kkkkkkkkkkkkkkkkk Nota 7 29/09/2011 | Responder

Bruna comentou: adoroo filmes antigos, a maioria desses acima ja vi são todos otimos ^^ Nota 10 27/09/2011 | Responder

nao vou falar comentou: nao gosto de filmes antigos Nota 1 18/09/2011 | Responder

Anita comentou: Amei adoro filmes antigos, o clube dos cinco sem dúvidas é o melhor mesmo. Nota 10 13/09/2011 | Responder

Andreas comentou: Filmes antigos são os mais balas! Nota 10 21/08/2011 | Responder

nina comentou: O melhor de todos é American Pie a primeira vez é inesquecivel. Nota 10 07/08/2011 | Responder

Oliver comentou: Falta os mais recentes: A nova cinderela, OUTRO CONTO DA NOVA CINDERELA,diario da princesa 1&2,aos treze,vampiros que se mordam , a ultima musica, Hannah montana, os feiticeiros de waverly place OFILME,camp rock, dentre outros Nota 10 27/07/2011 | Responder

Rebecca comentou: Adorei a matéria! Tem filmes colegiais para todos os gostos, da comédia pura ao horror mais trágico (e todos são excelentes)!

Alguns filmes que eu amei também: A Garota de Rosa Shocking, Gatinhas e Gatões, Sem Licença para Dirigir, 7 Minutos no Paraíso, Te Pego Lá Fora, etc.
Nota 10 18/07/2011 | Responder

angeline comentou: nao gosto de filmes antigos Nota 5 15/07/2011 | Responder

Deixe o seu comentário