Publicada em 13/10/2011 às 19:04

Comente


Os Melhores Filmes de Guerra

Certamente, o gênero cinematográfico que não poderia faltar em nossas listas é o de Guerra. Se uma boa parte desses filmes procuram mostrar apenas explosões, tiros e mortes, há uma outra parte que usa o gênero para refletir sobre o mundo em que o homem vive, e do qual a guerra continua a fazer parte ainda hoje.

Na lista, nós reunimos os "clássicos", ao melhor estilo tiro, porrada e bomba, eliminando filmes de guerras espaciais, guerras futuristas, e outros que tenham este seguimento.

 

Nada de Novo no Front (All Quiet on the Western Front - 1930)

Matéria Nada de Novo No Front

Sete estudantes patriotas alemães apresentam-se como voluntários para o serviço militar em plena Primeira Guerra Mundial. Baseado no conto homônimo de Erich Maria Remarque, Nada de Novo no Front é um grande filme pacifista que mostra a loucura e futilidade da guerra. As cenas nas trincheiras são retratadas de forma brilhante e dolorosa. Mesmo muitos anos após o seu lançamento, o tema do filme continua sendo atual e dominante em todos os países que sofreram e sofrem com a guerra. Vencedor dos Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor.

 

A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai - 1957)


Matéria A Ponte do Rio Kwai

Para muitos a obra máxima de Lean, A Ponte do Rio Kwai é um dos melhores filmes de guerra em todos os tempos. O filme focaliza as tensões surgidas num campo de prisioneiros. Destaque para a fabulosa música de Maurice Jarre, fiel colaborador de Lean; para as atuações marcantes de todo o elenco, em especial de Alec Guinness e William Holden. Vencedor de sete Oscars.

 

Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia - 1962)

Matéria Lawrence da Arábia

A esplêndida biografia de David Lean do enigmático T.E. Lawrence desenha um retrato complexo do inglês amante do deserto que reuniu tribos árabes na batalha contra os turcos otomanos durante a Primeira Guerra Mundial.

Ganhou sete prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme.

 

Glória Feita de Sangue (Paths of Glory - 1957)


Matéria Glória Feita de Sangue

Uma impressionante obra de arte do diretor/escritor Stanley Kubrick e dos roteiristas Calder Willingham e Jim Thompson, Glória Feita de Sangue é uma dolorosa acusação sobre a política militar.

Da segurança de um castelo atrás das linhas de combate, o Quartel General francês passa uma ordem direta para o Coronel Dax (Kirk Douglas): tomar uma posição inimiga a qualquer custo. Uma missão totalmente suicida, e um ataque destinado ao fracasso. Para dar cobertura a seu erro fatal, os Generais ordenam a prisão de três soldados inocentes, acusando-os de covardia e motim. Dax, advogado na vida civil, se rebela em defesa dos homens, mas logo percebe, que a menos que consiga provar que os Generais foram os culpados, será necessário um milagre para salvar seus clientes do esquadrão de fuzilamento.

 

Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone - 1961)


Matéria Os Canhões de Navarone

Durante a Segunda Guerra Mundial, soldados aliados são enviados em missão suicida, para destruir os canhões de Navarone do exército nazista, colocados estrategicamente em uma ilha do Mar Egeu. Baseado no best-seller de Alistair MacLean, vencedor do Oscar de Efeitos Especiais em 1961. Teve uma sequência com Comando 10 de Navarone.

 

Andrei Rublev (Andrey Rublyov - 1966)

Matéria Andrei Rublev

Um filme sobre os diversos episódios da vida do pintor de ícones Andrei Rublev (1360-1430), um dos maiores artistas russos da Idade Média, mas também um retrato da difícil vida do povo russo neste século. Entre os conflitos apresentados estão a rigidez da Igreja Ortodoxa Russa e o seu lugar na cultura russa, bem como a pobreza e as invasões tártaras.

 

O Franco-Atirador (The Deer Hunter - 1978)


Matéria O Franco Atirador

Vencedor de cinco Oscars, Incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante (Christopher Walken), este filme conta a história de três amigos que vão para a guerra do Vietnã e ficam traumatizados para sempre. Steven perde uma perna, Neck e Michael voltam profundamente abalados pela experiência de participar de uma roleta russa à força.

 

Apocalypse Now (Apocalypse Now - 1979)


Apocalypse Now

Em 1979, Francis Ford Coppola lançou Apocalypse Now, este longa, que é considerado por críticos e cinéfilhos de todo o mundo como obra definitiva sobre a Guerra do Vietnã.

Baseado no livro Heart of Darkness, de Joseph Conrad, a história se passa em 1969 e acompanha a viagem do capitão Benjamin Willard (Martin Sheen) rumo ao universo paralelo e perturbador do coronel Walter Kurtz (Marlon Brando). Ligado às Forças Especiais do Exército, o capitão Willard é enviado para a selva com a missão ultra-secreta de encontrar e assassinar o descontrolado coronel Kurtz. Contaminado pelo clima denso da guerra, o coronel montou um exército próprio dentro das matas, opondo-se à guerrilha armada pelos norte-americanos. Conforme Willard e seus patrulheiros navegam pelo interminável rio Nung à procura do misterioso coronel, o poder alucinatório da guerra e a batalha contra a insanidade dão às caras, colocando em risco não só o sucesso da jornada, mas também o equilíbrio emocional das personagens envolvidas.

 

Platoon (Platoon - 1986)

Matéria Platoon

Vencedor de quatro prêmios Oscar, inclusive o de Melhor Filme, Platoon é baseado na vivência pessoal de Oliver Stone, diretor ganhador do Oscar.

Chris Taylor (Charlie Sheen) é um jovem e inocente americano que, ao chegar ao Vietnã, rapidamente descobre que tem que lutar não apenas contra os vietcongues, mas também contra o medo avassalador, a exaustão física e a intensa revolta que vai se instalando em seu íntimo. Enquanto seus dois oficiais em comando (Tom Berenger e Willem Dafoe) traçam uma tênue divisa entre a guerra que lutam contra o inimigo e aquela que travam um com o outro, o conflito, o caos e o ódio que surgem em Taylor, sufocando suas noções sobre a realidade e amortecendo seus sentimentos em relação ao maior valor humano... a vida.

 

Nascido para Matar (Full Metal Jacket - 1987)

Matéria Nascido Para Matar

Baseado no romance The Short Timers, de Gustav Hasford, Nascido para Matar é dirigido por Stanley Kubrick.

É considerado um dos grandes filmes sobre a guerra do Vietnã, junto com Platoon e Apocalypse Now e um dos melhores filmes do cinema da década de 1980, com uma posição que pode ser interpretada como sendo anti-guerra.

Um fantástico elenco foi convidado para estrelar esta brilhante saga de Stanley Kubrick e o processo desumano que transforma homens em assassinos treinados. Joker (Matthew Modine), Animal Mother (Adam Baldwin), Gomer (Vincent D´Onofrio), Eightball (Dorian Harewood), Cowboy (Arliss Howard) e muitos outros são jogados em um campo de treinamento, onde enfrentam D.I. (Lee Ermey), um sargento linha dura que os considera menos que vermes .Com ação de tirar o fôlego, uma história dramática, diálogos cáusticos, humor corrosivo e o treinamento rigoroso ao pesadelo do combate em Hue City, fazem de Nascido para Matar um marco do cinema.

Foi o penúltimo filme de Stanley Kubrick, e denota uma das marcas mais características desse diretor - o tema da desumanização.

 

Bom dia, Vietnã (Good Morning, Vietnam - 1987)


Matéria Bom Dia Vietnã

Convocado pelo exército para transmitir um programa de rádio, Adrian Cronauer detona a caretice das ondas pasteurizadas da rádio, com sua saraivada constante de piadas e os últimos sucessos musicais da América. Os soldados o veneram enquanto as altas patentes o consideram um ultraje. O filme retrata as aventuras infames de Cronauer em meio a uma Saigon que parece ter enlouquecido. O filme tem inúmeras tiradas cômicas e sucessos musicais dos anos 60. Mas a atenção especial fica para a música de What A Wonderful World na voz de Louis Armstrong, numa sequência antológica.

 

Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth of July - 1989)


Matéria Nascido em 4 de Julho

Baseado na história real de Ron Kovic, um rapaz com muitos sonhos e ideais. Ao deixar a namorada e a família para lutar no Vietnã, ele é ferido e torna-se paraplégico. Chegando aos Estados Unidos, é recebido como herói, mas logo se vê diante de uma sociedade que nutre preconceitos contra seus deficientes físicos. Ele decide, então, juntar-se a outros deficientes para reivindicar seus direitos, negados pelo mesmo país que o havia levado à guerra.

 

Templo de Glória (Glory - 1989)

Matéria Tempo de Glória

Estados Unidos, século XIX. Numa pequena cidade do interior, o jovem Joseph Smith (Jonathan Scarfe) é um rapaz conhecido por todos. Ele afirma ter visto Deus e Jesus Cristo, e que um anjo lhe teria indicado a localização exata de manuscritos de ouro com a tradução do Livro Sagrado dos Mórmons. Alguns acreditam nele; outros não. E há até quem o agrida por isso. Alheia ao problema, a tradicional família Steed contrata Joseph para trabalhar em suas terras, e logo percebe que ele é o pivô de uma controvérsia religiosa que parece não ter fim. A mãe, Mary Ann Steed (Brenda Strong), acredita nele, mas o pai Benjamin (Sam Hennings) acha tudo uma farsa. Para piorar a situação, os filhos também se dividem, mas por outro motivo: o mais velho, o rebelde Joshua (Eric Johnson), e o mais novo, o comportado Nathan (Alexander Carroll), se apaixonam pela mesma garota, a bela Lydia McBride (Tiffany Dupont). A cidadezinha se transforma num barril de pólvora, a família Steed está em pé de guerra. Todos terão de fazer o possível e o impossível para que valores como verdade e lealdade sejam restabelecidos... Se não for tarde demais.

 

A Lista de Schindler (Schindler’s List - 1993)


Matéria A Lista de Schindler

Dirigido por Steven Spielberg, A Lista de Schindler é baseado no romance Schindler’s Ark escrito por Thomas Keneally. É estrelado por Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes.

O filme foi um sucesso de bilheteria e ganhador de sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

O filme apresenta a história real do enigmático Oskar Schindler, membro do partido Nazista e bon vivant que lucrava com a guerra, que salvou a vida de mais de 1100 judeus durante o holocausto. É o triunfo de um homem que fez a diferença e o drama daqueles que sobreviveram a um dos mais negros capítulos da história da humanidade graças ao que ele fez.

É considerado pela crítica especializada como um dos melhores filmes já feitos.

 

Coração Valente (Braveheart - 1995)

Matéria Coração Valente

Dirigido e estrelado por Mel Gibson, este épico narra a audaciosa saga sobre a brutal batalha pela independência da Escócia no Século XIII. Quando a esposa de William Walace (Mel Gibson) é brutalizada e assassinada pelas tropas inglesas, sua busca por vingança rapidamente transforma-se em uma apaixonada luta pela liberdade de seu país. As lendas que contam a bravura de Walace inspiram os cidadãos comuns a pegarem em armas contra os ingleses e transformam sua cruzada em uma guerra de grandes proporções. Coração Valente é um épico histórico carregado de emoções como paixão, traição e coragem, uma verdadeira conquista na história do cinema.

 

O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan - 1998)


Matéria - O Resgate do Soldado Ryan

Através dos olhos de um batalhão de soldados americanos, o filme começa com a histórica invasão do Dia D, na Segunda Guerra Mundial, e depois segue além da praia, conforme os homens embarcam em uma perigosa missão especial. O Capitão John Miller (Tom Hanks) deve levar seus homens atrás das frentes inimigas para encontrar o soldado James Ryan, que teve seus três irmãos mortos em combate. Enfrentando impossíveis obstáculos, os homens questionam suas ordens. Por que oito homens estão arriscando suas vidas para salvar apenas um? Cercados pela brutal realidade da guerra, cada homem procura sua própria resposta - e a força para triunfar em relação a um futuro incerto com honra, decência e coragem.

Mais de 70 críticos (incluindo os da revista Time Magazine, USA Today, The New York Times e Entertainment Weekly), além de críticos de Nova York, Chicago, Dallas-Ft. Worth e Grã-Bretanha consideraram o filme como o melhor do ano, e Los Angeles, Toronto e Broadcast Film Critics o premiaram como Melhor Filme e Melhor Direção.

O Resgate do Soldado Ryan foi o filme americano de maior bilheteria de 1998, arrecadando US$ 481.8 milhões ao redor do mundo.

O longa rendeu a Steven Spielberg o seu segundo Oscar de Melhor Diretor. O Resgate do Soldado Ryan ainda recebeu os Oscars por Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Montagem de Efeitos Sonoros.

 

Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line - 1998)

Matéria Além da Linha Vermelha

Além da Linha Vermelha conta uma história fictícia das Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Batalha de Guadalcanal na II Guerra Mundial. Mostra os homens da Companhia C, em particular, os soldados interpretados por Sean Penn Jim Caviezel, Nick Nolte, Elias Koteas e Ben Chaplin.

Recebeu boas críticas e foi indicado a 7 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Mixagem de Som. Venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1999.

 

Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down - 2001)

Matéria Falcão Negro em Perigo

Baseado no livro de Mark Bowden, o filme reconstitui com extraordinário realismo o episódio de guerra ocorrido na Somália, em 1993, no qual uma tropa de elite do exército norte-americano, trabalhando em missão de paz das Nações Unidas, fica sitiada em Mogadíscio depois da queda de dois helicópteros. Dirigida por Ridley Scott, a produção foi premiada com os Oscar de melhor som e montagem. No elenco destacam-se Josh Hartnett, Ewan McGregor e Sam Shepard.

 

Círculo de Fogo (Enemy at the Gates - 2001)


Matéria Círculo de Fogo

É o ano de 1942 e os nazistas estão deixando um rastro de mortal destruição na Rússia. Sob a liderança de Kruschev, os cidadãos de Estalingrado estão mantendo uma brava resistência, encorajados por seu herói local, Vassili Zaitsev. Atirador Exímio, as proezas de Vassili tornaram-se lendárias, graças à propaganda criada por seu melhor amigo, Danilov, um oficial político. Para deter Vassili, os alemães enviam a Estalingrado seu melhor artilheiro, o Major Konig. Quando Vassili e Danilov se apaixonam por uma bela recruta, Danilov abandona o amigo, deixando Vassili enfrentar sozinho seu adversário alemão. Enquanto a cidade arde em chamas, Vassili e Konig começam um ardiloso jogo de gato e rato, uma guerra particular por coragem, honra e pela Nação.

 

Códigos de Guerra (Windtalkers - 2002)

Matéria Códigos de Guerra

Dirigido por John Woo, Códigos de Guerra é estrelado por Nicolas Cage e é baseado na incrível e verídica história da participação de membros da tribo ameríndia dos Navajos na criação de um código baseado em sua língua, e sua colaboração heróica para a vitória norte-americana sobre os japoneses em 1945.

 

O Pianista (The Pianist - 2002)

Matéria O Pianista

Um dos melhores filmes deste começo de século. Uma obra obrigatória, de um realismo impressionante, que emociona e choca as platéias.

Roman Polanski, que presenciou os horrores da Segunda Guerra Mundial, mostra como nasceu o Gueto de Varsóvia e como Wladyslaw Szpilman (pianista), sobreviveu a perseguição dos nazistas trocando de esconderijos enquanto a cidade é praticamente destruída.

Ganhador do Oscar de Melhor Diretor, e Roteiro Adaptado, além de ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes e dezenas de prêmios importantes, O Pianista é um marco na história do cinema. Indicado também ao Oscar de Melhor Filme, Montagem, Fotografia e Figurinos.

 

Fomos Heroís (We Were Soldiers - 2002)

Matéria Fomos Heróis

Estrelado por Mel Gibson e Madeleine Stowe, Fomos Heróis é um comovente filme que mostra a chegada dos americanos ao vietnã, e o começo da guerra que matou milhões de jovens.

Em novembro de 1965, o Tenente Coronel Hal Moore e seus jovens soldados aterrissam na Zona de Pouso Raio-X no Vale de la Drang, no Vietnã, local que viria a ser chamado de Vale da Morte. Moore e seus 400 soldados foram cercados por 2000 combatentes vietnamitas, proporcionando uma das batalhas mais emocionantes da história.

Ao mesmo tempo nos Estados Unidos, as mulheres dos soldados foram cercados por 2000 combatentes vietnamitas, proporcionando uma das batalhas mais emocionantes da história.

 

Lágrimas do Sol (Tears of the Sun - 2003)

Matéria Lágrimas do Sol

O comandante veterano da marinha A.K. Waters (Bruce Willis) e sua equipe de elite são enviados às pressas para a Nigéria, completamente devastada pela guerra, em uma missão arriscada para resgatar a Dra. Lena Hendricks (Monica Belucci), uma cidadã americana que administra um hospital improvisado na região. Quando a atraente doutora se recusa a deixar para trás os refugiados que ela toma conta, o comandante Waters deve decidir se vai continuar seguindo as ordens que recebeu de seu capitão ou a sua própria consciência. Juntos, eles iniciam uma perigosa jornada pelo interior da floresta na tentativa de proteger os refugiados e acabam sendo perseguidos por um grupo guerrilheiro cujo único objetivo é assassinar a todos incluindo homens, mulheres e crianças.

 

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda - 2004)

Matéria Hotel Ruanda

Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, em apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina (Don Cheadle) era gerente do Hotel Milles Collines, em Kigali, capital de Ruanda, quando o conflito começou. Munido apenas da sua coragem, ele protegeu quem chegava ao hotel, adultos e crianças, mas de mil e duzentos adultos e crianças. Baseado na história verídica de Paul Rusesabagina.

 

Tróia (Troy - 2004)


Matéria Tróia

Brad Pitt assume o papel do imbatível guerreiro Aquiles. Orlando Bloom e Diane Kruger vivem os lendários amantes que trazem a guerra aos mundos por causa de sua paixão proibida. Eric Bana é o príncipe que se atreve a enfrentar Aquiles em combate, e Peter O´Toole governa Tróia como o Rei Priamo. Tróia recria um mundo do passado, repleto de poderosos navios de guerra, exércitos combatendo corpo a corpo, cidades fortificadas e um mítico cavalo de madeira.

Inspirado no poema épico de Homero, a Ilíada, uma das mais célebres obras da literatura mundial. O filme reconta e homenageia diversas passagens dos grandes mitos gregos.

 

Soldado Anônimo (Jarhead - 2005)

Matéria Jarhead

Um filme repleto de estrelas, como Jammie Foxx e Jake Gyllenhaal.

Swofford (Jake Gyllenhaal) pertence à terceira geração de uma família de verdadeiros soldados guerreiros. Ele não renega as tradições familiares, e no início dos anos 90, acaba sendo mandado para o deserto do Iraque. Lutando contra todas as adversidades do Sargento Sykes (Jamie Foxx).

Enquanto esperam e se preparam para o ataque, os soldados começam a ponderar sobre os horrores da guerra e questionam a legitimidade de estarem lá enfrentando um inimigo que nem sabem exatamente quem é.

 

Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima - 2006)

Matéria Cartas Para Iwo Jima

Dirigido por Clint Eastwood, Cartas de Iwo Jima é a continuação de A Conquista da Honra. Ambos abordam a batalha na ilha de Iwo Jima, localizada no arquipélago asiático. O conflito é considerado um dos maiores da Segunda Guerra Mundial durando 40 dias.

A história acompanha os soldados japoneses que defenderam seu país contra as forças invasoras americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Pouco municiado mas dono de uma vontade inabalável, capaz de suportar até mesmo a inóspita ilha vulcânica de Iwo Jima, as táticas sem precedentes adotadas pelo General Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe) e por seus homens, transformaram o que previa-se ser uma rápida derrota em uma encarniçada batalha de 40 dias de duração, marcados por combates heróicos.

O filme recebeu quatro indicações ao Oscar (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original).

 

A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers - 2006)

Matéria A Conquista da Honra

"um espetáculo avassalador". Foi assim que o The New York Times definiu este filme que conta uma poderosa história de heroísmo e bravura.

Na linha de frente da guerra, não há tempo para o medo. Para 70.000 fuzileiros navais que lutaram em meio às explosões de bombas e aos tiros japoneses, a sangrenta batalha por Iwo Jima foi muito mais do que o ponto de virada para os aliados na Segunda Guerra Mundial; foi também o momento que definiu suas vidas.

 

Assembléia (Ji Jie Hao - 2007)

Matéria Assembléia

Assembléia começa no auge da sangrenta Guerra Civil Chinesa de 1948, quando o líder de uma companhia do Exército da Libertação, do lado comunista, é enviado para ordenar 47 homens e defender uma posição por quatro horas até ouvir o chamado de volta. Porém, esse chamado nunca vem e, depois de muita resistência, apenas o líder sobrevive. Anos depois, já durante aa Guerra da Coréia, ele tenta entender o que aconteceu e por quê o chamado não chegou e, ao mesmo tempo. Briga para manter a reputação dos homens que morreram em combate como verdadeiros heróis...

 

Guerra ao Terror (The Hurt Lucker - 2008)

Matéria Guerra ao Terror

Vencedor de quatro prêmios no Oscar 2010: Melhor filme, Melhor diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.

Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.

Por Gabriel Azevedo

Veja também

Mais matérias...

Comentários (22)

Fox Slater comentou: nossa cara que falta de conhecimento
troia e coraçao valente como filmes de guerra, essa é a pior lista.
15 dias atrás | Responder

Daniel comentou: Faltou o Cavalo De Guerra! 16 dias atrás | Responder

Manuel Tchatche Rmt comentou: Faltou Rambo 16 dias atrás | Responder
Daniel respondeu: cara, não fala besteira! 16 dias atrás


felipe comentou: Muito bons, mas faltou o Operação Valquíria! 13/11/2013 | Responder

alexandre cesar jardim comentou: Faltou um dos melhores.
Punhado de bravos passado durante
a segunda guerra e foi o primeiro
a mostrar uma granada ser desengatilhada
com os dentes
13/09/2013 | Responder

Celso comentou: O filme descrito como "Templo de Glória" não tem nada de guerra, foi uma tremenda confusão. O Nome correto é Tempo de Glória (Glory) com Matthew Boderick , Morgan Freeman e Denzel Washington e fala sobre a guerra civil americana e este titulo em português tem o mesmo nome do filme que fala sobre os mórmons. 15/09/2012 | Responder

Daniel comentou: so faltou a coletania the Band of brothers
Otima lista
22/08/2012 | Responder

Victor comentou: Muito boa a lista cara, outro ótimo que gostaria de acrescentar é Joyeux Noel. 24/07/2012 | Responder

nilton comentou: vi o finalzinho de lagrimas do sol e fikei kurioso....tem tbem tiros em ruanda q eh bom Nota 5 08/06/2012 | Responder

lol comentou: muito bom todos os filmes nota 10 Nota 10 26/05/2012 | Responder

Arnaldo comentou: Faltou aí. Irmandade da guerra, Honra e Coragem-as 4 plumas brancas. Nota 10 22/04/2012 | Responder

lana comentou: Li sobre a nova série que o ator Don Cheadle fará e que mostrará o dia-a-dia de um grupo de consultores que trabalham com os grandes empresários americanos, salvando suas firmas do fracasso. Eu acho que o Tema de House of Lies é muito legal, além de engraçado. Mal posso esperar pela estréia. Nota 10 15/03/2012 | Responder

Pedro comentou: Excelente lista, realmente esses são os melhores de guerra. Os meus preferidos são "Lawrence da Arábia" e "O Pianista". Nota 10 08/02/2012 | Responder

walber vinicios comentou: muito bom, mas falta 300, o último batalhão, Rei Artur com clive wove e peal harbo, e lembrando soldado anonimo é uma porcaria Nota 8 21/01/2012 | Responder

abel comentou: concordo com van jacques, e a lista dele é 10
Nota 3 04/01/2012 | Responder

Van Jacques comentou: Pessimo - Resenhas pobres que nao contam que tipo de filme esta descrevendo, se drama ou acao. Nao existe uma ordem cronologica dos eventos ocorridos em suas epocas reais, e para finalizar, filmes de guerra com muita acao foram deixados de lado, tendo como tema a WW2, como por exemplo TORA TORA TORA, que narra o ataque japones a Pearl Harbor (na visao japonesa), Ninho das Aguias, Cruz de Ferro, A Queda, Agonia e Gloria, O Mais Longo dos Dias, O Expresso Von Ryan, Os 12 Condenados e muitos outros, Vietan - Platoon Leader, Hamburger Hill(o que eu considero como 3th melhor filme sobre a guerra do Vietnam, depois de Apocalipse Now e Full Metal Jackpot), Pecados de Guerra, Cease Fire, Ratos de Tunel, Dear America - Letters From Vietam(documentario), A6-Intruder, Hanoi Hotel, Rambo I,II,III, The Green Berets, Gritos do Silencio, e outros, bem como, filmes que tratam da guerra do Afeganistao, como A Fera da Guerra, e o 9o Pelotao. tudo isso sem contar os filmes da epoca da Guerra Fria. Realmente muito fraca a escolha dos filmes feito pelo webmaster. - A minha selecao eh melhor sem sombra de duvida. Nota 1 01/01/2012 | Responder

gabi comentou: Faltou o Patriota.... Nota 8 19/12/2011 | Responder

Ygor Fonteira comentou: Cara, claro que Guerra ao Terror é um filme de guerra. Ou voce vai falar que não se trata de uma guerra urbana? Nota 10 25/11/2011 | Responder

johnny comentou: Guerra ao Terror nunca é um filme de guerra Melhor é o mais fraco de todos esse filme é mou tédio. Nota 9 20/11/2011 | Responder

reinaldo comentou: gostei desse site mais deviao atualizar mais de qualquer forma muito bom Nota 10 15/11/2011 | Responder

Rafael Teixeira de Souza comentou: Tem muitos que eu não vi, e dos que conheço é difícil dizer qual é o melhor. Ótima lista!!! Nota 10 08/11/2011 | Responder

eduardo comentou: só filmasso... Nota 10 01/11/2011 | Responder

Deixe o seu comentário