Os melhores filmes de Tim Burton

Publicada em 31/01/2016 às 08:00

Comente

Mais uma matéria sobre melhores filmes dos maiores diretores do cinema. E não poderíamos deixar de falar de um diretor sombrio, com belas histórias e excelente visual: Tim Burton.

O cineasta é adorado pelo mundo e os fãs brasileiros terão a chance de ouro de conferir uma exposição sobre ele no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, que começou em 4 de fevereiro de 2016 e fica em cartaz até 15 de maio de 2016!

Timothy William Burton é frequentemente acompanhado do ator Johnny Depp e de sua esposa Helena Bonham Carter, com quem tem dois filhos. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, Burton é um grande fã da sombria literatura de Edgar Allan Poe, e dos filmes de Vincent Price, sendo esse, uma das maiores influências do cineasta. Um de seus maiores sucessos como produtor foi o filme O Estranho Mundo de Jack. Mas hoje falaremos sobre os melhores filmes dirigidos por ele.

Confira a lista dos melhores filmes dirigidos por Tim Burton:

Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice)- 1988

Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine OHara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Então a única alternativa é procurar e pedir ajuda para Bettlejuice (Michael Keaton), outro fantasma, mais experiente.

A história é tão simples, sem nada demais. Mas os personagens são marcantes. Transbordando criatividade, Tim Burton cria um mundo imaginário e super original. 

Venceu o Oscar de melhor maquiagem em 1989.

Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands)- 1990

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

A cenografia de Tim Burton é fabulosa, com destaque para o contraste entre a cidade e a mansão escura de estilo gótica, no alto da montanha, onde moravam Edward e o velho inventor.

Foi um dos primeiros papéis no cinema de Johnny Depp, que já demonstra sua preferência por personagens estranhos e desajustados. Também o primeiro filme da longa parceria de Depp e Burton.

Ed Wood (Ed Wood)- 1994

Um retrato da vida de Ed Wood (Johnny Depp) concentrado nos anos 50, quando se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Fez filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

A atuação de Bela com Ed em uma das cenas chega a ser emocionante, eles se tornam grandes amigos. Ed grava a última cena com Bela, onde Bela saí de sua casa com passos lentos e para em frente a uma roseira, apanha uma de suas pétalas e a cheira, e em seguida chora. Essa é a última vez que Ed vê Bela Lugosi vivo.

O ator Martin Landau ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante e o filme levou como melhor maquiagem.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow)- 1999

Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

A lenda do cavaleiro sem cabeça foi o terceiro filme em que o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp trabalharam juntos.

Ganhou o Oscar de melhor direção de arte.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish)- 2003

Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Steven Spielberg esteve interessado em levar Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas para o cinema, mas teve que abandonar o projeto devido a sua agenda cheia. A intenção de Spielberg era ter Jack Nicholson como protagonista do filme.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory)- 2005

Charlie Bucket é um menino pobre, que acha um dos cobiçados "bilhetes dourados" que dão direito a um carregamento vitalício de chocolates Wonka, além de poder conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Ele e mais quatro crianças passeiam pelo lugar, mas Willy Wonka, o dono da fábrica, não é um tio gente-boa e sim uma figura manipuladora. As crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso, pois pensando melhor a analogia mais perfeita não é com a Terra de Oz, mas com o Jardim do Éden: encantador, mas território da serpente.

A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Tim Burton, é imperdível. A jornada de cinco crianças pela mágica fábrica de Wonka é contada de forma que encanta os adultos e não deixa de passar mensagens importantes para a criançada. A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005) pode ser considerado um dos melhores filmes da carreira de Tim Burton.

A Noiva Cadáver (Corpse Bride)- 2005

Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

A animação do filme foi feita com bonecos feitos de armaduras de ferro cobertas com silicone e foi o primeiro filme rodado com câmeras fotográficas digitas, vendidas no mercado.

Sweeney Todd- O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet- (Sweeney Todd- The Demon Barber of Fleet Street)- 2007

Tim Burton e Johnny Depp: dois talentos lendários unidos novamente agora nesse thriller baseado na peça mundialmente famosa de Stephen Sondheim.

Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

Uma trama que mistura sangue, mistério, romance, humor, música e visual caprichados.

Por July Moreira


Mais matérias...

Comentários (15)





Gustavo Henrique comentou: faltou a alice no pais das maravilhas 23/03/2014 | Responder

Kelvin comentou: bons filmes 31/01/2013 | Responder

Mónica Lopes Lopes comentou: Adoro os filmes do chocolate abri uma loja em Espinho com o nome Perles de chocolat que tem a inspiração dos filmes de Tim Burton. 31/07/2012 | Responder

Lucas comentou: algumé responde em! ;
aquele filme Sweeney Todd é de terror ?
Nota
08/02/2012 | Responder

Henrique Hoffmann comentou: Muito boom, porem faltou Vincent, e o filme o barbeiro demoniaco foi um dos melhores que jah assisti toda a sua obcessão e insanidade é fantastico, axo esse o melhor. Nota
20/12/2011 | Responder

Andre Campo comentou: Galera, é um erro dizer que Tim Burton dirigiu O Estranho Mundo de Jack, ele apenas produziu. O filme é de Henry Selick, por isso não está na lista. Abraços Nota
05/10/2011 | Responder

Andre Campo comentou: Lembrando também que James e o Pêssego Gigante também é do Henry Selick, não do Burton. Nota
05/10/2011 | Responder

Natasha Vieira comentou: Faltou Batman e O Mundo Estranho de Jack !! Está incompleto, mas tá bom tá bom tá bom ... Nota
24/09/2011 | Responder

Fernanda Berg comentou: E o melhor de todos?? O estranho mundo de Jack???? Nota
23/09/2011 | Responder

lisiane comentou: acho esse cara um tanto racista, pois nunca há negros em seus filmes. Nota
01/09/2011 | Responder

Lu!G! comentou: Faltou o Batman e James e o Pessego Gigante, Mas mesmo assim, foi uma boa matéria, Parabéns.
Nota
26/08/2011 | Responder

Wagner comentou: Muito boa matéria.Acho que o primeiro filme do Batmanm poderia até ter entrado mais já uma ótima lista para se assistir. Nota
22/08/2011 | Responder

Hayley comentou: Ótima matéria, edward mãos de tesoura é o melhor na minha opnião. E a propósito acho justo batman não estar nessa lista. Não foi lá essas coisas e Tim Burton não foi ele mesmo. Aliás esse filme não foi tão bem visto pelos criticos. Nota
02/08/2011 | Responder

Fabio comentou: Faltou a melhor adaptação de HQ na minha opnião, BATMAN! Nota
01/08/2011 | Responder

Janaina comentou: Tim Burton é um gênio. Muito boa matéria! Nota
29/07/2011 | Responder