Publicada em 05/09/2012 às 09:00

Comente


Os Melhores Filmes sobre Sustentabilidade e Meio-Ambiente

De um tempo para cá, muito se tem discutido sobre meio-ambiente e sustentabilidade, e como cinema não é só entretenimento, mas também é estudo e conhecimento, listamos alguns filmes sobre este tema tão polêmico e tão falado últimamente.

Veja nossa lista abaixo:

Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (Home - 2009)

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa é uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra. Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as platéias de todo o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado. HOME estréia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, em mais de 50 países, com uma missão: alertar que, apesar dos males que causamos nos últimos 50 anos à Terra, ainda há chance de salvarmos nossa casa.

Saiba mais sobre o filme Home - Nosso Planeta, Nossa Casa.

Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth - 2006)

Uma Verdade Inconveniente

A maioria conhece o político Al Gore somente pelo fato dele ter sido derrotado por George W. Bush na campanha eleitoral pela presidência dos EUA em 2000. Aqui, o cineasta mostra seus esforços de Gore a fim de alertar a população mundial em relação ao super-aquecimento global.

Saiba mais sobre o filme Uma Verdade Inconveniente.

A Era da Estupidez (An Inconvenient Truth - 2009)

A Era da Estupidez

A Era da Estupidez mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.

Saiba mais sobre o filme A Era da Estupidez.

A Enseada (The Cove - 2009)

A Enseada

Nos anos 60, Richard O'Barry era a maior autoridade mundial no treino de golfinhos, trabalhando no cenário da popular série de televisão Flipper. Diariamente, O'Barry mantinha os golfinhos a trabalhar e os tele-espectadores a sorrir.

Mas um dia, tudo acabou de forma trágica. The Cove, conta-nos a incrível e verdadeira história de como Richard O'Barry, o realizador Louie Psihoyos e uma equipa de activistas, cineastas e mergulhadores de elite embarcam numa missão secreta para penetrar numa enseada escondida no Japão, trazendo para a luz do dia uma terrível e negra realidade.

Saiba mais sobre o filme A Enseada.

Alimentos S.A (Food, Inc. - 2008)

Alimentos S.A.

O documentário Food Inc apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada em um cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano.

Saiba mais sobre o filme Alimentos S.A.

Wall-E (Wall-E - 2008)

Wall-E

No ano de 2700, o simpático e engraçado robô Wall-E é encarregado de limpar todo o planeta, que está inabitável, devido a grande quantidade de lixo despejado na Terra, mas um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Saiba mais sobre o filme Wall-E.

Lixo Extraordinário (Waste Land - 2010)

Lixo Extraordinário

A relação entre dois segmentos extremos da sociedade carioca é o surpreendente ponto de partida para o documentário. De um lado, os catadores da matéria-prima, o lixo, e do outro, um especialista em arte (Vik Muniz). A relação entre lixo e arte aproxima o universo intelectual à tão diferente realidade das pessoas que colhem o lixo.

Saiba mais sobre o filme Lixo Extraordinário.

Mataram Irmã Dorothy (They Killed Sister Dorothy - 2008)

Mataram Irmã Dorothy

Em fevereiro de 2005, a irmã Dorothy Stang, de 73 anos, foi brutalmente assassinada. Ativista na defesa do meio ambiente e das comunidades carentes exploradas por madeireiros e donos de terra na Amazônia, a freira americana foi executada com seis tiros no interior do Pará.

O documentário revela os bastidores do julgamento dos assassinos de Dorothy e investiga as razões de sua morte e seus verdadeiros mandantes. Por trás do drama criminal, vem à tona o legado de seu trabalho humanitário na floresta brasileira.

Saiba mais sobre o filme Mataram Irmã Dorothy.

O Dia Depois do Amanhã (The Day After Tomorrow - 2004)

O Dia Depois de Amanhã

O aquecimento global aciona a vinda de uma nova era glacial - tornados arrasam Los Angeles, um maremoto submerge Nova Iorque e todo o hemisfério norte começa a congelar.

O climatologista Jack hall (Dennis Quaid), seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) e um pequeno grupo de sobreviventes precisam enfrentar a tempestade e manter-se vivos para encarar um inimigo mais poderoso do que qualquer outro já enfrentado - a mãe natureza.

Saiba mais sobre o filme O Dia Depois do Amanhã.

2012 - Tempo de Mudança (2012: Time for Change - 2010)

2012 - Tempo de Mudança

As profecias maias a respeito de um apocalipse global em 2012 são o ponto de partida para o livro de Daniel Pinchbeck, 2012: The Return of Quetzalcoatl, que propõe um novo paradigma que integre a sabedoria arcaica das sociedades tribais com o método científico. Para ele, o homem pode redesenhar a sociedade pós-industrial a partir de princípios ecológicos.

Nesta cultura planetária regenerativa, a colaboração substituiria a competição e a exploração da psiquê e do espírito, o materialismo estéril das atuais sociedades. Elaboradas animações embalam o debate conduzido por cientistas, antropólogos e artistas engajados. O filme traz depoimentos de especialistas e vivências de celebridades: como os cantores Sting (do The Police) e Gilberto Gil, o cientista Buckminster Fuller e a atriz Ellen Paige; e trata sobre assuntos como experiências de meditação, a importância da construção sustentável, o movimento de contracultura e, principalmente, alternativas ecológicas para o dia a dia.

Saiba mais sobre o filme 2012 - Tempo de Mudança.


Por Gabriel Azevedo


Mais matérias...

Comentários (0)

Deixar um comentário


Nenhum comentário, ainda. Seja o primeiro a comentar!